Higienização nasal: grande aliada contra doenças respiratórias
A lavagem nasal pode aliviar os sintomas mais incômodos
O corpo humano possui um mecanismo de defesa eficiente, que trabalha arduamente evitando que agentes invasores tenham contato com suas estruturas, protegendo todo o organismo. E da mesma forma acontece com o sistema respiratório, quando alergias ou infecções se instalam, o processo inflamatório tem seu início. Como defesa, os vasos sanguíneos do nariz se dilatam e aumentam sua permeabilidade, causando a obstrução nasal e iniciando a produção da secreção mais conhecida como coriza.
Além de incômodos, esses simples sintomas também podem ser os primeiros indícios de Infecções das Vias Aéreas Superiores (IVAS). As IVAS incluem a gripe comum, rinofaringites (infecções de nariz e garganta), otites (infecções dos ouvidos), rinossinusites (do nariz e dos seios nasais) e as faringoamigdalites (infecções da garganta e das amigdalas).
Presentes ao longo da vida da maioria das pessoas, as IVAS costumam ser passageiras, e quando diagnosticadas é imprescindível seguir as orientações e cuidados especificados pelo médico. Algumas atitudes simples podem ajudar na prevenção contra as IVAS, como realizar a lavagem nasal diariamente, incluindo-a em sua rotina, a higienização nasal realizada corretamente bloqueia o desenvolvimento de vírus e bactérias, além de descongestionar o nariz e aliviar os sintomas de gripes e resfriados.
“A limpeza correta das narinas deve ser feita diariamente, já que a ação hidrata a mucosa nasal e ajuda na eliminação de impurezas e outros eventuais agentes que podem estar aderidos na mucosa nasal. Além de descongestionar o nariz e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, a higienização nasal previne infecções das vias aéreas e reduz a carga viral de pacientes infectados por vírus, reduzindo assim a possibilidade de contaminação de pessoas próximas” explica a Dra. Tatiana Abdo CRM 101.585, otorrinolaringologista.
Ainda segunda a especialista, para que a escolha do higienizador nasal seja assertiva, tanto para adultos quanto para crianças, é recomendada a opção que tenha controle da pressão e volume do jato, além de um bico que respeite a cavidade nasal, se adaptando a qualquer paciente.
Aprenda agora, em três passos, a fazer sua limpeza nasal:
1° passo: lave as mãos.
2° passo: Incline a cabeça para trás e aponte a solução nasal para a lateral e não o septo do nariz. Espirre a solução nasal duas vezes para que o jato elimine as impurezas presas nas paredes nasais.
3°passo: Repita a higienização diariamente, quantas vezes julgar necessária.
E lembre-se: todo tratamento de doenças respiratórias deve sempre ser indicado por profissionais da saúde.
Sobre Rinosoro
Rinosoro SIC 3%. cloreto de sódio. Indicações: descongestionante nasal, indicado para congestão nasal, obstrução nasal e nariz entupido. MS 1.7817.0081.
Rinosoro SIC / Rinosoro SIC Infantil / Rinosoro Jet/ Rinosoro XT Jet /Rinosoro Jet Infantil. cloreto de sódio. Rinosoro Gotas/ Rinosoro XT. cloreto de sódio e cloreto de benzalcônio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2020
Referências consultadas:
Pitrez Paulo MC, Pitrez José LB. Infecções agudas das vias aéreas superiores: diagnóstico e tratamento ambulatorial. J. Pediatr. (Rio J.). 2003; 79 (Suppl 1): S77-S86. Disponível em: . Acesso em: junho, 2020.
Viertler EYC, et al. Irrigação intranasal: avaliação dos efeitos do uso de soluções hidroeletrolíticas na mucosa de ratos. Rev. Bras. Otorrinolaringol. 2003; 69 (4): 491-495.Disponível em: . Acesso em: junho, 2020.
Ramalingam S, et al. A pilot, open labelled, randomised controlled trial of hypertonic saline nasal irrigation and gargling for the common cold. Sci Rep. 2019;9(1):1015.
Head K, et al. Saline irrigation for allergic rhinitis. Cochrane Database Syst Rev. 2018;6(6):CD012597.
King D, et al. Saline nasal irrigation for acute upper respiratory tract infections. Cochrane Database Syst Rev. 2015;(4):CD006821.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>