SEGS Portal Nacional

Saúde

Julho Verde: prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço

  • Terça, 28 Julho 2020 10:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Santa Genoveva Complexo Hospitalar chama a atenção para os tipos de tumores que podem atingir milhares de brasileiros em 2020

Dificuldades para engolir, rouquidão persistente, mudanças na voz e nódulos no pescoço são alguns dos sintomas de um grupo de tumores que acometem a região da cabeça e pescoço. Com o objetivo de esclarecer sobre esse assunto, o dia 27 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados no Brasil para cada ano do triênio de 2020-2022, só para casos de câncer da cavidade oral, 11.200 novos casos em homens e 4.010 em mulheres. Entre todos os tipos de cânceres, esse é o quinto mais frequente no sexo masculino e o décimo terceiro no sexo feminino. Já para o câncer de laringe, são esperados 6.470 novos casos em homens e 1.180 em mulheres.

Para a oncologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Nathália Almeida, o dia 27 de julho é uma data importante para lembrar sobre esse grupo de tumores que são preveníveis e pouco falados para a população.

"Os tumores de cabeça e pescoço podem abranger a cavidade oral, faringe, laringe, glândulas salivares e seios da face. Geralmente eles não são hereditários ou genéticos, mas possuem grande associação com o estilo de vida", afirma.

Segundo a médica, os tumores de cabeça e pescoço são mais comuns na faixa etária entre 50 e 60 anos. "É importante dizer que os principais fatores de risco são o etilismo, o tabagismo e infecção por HPV, principalmente em tumores de orofaringe. O diagnóstico costuma ser tardio porque não existe método de rastreio eficaz e quando aparecem os sintomas mais comuns, a doença geralmente está em fase avançada. Por isso, o dentista tem um papel importante para identificar as lesões persistentes, geralmente indolores, e na identificação de lesões pré-malignas como as leucoplasias, eritroplasias, displasias e carcinoma in situ", explica a oncologista.

"Precisamos conhecer o nosso corpo e é necessário estar atento a qualquer sinal ou sintoma que apareça. A prevenção aos cânceres da região da cabeça e pescoço é possível cessando o tabagismo e a ingestão de bebida alcóolica, que são fatores de risco, além da prevenção do HPV com a vacinação precoce", finaliza a oncologista Nathália Almeida.

Quais os principais sintomas?

Os principais sinais e sintomas são rouquidão, dificuldade para engolir, mudanças na voz, manchas brancas na boca, nódulos no pescoço, lesões com sangramento ou lesões que não melhoram na cavidade oral.

Quais os tratamentos?

O tratamento é multidisciplinar e deve ser individualizado, podendo abranger cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Além disso, é fundamental contar com um nutricionista e um dentista durante todo o tratamento oncológico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version