SEGS Portal Nacional

Saúde

Investigador principal de novo tratamento para câncer de próstata vence prêmio do Projeto Cura

  • Quinta, 02 Julho 2020 12:10
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda d´Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O oncologista Fernando Maluf é o vencedor do prêmio Renata Thormann Procianoy, concedido pelo Instituto Projeto Cura para homenagear pesquisadores científicos brasileiros que têm contribuído para a melhora dos tratamentos e a sobrevida dos pacientes de câncer.

A premiação foi divulgada no Best Of ASCO20 Virtual, edição Brasil, evento oficial licenciado pela ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), que promove, anualmente, o maior e mais importante congresso mundial de oncologia.

Fernando Maluf é o investigador principal de um estudo 100% brasileiro sobre uma nova droga para o câncer de próstata em estágios avançados. Coordenado pelo Grupo Latino Americano de Oncologia (LACOG), com sede em Porto Alegre (RS), o ensaio clínico envolveu 14 centros de pesquisa e diversos oncologistas brasileiros.

Os resultados foram apresentados por Maluf em plenária na ASCO20 virtual americana dia 29 de maio e, nessa segunda-feira (8), no evento brasileiro. Segundo ele, o trabalho mostrou resultados muito interessantes e conseguiu chegar ao pódio do congresso americano de oncologia. “O ineditismo dessa pesquisa coloca o tamanho da importância que ela pode gerar para pacientes do mundo inteiro e por isso esse trabalho foi selecionado como um dos mais importantes do congresso”, explica.

A comissão científica responsável pela escolha do vencedor do prêmio Renata Thormann Procianoy foi presidida pelo diretor médico do hospital Sírio Libanês e docente da Academy Of Leadership Sciences Switzerland, oncologista Max Mano.

Sobre a pesquisa

A testosterona é o principal alimento da célula maligna do câncer de próstata e o procedimento padrão no tratamento é a castração hormonal – química ou cirúrgica. No entanto, segundo Maluf, “a redução da testosterona no homem leva a uma série de efeitos colaterais: perda de libido, de potência, massa óssea, muscular e efeitos neurológicos, além de calorões, colocando a qualidade de vida num patamar, muitas vezes, muito baixo”.

O estudo apresentado na ASCO submeteu 128 pacientes ao uso de drogas que impedem que a testosterona chegue até a célula cancerígena.

Conforme o oncologista, “esse é o primeiro estudo no mundo que é feito avaliando essas novas estratégias no câncer de próstata avançado com o objetivo de, num estudo confirmatório, substituir a castração hormonal por essas novas drogas, preservando a mesma eficácia, mas aumentando a qualidade de vida”.

O médico atua no hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e no hospital Israelita Albert Einstein. É professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Prêmio Renata Thormann Procianoy

Essa foi a segunda edição do prêmio Renata Thormann Procianoy. Em 2019, o vencedor foi o médico Thiago Bueno, do hospital ACCamargo, graças a um trabalho voltado a pacientes com câncer de cabeça e pescoço localmente avançados.

O nome da láurea é uma homenagem a Renata, falecida em um acidente de carro, em 2013.

Renata teve um trabalho incessante na busca de pesquisas que ajudassem a sua mãe, Nora Thormann, a descobrir um tratamento para o câncer que enfrentava. Os esforços resultaram na inclusão de Nora numa pesquisa coordenada pelo médico Roberto Miranda no hospital MD Anderson, da Universidade do Texas (EUA).

Após o episódio, Nora quis contribuir com a realização de pesquisas e promoveu uma doação ao Projeto Cura, que foi direcionada às pesquisas coordenadas pelo LACOG.

Conforme a presidente do Cura, Fernanda Schwyter, “a missão do Projeto Cura é desenvolver a cultura da filantropia na América Latina, conscientizar a população sobre os benefícios das pesquisas, incentivar novos pesquisadores, captar e gerir, com os melhores rigores éticos, recursos para o financiamento de pesquisas oncológicas na região, que contribuam para a descoberta da cura do câncer”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version