SEGS Portal Nacional

Saúde

Decisões sobre políticas de saúde estão nas mãos do cidadão

  • Quarta, 12 Agosto 2020 11:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Sniesko
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Organização une a sociedade civil, o mercado e a administração pública em torno de um sistema de saúde mais amplo e eficiente para todos

O cenário da saúde brasileira pede atenção – e não é de hoje. A pandemia do novo coronavírus escancarou necessidades que há tempos já eram sentidas pelos pacientes do sistema público e privado. Dificuldade para ter acesso à exames, cirurgias e poucos medicamentos disponíveis são algumas das principais queixas.

Para fortalecer a sociedade civil na busca dos seus direitos, a Colabore Com o Futuro, primeiro negócio social de advocacy da América Latina, identifica as principais necessidades, mobiliza os principais envolvidos no processo e encabeça campanhas que visam ampliar as políticas de saúde do país. “Em apenas três anos de existência, já mudamos a vida de mais de 8 milhões de pessoas com o nosso trabalho. A Colabore é a força que une a sociedade, o mercado e os representantes da administração pública para que o acesso à saúde seja cada vez mais amplo e eficiente”, pontua a cofundadora Carolina Cohen.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a Anvisa registra, em média, 800 medicamentos por ano, dos quais menos de 10% deles são incorporados pelos sistemas de saúde aos pacientes. De acordo com dados publicados pelo Conselho Federal de Medicina, o governo gasta, em média, apenas R$1.272 com a saúde de cada brasileiro por ano – investimento dez vezes menor do que é realizado em países desenvolvidos.

A escassez de recursos é um dos principais desafios enfrentados pela gestão da Saúde Pública. “De um lado, é preciso garantir assistência universal e gratuita aos mais de 70% de brasileiros que dependem do sistema público, ao mesmo tempo em que medicamentos mais inovadores, eficientes e muitas vezes mais caros estão sendo lançados e demandados pelos pacientes ao governo”, detalha a especialista.

O que a sociedade civil precisa saber é que muitas das decisões sobre quais tratamentos e tecnologias farão parte do rol de procedimentos dos planos de saúde e do SUS, apenas para citar alguns exemplos, é uma decisão coletiva, da qual todos podemos participar. “O nosso trabalho é engajar a sociedade em pautas que visam a melhoria nos serviços de saúde. A nossa voz é importante em todas as decisões e muitas vezes a sociedade não sabe como se posicionar e sequer toma conhecimento dessas políticas”, ressalta.

A Colabore Com o Futuro atua em quatro pilares: engajando a sociedade a participar dos processos de decisões em saúde e financiamento; incentivando a sociedade civil a mudar hábitos para prevenção de doenças; mobilizando o governo para ações de incorporação de medicamentos; e propondo projetos de lei junto a políticos.

A próxima campanha prevista no calendário da organização é chamada Estamos de Olho ANS, que visa informar e orientar a sociedade civil sobre as consultas públicas que serão realizadas para a atualização do rol dos planos de saúde. “Um quarto da população brasileira investe em saúde complementar, mas nem sempre consegue ser atendida da forma como necessita. Esse é o momento de fazer valer a nossa voz e os nossos direitos”, finaliza.

Ainda vale destacar que Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro, foi eleita como uma das seis empreendedoras e inovadoras mais admiradas em saúde por meio de votação popular promovida pelo Health Innova Hub.

Sobre a Colabore Com o Futuro

A Colabore com o Futuro é o primeiro negócio social de advocacy da América Latina e convoca a sociedade a participar das decisões de saúde junto ao governo, criando de maneira transparente e sustentável políticas públicas mais democráticas, justas e efetivas. A organização é a força que une a população, o mercado e os representantes da administração pública em torno de um sistema que garanta o acesso à saúde para todos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version