SEGS Portal Nacional

Saúde

Pandemia provoca mudanças nos cuidados com saúde infantil

  • Sexta, 17 Julho 2020 11:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atentas às necessidades de adaptações nas rotinas e serviços de saúde, empresas como o Grupo Sabin, expandem canais de atendimento e exames, como teste do pezinho, são oferecidos também em ambientes mais seguros para mamães e bebês

As recentes mudanças provocadas pela pandemia alteraram de forma significativa o comportamento dos brasileiros e preocupadas em manter a assistência à saúde da população, empresas do setor seguem promovendo adaptações aos serviços essenciais para assegurar a qualidade de vida e bem estar da população.

Referência em medicina diagnostica no país, o Grupo Sabin se destaca com investimentos e a implementação de uma série de medidas para garantir a comodidade e segurança de seus clientes em todo o país. Além de investir em novos canais de atendimento, que permitem acesso facilitado aos mais de 3.500 serviços disponíveis em seu portfólio, e expandir modelos de negócios, a empresa também ampliou a oferta do teste do pezinho, que, além de ser feito nas unidades, também pode ser realizado em maternidades UTIs neonatais e domicílios. "A iniciativa é um importante fator de contribuição à saúde dos bebês e das mamães. Sabemos da preocupação delas em fazer o teste, mesmo durante a quarentena e, estas opções de atendimento são fundamentais para quem busca evitar ambientes com aglomerações", destaca a médica do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, Silvana Fahel.

A prática é tão essencial nos primeiros dias de vida dos bebês que o Ministério da Saúde estabeleceu a Nota Informativa Nº 4/2020-CGSH/DAET/SAES/MS, sugerindo que os recém-nascidos realizem o teste do pezinho antes da alta hospitalar, por isso contar com mais esta comodidade oferecida pelo Sabin é um alento às mamães. "A Triagem Neonatal é um direito da criança e um dever dos pais. O teste do pezinho é a pedra fundamental, é a oportunidade de cuidar precocemente, diminuindo morbidade, sequelas, e mortalidade, e por isso não podemos atrasá-lo ou deixar de realizá-lo, mesmo durante a pandemia", desataca e complementa "Com algumas poucas gotas de sangue, coletadas no calcanhar e colocadas em papel filtro, conseguimos triar mais de 50 doenças e ainda podemos adicionar outras, sugeridas pelo pediatra assistente do recém-nascido", finaliza a especialista.

Teste ajuda a detectar doenças e reduzir a mortalidade infantil

De acordo com a médica, a orientação é que o teste seja feito entre 24 e 48 horas de vida, mas não há uma data limite para a coleta. "O que existe é o período ideal para coleta". A especialista observa ainda que os testes de triagem neonatal nos recém-nascidos prematuros, baixo peso ou hospitalizados devem ser interpretados com atenção e cautela e, a critério médico, podem ser repetidos até quando normais, no momento da alta ou com 28 dias de vida, principalmente para os prematuros com menos de 34 semanas de gestação e/ou menos de 2000g.

Considerado um dos exames mais importantes para o recém-nascido, o teste do pezinho auxilia na detecção de doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme/hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. "O objetivo principal do exame é diagnosticar as doenças antes que elas se manifestem. É uma ferramenta fundamental para evitar mortalidade e reduzir sequelas graves nos recém nascidos. Qualquer criança com quadro clínico sugestivo de patologia, deve ser submetida à avaliação clínica e investigação laboratorial diagnóstica", destaca a especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version