SEGS Portal Nacional

Saúde

No mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, IBCC Oncologia conta mais uma história de diagnóstico antecipado e cura

  • Segunda, 27 Julho 2020 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Roloff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Aposentado destaca: “Se não fosse o meu dentista, não teria descoberto de maneira precoce um câncer na laringe”

Apesar de uma certa rouquidão que o incomodava, Antônio Felix da Costa, 57 anos, morador do Itaim Paulista, região Leste da cidade de São Paulo, pensava que seria mais uma consulta de rotina com o dentista, em junho de 1998. Foi quando o odontologista perguntou há quanto tempo ele estava assim e orientou que procurasse um otorrinolaringologista. Assim fez o aposentado e na consulta com o especialista descobriu, de forma precoce, um tumor na laringe. Antônio foi encaminhado ao IBCC Oncologia, local em que passou a receber tratamento, em março de 1999. “Descobri o problema em abril do mesmo ano e se não fosse o meu dentista, não teria descoberto de maneira precoce um câncer na laringe”, conta. Fez exames, estadiamento do câncer, passou por sessões de radioterapia e a cirurgia, realizada precocemente, foi o que contribuiu para que Antônio fosse curado.

Aos cuidados da Dra. Beatriz Cavalheiro, médica cirurgiã de cabeça e pescoço do IBCC oncologia ele seguiu o tratamento. “Ela está comigo há 17 anos e eu continuo aqui seguindo em frente, tocando o barco, nessa experiência desafiadora e muito gratificante para mim. Só tenho a agradecer por todo o carinho e atenção que recebo e já recebi do IBCC Oncologia”, destaca António, ao acrescentar que hoje faz apenas acompanhamento, com idas, semestrais e agora na nova Unidade da Vila Mariana.

A Dra. Beatriz ressalta que a descoberta da doença logo no início foi o que salvou a vida do aposentado. “O Antônio nos procurou em 1999, aos 35 anos de idade, após perceber rouquidão progressiva por cerca de dois meses. Foi feito o diagnóstico de um câncer da laringe, em estágio inicial, o que permitiu uma ressecção parcial do órgão, com preservação de parte das pregas vocais. Ele precisou permanecer algumas semanas com uma traqueostomia e complementou o tratamento com radioterapia. Hoje mantém o seguimento regular conosco e pode ser considerado curado, embora a rouquidão tenha permanecido pelo tratamento”, declara a médica.

“Essa é uma boa história para que as pessoas fiquem atentas aos sinais os quais o corpo nos dá. A gente deve avaliar frequentemente a região da cabeça e do pescoço. O indivíduo deve fazer o autoexame – checagem feita com ajuda de um espelho e boa iluminação, no interior da cavidade oral, incluindo a parte superior e inferior da boca, todas os lados da língua, a gengiva e o revestimento das bochechas”, complementa a Dra. Beatriz.

De acordo com ela, “É preciso atenção especial aos sintomas como sangramento na mucosa oral ou nasal; afta, ferida e rouquidão que não cicatriza por 15 dias; dor ao engolir; caroços que surgem na região do pescoço; e dor no ouvido que não melhora com o passar de duas semanas. Esses podem ser sinais que indicam a existência de um tumor de cabeça e pescoço”, ressalta.

Campanha: “Seu Corpo é sua vida. Não o destrua!”

O Julho Verde é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) que visa aumentar a conscientização das pessoas sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Descobrir tumores em estágios iniciais podem contribuir para que os médicos especialistas encontrem o tratamento mais efetivo ao paciente. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam 43 mil novas ocorrências da doença para 2020. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e celebrado todo ano em 27 de julho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version