SEGS Portal Nacional

Saúde

Após relação entre Covid-19 e Miocardite, cardiologistas criam protocolo de atendimento às vítimas

  • Segunda, 29 Junho 2020 10:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  DOC Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Estudo revela que 33% de um grupo de pacientes que morreram com comprometimento respiratório também apresentavam problemas cardíaco com lesão miocárdica ou insuficiência cardíaca

O Congresso Virtual da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo trará um amplo debate sobre o Covid-19 e o sistema cardiovascular. Um dos painéis será sobre lesões do miocárdio (o músculo do coração) e insuficiência cardíaca (IC) provocados pelo SARS-CoV2. Resultados de estudos com pacientes chineses levaram os cardiologistas no Brasil a desenvolverem um protocolo para tratar vítimas do coronavírus com problemas semelhantes no coração.

“Um dos estudos chineses analisados, com 150 pessoas, constatou que 33% dos pacientes que morreram com comprometimento respiratório também apresentavam acometimento cardíaco com lesão miocárdica ou insuficiência cardíaca documentada. “Ainda nessa amostra, 7% das vítimas fatais apresentavam lesão cardíaca isolada evoluindo para choque cardiogênico. Sugerindo, portanto, um mecanismo de agressão miocárdica primária ou secundária”, afirma o coordenador do Laboratório da Unidade de Miocardiopatias do InCor e coordenador do Programa de IC do HCor, Félix Ramires, que será palestrante no Congresso da SOCESP.

O cardiologista explica que a suspeita clínica de miocardite, relacionadas ao Covid-19, se dá baseado em sinais e sintomas de disfunção ventricular e insuficiência cardíaca e/ou dor no peito; biomarcadores de lesão, como Troponina e/ou CKmb; alterações eletrocardiográficas novas; e exames de imagem com avaliação funcional, o Ecocardiograma.

“Devido à escassez de dados e de propostas terapêuticas eficazes e seguras, o início de um tratamento em um diagnóstico não confirmado deve ser muito criterioso”, finaliza Félix Ramires.

Serviço:
Congresso Virtual de Cardiologia SOCESP
Tema: COVID 19 e sistema cardiovascular - Comprometimento cardiovascular
Palestrante: Félix José Alvarez Ramires
Data: 29 de junho de 2020
Horário: 17h40 às 17h50


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 24, 2026 Saúde

Avanço das canetas emagrecedoras já moldam hábitos de…

Abr 24, 2026 Saúde

Abril Lilás | Câncer de testículo: desinformação…

Abr 24, 2026 Saúde

Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas…

Abr 23, 2026 Saúde

Alerta vascular para o Dia das Mães: por que as varizes…

Abr 23, 2026 Saúde

Câncer de pele mais comum no Brasil avança por falsa…

Abr 23, 2026 Saúde

Seu filho vive espirrando? Entenda porque maio é um mês…

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version