SEGS Portal Nacional

Saúde

HAC recebe habilitação do Adolf Lutz para realização de testes de COVID-19

  • Segunda, 10 Agosto 2020 18:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estela Capra
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os exames já eram realizados na unidade em pacientes internados do TMO, mas necessitavam de aprovação do Instituto para validação

O Hospital Amaral Carvalho recebeu habilitação do Instituto Adolf Lutz para realização do exame RT-PCR para diagnóstico de COVID-19. A validação junto ao Instituto veio por meio de comunicado publicado no Diário Oficial publicado no último dia 6 de agosto.

De acordo com o coordenador do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Adriano Rodrigues, o teste já era implementado no hospital, em pacientes internados do Transplante de Medula Óssea (TMO). “Antes do credenciamento da Fundação Doutor Amaral Carvalho, nós precisávamos enviar as amostras positivas para o Instituto Adolf Lutz para realizar contraprova. Agora, não é mais necessário enviar”, explica.

Segundo o infectologista e gerente médico do HAC, João Gabriel Soares, a ideia é estender os testes para todos os pacientes internados no HAC, além dos pacientes do TMO. “Agora não dependemos mais de laboratório externo, não precisamos transportar amostras e, com isso, os exames ficam prontos mais rápido”, afirma.

O teste de RT-PCR é considerado o “padrão ouro” e detecta o Coronavírus para confirmação da COVID-19. As amostras são coletadas por meio de swabs (cotonetes) na narina do paciente e o resultado sai em até dois dias.

A médica infectologista e coordenadora do laboratório de citoquímica e biologia molecular do TMO, Clarisse Martins Machado, conta que o diagnóstico de vírus respiratórios por imunofluorescência ou RT-PCR é realizado desde 2007 nos pacientes do transplante. “É importante monitorar a saúde desses pacientes e diagnosticar os vírus respiratórios, não só o SARS-CoV-2, para evitar a transmissão dentro da unidade de TMO”. Com a pandemia, o trabalho continuou. “A habilitação vem para provar a proficiência do laboratório. Todos os nossos resultados serão contabilizados sem necessidade da validação no Adolf Lutz.”

OUTROS EXAMES

Além do exame de RT-PCR, feito apenas em pacientes internado do Hospital Amaral Carvalho, a unidade realiza na categoria particular o exame de sorologia para detecção de anticorpos IgG do Cornavírus para o público e empresas. O teste rápido avalia se o paciente já teve contato com o vírus e apresenta anticorpos para a COVID-19, mas não detecta se a pessoa está doente no momento da realização.

As amostras de sangue serão colhidas no Centro de Diagnósticos do hospital e encaminhadas para laboratório do Hemonúcleo Regional de Jaú. A coleta também pode ser residencial ou nas empresas, com acréscimo no valor. O resultado deve sair em um dia útil. Para realização, é necessário agendar pelo telefone (14) 3602-1190. O teste é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version