SEGS Portal Nacional

Saúde

Frio aumenta alergias: conheça tipos, sintomas e tratamentos

  • Quinta, 06 Agosto 2020 11:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  marina harriz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A prevalência das doenças alérgicas está aumentando em todo o mundo. E nessa época do ano, as alergias respiratórias e cutâneas tendem a piorar. Médica do Fleury Medicina e Saúde dá dicas de prevenção e cuidados para esta época do ano.

Embora devamos cuidar da nossa saúde durante todo o ano, é no Inverno que esse cuidado deve ser um pouco mais intenso, pois são comuns nesse período as infecções respiratórias, um dos fatores desencadeantes ou de piora de doenças respiratórias, como a asma. Além disso, o próprio ar frio também atua como um dos irritantes das vias aéreas, desencadeando ou piorando os sintomas alérgicos, como a falta de ar na asma e a coriza na rinite.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o fim do século, metade da população sofrerá algum tipo de alergia. Atualmente, cerca de 30% da população mundial possuem, por exemplo, algum tipo de intolerância ao pó, mofo, pólen de plantas, entre outros.

A alergia ocorre quando o organismo responde de uma maneira exagerada a estímulos comuns do ambiente – elementos do ar (ácaros, poeira, polens), alimentos e medicamentos. Dentre as alergias temos as respiratórias – costumam apresentar piora durante o Inverno, como rinite e asma, que causam espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, chiado no peito e tosse; as dermatoses, como a dermatite atópica, que se manifesta com pele seca, erupções que coçam e crostas; e as alergias alimentares, que podem se manifestar com urticária, inchaço e coceira nas pálpebras e lábios, sintomas gastrintestinais (cólicas, diarreia, vômitos) e rouquidão.

Além do ar frio e das infecções virais, a poluição também é um fator desencadeante ou de piora dos sintomas respiratórios. A poluição do ar está estreitamente associada às alterações climáticas, que por sua vez têm forte impacto na saúde respiratória, particularmente nas doenças alérgicas respiratórias.

Pensando em tudo isso, é importante alertar a população quanto aos riscos provenientes das doenças e os cuidados que os alérgicos precisam tomar, principalmente nesta época do ano, quando vêm à tona as alergias sazonais.

A Dra. Bárbara Silva, alergologista do Fleury Medicina e Saúde, considera muito importante esse alerta, uma vez que as alergias acometem muitas pessoas. “O sistema imunológico responde de forma exagerada a uma substância após exposição à mesma. As alergias ocorrem em indivíduos previamente sensibilizados e com predisposição genética, na maioria das vezes”, informa. De acordo com a médica, os principais fatores desencadeantes das alergias respiratórias e das dermatites atópicas são os ácaros, fungos, epitélios de animais (cães e gatos) e baratas. Já entre as alergias alimentares estão o leite de vaca, ovo, amendoim, frutos do mar, soja e nozes, embora novos alérgenos passam a compor essa cesta, como o gergelim.

“Em todas as alergias, afastar o fator causal, fazer um bom controle do ambiente e, caso necessário, tratamento medicamentoso e a associação com a imunoterapia nas alergias respiratórias, são algumas formas de lidar com as alergias, sempre sob a supervisão do especialista”, explica a médica. Segundo ela, quem tem rinite tem maior risco de desenvolver sinusite, otite, asma e distúrbios do sono, comprometendo a qualidade de vida. “O exame clínico e uma boa conversa com o médico alergista são fundamentais para descobrir se o paciente é alérgico e de que tipo de alergia sofre, pois o profissional analisará episódios e reações que se repetem e provocam os sintomas”, recomenda.

A Dra. também destaca que cada tipo de alergia tem um teste alérgico específico e, por isso, é preciso passar por uma avaliação clínica prévia para obter a indicação correta. “Todos os exames devem ser feitos por profissionais especializados e em ambiente adequado. Quando indicados, são importantes para diagnosticar o antígeno exato e orientar o tratamento. Em caso de dúvidas, é importante sempre procurar um especialista para avaliação e confirmação do diagnóstico, para que se possa fazer um tratamento adequado, evitar riscos maiores e também restrições desnecessárias”, conclui.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em Medicina Diagnóstica e de Precisão, o Fleury oferece 3,5 mil testes em 37 diferentes especialidades médicas. Entre as recentes inovações ofertadas está a plataforma Fleury Genômica, canal dedicado a atender com excelência clientes e médicos e que possibilita a realização de testes genéticos em amostra de saliva, sangue e biópsias inteiramente online, mediante pedido médico para clientes situados em qualquer região do País e do mundo. Também é precursor no conceito de Centro Integrado de Medicina Diagnóstica, que oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica e serviços singulares, como o Fleury Kids, para atendimento infantil; Gestar Fleury, dedicado à medicina fetal; Imagem Osteomuscular, dedicado a doenças osteomusculares; entre outros. Em atenção primária, atua com a marca SantéCorp. E na área terapêutica, mantém um Centro de Infusões. O Fleury tem unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Barueri (SP), Cotia (SP), Campinas (SP) e Jundiaí (SP), além de Brasília (DF).

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version