SEGS Portal Nacional

Saúde

“Shot da imunidade” ajuda a fortalecer defesas naturais

  • Terça, 16 Junho 2020 11:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luiza Aguiar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutricionista dá receita de bebida caseira que reforça o sistema imunológico

Com a chegada do inverno é chegada também a temporada dos resfriados, gripes e inflamações de garganta. Uma boa forma de se antecipar e fugir dessas doenças de ocasião é manter a imunidade alta. Para a nutricionista Aline Polesi, a chave para ter uma boa imunidade é uma alimentação equilibrada, que combinem diversas vitaminas e minerais e ácidos graxos, associado a uma rotina de exercícios e descanso regulares. Mas ela destaca que é possível impulsionar, de forma natural, o sistema de proteção humano. “Existem alimentos que ajudam a estimular a produção de células de defesa do corpo, como os linfócitos e os macrófagos, e assim fortalecem nossa imunidade”, explica.

Entre os que a nutróloga mais prescreve estão a própolis, a cúrcuma (açafrão da terra), o gengibre, o mel e o coco, e seus derivados. Ela inclusive toma toda noite antes de ir dormir uma mistura desses ingredientes que ela batizou de “shot da imunidade”. “Essa é uma mistura que eu passo regularmente para meus pacientes, mas que eu também tomo toda noite de para dar uma ‘forçinha’ para meu sistema imunológico”, conta Aline.

A própolis é rica em flavonoides e ácidos terpenos e diversas vitaminas, juntos eles fazem um conjunto de fito químicos que favorecem a imunidade. O gengibre, além de ser um anti-inflamatório natural, combate a proliferação de vírus e bactérias, e é rico em vitaminas C e B16. Já a cúrcuma tem como bioativo a curcumina que é antioxidante, anti-inflamatório e antiviral. O mel é bactericida e é um estimulante natural das células de defesa, além de incentivar a destruição de agentes estranhos ao corpo.

O coco é, talvez, alimento mais completo do grupo porque é possível destacar vantagens em diversos dos seus elementos. “O coco é um alimento bem versátil. O óleo do coco é rico em ácidos graxos, especificamente o ácido láurico. Sua carne é fibrosa que favorece o funcionamento do intestino. Além da própria água da fruta que hidrata”, explica a nutricionista. O ácido láurico, que é um dos componentes do leite materno humano, possui a capacidade de aumentar o sistema imunológico pela ativação da liberação da substância interleucina 2, responsável por estimular a medula óssea a fabricar mais células brancas.

Outra vantagem do óleo de coco é que seu alto teor de ácido láurico o torna de fácil absorção e não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. Por isso, ao ser processado pelo fígado, o ácido láurico rapidamente se transforma em energia, gerando calor e queimando calorias, o que auxilia na perda de peso. De fato, por este efeito, o uso do óleo de coco tem se tornado destaque em dietas de emagrecimento, pois são o único tipo de gordura que ao ser metabolizada pelo corpo não é estocada na forma de tecido gorduroso.

Os óleos láuricos também ajudam a diminuir a compulsão por carboidratos (açúcar, doces, biscoitos, etc) por não estimularem a liberação de insulina. A maioria dos óleos poli-insaturados dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente “famintas”, a gordura de coco “abre as suas membranas”, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição e restabelecendo os níveis normais de energia.

Receita do shot da imunidade:
½ colher de chá de cúrcuma
½ colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de óleo de coco
1 pitada de pimenta do reino (para ativar a absorção da cúrcuma)
25 gotas de extrato de própolis alcoólico
Suco de ½ limão
20 ml de água mineral


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version