SEGS Portal Nacional

Saúde

Estresse e ansiedade prejudicam sono e imunidade, além de favorecer aparecimento de rugas

  • Segunda, 06 Julho 2020 18:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Paula Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com a pandemia de Covid-19, quadros cada vez mais frequentes de estresse e ansiedade podem refletir negativamente na pele de várias formas, além de prejudicar o sono e desfavorecer o sistema imunológico.

Definitivamente, não está fácil lidar com o estresse e a ansiedade. E por ser um órgão externo, é na pele que são denunciadas a maioria das alterações do organismo, como, por exemplo, as rugas. “O estresse e a ansiedade prejudicam as células da pele e seu processo de renovação, já que encurtam os telômeros – capas protetoras dos cromossomos que têm como função preservar o DNA. A consequência disso é a aceleração do envelhecimento, causando rugas e manchas na pele”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. “Um dos efeitos do estresse psicológico é alteração da flora intestinal que acaba aumentando a absorção de substâncias prejudiciais à saúde que aumentam a quantidade de radicais livres. Os radicais livres alteram a estrutura do colágeno causando envelhecimento da pele”, diz a médica.

Porém, esses não são os únicos efeitos do estresse e da ansiedade sobre a pele; eles trazem vulnerabilidade a agentes causadores de infecção, alergias e acnes. “O estresse age também no tecido conjuntivo associado às reações alérgicas, chamadas mastócitos. Isso gera aumento das coceiras e prurido. A queda capilar também pode ser potencializada pelo estresse excessivo. Como os quadros também acometem o sistema imunológico, faz com que a cura desses problemas seja mais demorada”, afirma a cirurgiã plástica. No caso de tratamentos estéticos, a pele pode ter uma dificuldade de ser estimulada por conta da liberação de mensageiros inflamatórios, que também dificultam a cicatrização.

No que diz respeito ao estresse psicológico, as principais queixas são as neurodermatites (alteração da pele que ocorre devido ao fato de coçar/esfregar), dermatite seborreica (inflamação crônica em áreas com alto número de glândulas sebáceas, disidrose palmar e plantar (pequenas bolhas nas mãos e/ou nos pés), psoríase, vitiligo, além do envelhecimento precoce. Segundo a Dra. Beatriz, é importante minimizar seus efeitos no organismo com alguns hábitos. “É importante ter uma alimentação saudável e balanceada, utilizar fotroprotetor diariamente, aumentar a ingestão de líquidos, praticar exercícios físicos regularmente mesmo dentro de casa, tudo isso com o intuito de trazer relaxamento e bem-estar. Isso também melhorará seu sono, o que é benéfico para minimizar as olheiras e linhas de expressão. Faça atividades prazerosas. A meditação é muito importante para auxiliar no controle do estresse. Suplementos também podem contribuir, principalmente aqueles com antioxidantes – agentes que induzem a renovação celular e estimulam o colágeno. O acompanhamento com um profissional é indispensável para que o tratamento correto seja indicado”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

FONTE: DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version