SEGS Portal Nacional

Saúde

100 mil mortos e o desafio da pandemia

  • Quinta, 06 Agosto 2020 11:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diogo Cavazotti Aires
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Rogério do Nascimento Carvalho

O Brasil atingirá o patamar de 100.000 mortos ainda esta semana e a progressão em ascensão pode levar a números ainda maiores até o final do ano. As medidas sanitárias se mostram inócuas e a população já não confia no discurso das autoridades. Com este panorama, a disseminação encontra terreno fértil para dizimar sonhos e a vontade de viver de milhares de brasileiros.

A contínua desagregação política do Estado brasileiro, sem liderança eficaz para mostrar caminho seguro no combate à pandemia, faz com que tenhamos a liderança em infectados e mortos na América Latina, motivo de consternação diante de país rico em recursos naturais e pesquisas. O descaso e corte de verbas com fito a não possibilitar o progresso científico trará consequências nefastas à nação.

A sociedade, ideologicamente dividida, não se mostra capaz de protestar contra atos genocidários do governo federal, cujo desrespeito aos direitos humanos se mostra no cotidiano e não mais assusta a coletividade. O assalto ao bem público é o retrato condizente da realidade vivida no Brasil. A depreciação dos políticos que negam a ciência se junta àqueles que superfaturam produtos médicos e ainda aos que deixam de atuar propositadamente, permitindo o reinado do caos em diversas localidades do Brasil.

Os números constantes de mortos diários acima de 1000 pessoas é o atestado de incompetência do Brasil no manejo da pandemia. As histórias se perdem, famílias se dilaceram e os governos disputam terreno político ao travar luta de interesses particulares com o sangue de vidas que não mais importam, pois se transformaram em números, perdendo o sentimento e a razão de segurança coletiva sanitária que foram sobrepostas pelo interesse eleitoral e o dinamismo econômico que intenta pela reabertura das atividades mercantis.

A forma como o desafio se impõe à sociedade e às autoridades guarda razão na adoção de medidas simples que qualquer pessoa pode efetuar, mas percebe-se que a falta de apoio faz com que sejam inócuas e, por isso, o novo coronavírus se alastra silenciosamente. A espera de vacina ou tratamento eficaz é a cartada final de autoridades que se entrincheiram, ao defender um projeto em detrimento do outro, mostrando a irracionalidade sem paralelo.

Caso o esforço global não seja eficaz no curto prazo, não podemos abrir mão de medidas de controle e de educação sanitária para não vislumbramos ainda em 2020 o número de 200 mil mortos com a sociedade protagonizando o retorno da vida normal e o caos ficar adstrito às populações mais vulneráveis. O recado está claro, o combate será eficaz com a aliança de todos, despidos de interesses pessoais e proteger o semelhante. É sobre isso que cremos na força e na diversidade do brasileiro em superar a pandemia, que já é o maior desastre da história nacional.

*Rogério do Nascimento Carvalho - advogado, pesquisador de conflitos armados, doutorando no Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version