SOGESP faz alerta sobre EPI’s
Em webinar, dia 21, debaterão a falta de equipamentos de segurança e os riscos aos médicos
Com a pandemia, o formato webinar tornou-se fundamental para debates, troca de experiências, da veiculação das novidades em diagnóstico, tratamento, prevenção e de conhecimentos de excelência.
A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) adaptou-se rapidamente e leva periodicamente informações confiáveis aos ginecologistas e obstetras, por meio de aulas on-line e interativas, para o desenvolvimento profissional continuado, uma necessidade de todos os médicos.
Em 21 de maio, às 20h, acontece mais um webinar, desta vez com a temática “EPI’s para o COVID-19”. Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de obstetrícia da SOGESP, é uma das palestrantes. Ela enfatiza a importância de debater o assunto para a proteção da equipe médica durante o atendimento a um paciente suspeito ou confirmado de COVID-19.
“Estamos diante de uma pandemia causada por um vírus com alta transmissibilidade, e a melhor forma de se proteger, além dos cuidados de precaução como higiene das mãos, evitar aglomerações e uso de máscaras, é a partir do entendimento dos profissionais de saúde sobre como esses equipamentos podem trazer segurança, evitando a contaminação deles próprios”, enfatiza.
O debate, em tempo real, visa atingir as mais diversas especialidades e pode ser acompanhado pelo Youtube e Facebook da SOGESP. Após as apresentações, será aberta a palavra para interação, comentários, perguntas e respostas.
Com a meta de evitar uma possível contaminação, o webinar abordará pontos como o uso de óculos, quanto tempo o coronavírus permanece nas superfícies, se há risco de transmissão sexual ou vertical, as diferenças entre as máscaras, entre diversos outros aspectos para o desenvolvimento de métodos de prevenção.
Silvana falará sobre a transmissão do vírus SARS CoV 2: “É essencial que as pessoas saibam quais são as principais formas de contaminação. Pois assim podem desenvolver ou obedecer às estratégias já estabelecidas para não se contaminarem”.
Regras para a paramentação e desparamentação é o tema da palestra de Cristiane de Freitas Paganoti, médica assistente da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP):
“Mostraremos o passo a passo e a relevância da paramentação e desparamentação do profissional de saúde, para orientar sobre os cuidados e evitar contaminação e disseminação da doença”.
Entre as palestrantes também estão Rossana Pulcineli, a presidente da SOGESP, que fará exposição sobre o uso racional dos EPI’s, e Maria Cristina Gabrieloni, professora associada do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher da Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP).
“Falaremos sobre máscaras e aventais, os tipos, como utilizá-los e como descartá-los. Serão dadas recomendações, apresentando de que forma os profissionais ficam protegidos sem excessos e a utilização correta desses produtos como equipamento de proteção individual”, finaliza Maria Cristina.
WEBINAR #6: EPI para a COVID-19
Dia: 21 de maio às 20h
Transmissão do SARS Cov 2
Silvana Maria Quintana
Máscaras e aventais
Maria Cristina Gabrielloni
Regra para paramentação e desparamentação
Cristiane de Freitas Paganoti
Uso racional dos EPI
Rossana Pulcineli Vieira Francisco
Para mais informações acesse: www.sogesp.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>