SEGS Portal Nacional

Saúde

Live SOGESP discute qualidade de vida da mulher no climatério

  • Terça, 30 Junho 2020 11:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Arantes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher. Essa mudança tem impactos diretos na saúde e na qualidade de vida feminina, pois é o momento em que se desenvolvem muitas comorbidades. Por isso, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) convida todos os tocoginecologistas ao Webinar Climatério de 02 de julho, às 20h.

As fases, os sintomas, a relação com outras doenças e, principalmente, os riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis serão os principais assuntos abordados na discussão. De acordo com o palestrante Rodolfo Strufaldi, professor assistente na disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o tema vem sendo foco de contradições nos últimos 15 anos. Tanto médicos quanto pacientes não se sentiram confortáveis em manter a prescrição da terapêutica hormonal, medicação de melhor evidência comprovada na segurança e eficiência no tratamento das manifestações climatéricas.

“Vamos esclarecer muitos aspectos. A sobrevida da população está aumentando e mais mulheres vão entrar na pós-menopausa. É importante discutirmos o que e como os tocoginecologistas devem se comportar nessa fase da vida feminina”, destaca.

O dr. Luiz Francisco Baccaro, palestrante e professor livre-docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), ressalta a necessidade de promoção da saúde das mulheres nessa transição. “É muito importante que o especialista esteja a par das novidades para saber como conduzir e tratar as pacientes a fim de melhorar a qualidade de vida”, pontua.

Para ele, o Webinar é uma excelente forma de garantir essa atualização científica. Em tempos de isolamento social, a ferramenta é uma maneira de manter a troca de conhecimentos e experiências entre os médicos. Outro especialista presente será o dr. Luiz Carlos Sakamoto, médico assistente do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington) de São Paulo. Após o debate, o público terá a chance de realizar suas perguntas através do chat online.

Hoje, a mulher vive 40% da vida no período pós-menopausa. Nessa faixa etária, o tocoginecologista, que muitas vezes já a atende desde a adolescência, busca dar seguimento ao acompanhamento da melhor forma possível.

Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)
Data: 02 de julho de 2020
Horário: 20h
Link: https://www.youtube.com/channel/UChyQBcOERIqKq8aROqictYA

Chico Damaso
Hospitais preparados para voltar a atender casos não relacionados à Covid-19

O Hospital Icaraí (HI) e o Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSG) prepararam protocolos de segurança para voltar a atender casos não relacionados à Covid-19, com responsabilidade e segurança.

O Covid-19 (Novo Coronavírus) vem assolando o mundo. Diante de toda a situação caótica que se instalou, as cardiopatias aparecem, de acordo com informativos do Ministério da Saúde, como grande fator de risco de morte para pacientes com Covid-19 . A pandemia do Novo Coronavírus vem, contudo, reduzindo a presença destes pacientes cardiológicos nos serviços de emergência em todo o pais, fazendo com que os sintomas se agravem. Bem como interrompeu os procedimentos cirúrgicos eletivos por tratamentos continuados de pacientes crônicos

O Hospital Icaraí (HI) e o Hospital e Clínica São Gonçalo (HCSS) se prepararam e elaboraram uma estrutura para garantir segurança aos pacientes que possuem doenças crônicas, mas que não estão contaminados pela Covid-19. Nos hospitais, os pacientes com o vírus são alocados de forma separada, em unidades de terapia intensiva específicas, bem como em andares de apartamentos específicos. Acreditamos que o isolamento, de certa forma, afasta os outros doentes sem sintomas virais do hospital, o que vem fazendo com que o paciente chegue em estado mais grave nas emergências.

Os hospitais decidiram retornar criteriosamente com os procedimentos cirúrgicos eletivos. A decisão tem base nos cuidados de proteção exigidos pelo Ministério da Saúde, a normatização para a realização de cirurgias eletivas descritas na Resolução CREMERJ nº 307/2020 e a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de restabelecer os prazos máximos que devem ser cumpridos pelas operadoras de saúde para atendimentos eletivos de usuários de planos.

Algumas medidas adicionais também foram implantadas para a preservação da segurança de todos os pacientes e profissionais da casa, como: o paciente deverá preencher o questionário na chegada ao hospital, previamente à internação, e o mesmo será avaliado pelo anestesista ou cirurgião responsável, além de disponibilizarem andares de internação, elevadores, salas cirúrgicas e UTI específicas para os pacientes eletivos. Além dessas medidas foram implantadas ações como distanciamento entre pacientes nas recepções e processo de sanitização e disponibilização de totens com aferição de temperatura e dispensação de álcool em gel.

A ANS diz que a decisão de retomar cirurgias eletivas ocorreu após análise criteriosa de documentos das instituições de saúde dando conta que têm condições de atender a essa demanda com segurança e sem prejudicar o atendimento de casos de Covid-19.

O Hospital Icaraí e o Hospital e Clínica São Gonçalo agradecem a compreensão de toda a população niteroiense pela adesão às medidas de segurança e ao cumprimento do isolamento social. Tal conscientização permitiu que os hospitais estejam, hoje, aptos a retomar a rotina de atendimentos e tratamentos eletivos. Reiteramos, também, o nosso compromisso em seguir todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. Zelamos pelo bem-estar da população e de quem necessita dos nossos serviços. Prezamos pelo cumprimento de nossos valores e de nossa missão: salvar e preservar vidas.

Nos colocamos à disposição, por meio da nossa área de Comunicação ( // ), para intermediar possíveis matérias com o paciente, bem como para quaisquer esclarecimentos afim de que sejam evitadas informações inverídicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version