SEGS Portal Nacional

Saúde

Sobrepreso e obesidade são fatores de risco durante a pandemia

  • Segunda, 18 Mai 2020 18:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fotos de: Reprodução / MF Press Global

O personal trainer e especialista em emagrecimento Rafa Moreira alerta para os riscos que o sedentarismo, o sobrepeso e a obesidade representam durante a pandemia da covid-19.


O chamado grupo de risco, que são pessoas consideradas mais vulneráveis durante a pandemia da covid-19, inclui idosos e pessoas com condições de saúde mais severas e doenças pré existentes. No entanto, independente da idade, o que muitas pessoas não têm percebido é que o sobrepeso e a obesidade também são considerados fatores de risco.

O Personal trainer das celebridades e especialista em emagrecimento Rafa Moreira, criador do método RMax, afirma que é preciso levar a questão do excesso de peso corporal mais a sério:”infelizmente não são apenas as pessoas acima dos 50 anos que estão mais vulneráveis. É preciso encarar com a seriedade necessária a questão do sedentarismo e da obesidade. Muitos acham que é apenas uma questão de estética e aceitação, mas a obesidade vai muito além disso. Não basta você ser aquela pessoa com os exames de sangue “ok” mas com o percentual de gordura lá nas alturas, pois mesmo assim você estará colocando sua saúde em risco.”

Obesidade e o novo coronavírus
⠀⠀⠀
Um estudo divulgado pela BBC de Londres mostrou que mais de 80% das pessoas que tiveram complicações com o coronavírus tinham sobrepeso ou eram obesos. Os médicos acreditam que isso se deva ao fato da obesidade vir em geral acompanhada de outras doenças: “obesos têm propensão a desenvolverem doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares, além do próprio tecido adiposo já ser um fator crônico de inflamação do organismo.”
⠀⠀⠀
A covid-19 é uma síndrome respiratória com complicações diversas e que ainda não é plenamente compreendida. No entanto, a obesidade pode ainda piorar os sintomas no que diz respeito a respiração: “Pessoas com sobrepeso e obesas também tem dificuldade de expandir o seu pulmão, e como essa doença tem uma influência direta no aparelho respiratório, isso se torna mais um agravante”, aponta Rafa Moreira.

Covid-19 e tecido adiposo
⠀⠀
Depois da idade, a obesidade já é apontada como o maior fator de risco para a covid-19, segundo dados do Hospital Pedro Ernesto e do Ministério da Saúde. Mas estudos mais recentes sugerem que a gordura corporal possa ser ainda mais perigosa. A suposição (porém essa ainda requer muitos estudos pois a doença é recente) é que o vírus tem uma afinidade com o tecido adiposo muito grande, o que dificulta a defesa do sistema imunológico, sendo liberado aos poucos no organismo, tornando a doença mais duradoura e mais difícil de ser tratada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 24, 2026 Saúde

Avanço das canetas emagrecedoras já moldam hábitos de…

Abr 24, 2026 Saúde

Abril Lilás | Câncer de testículo: desinformação…

Abr 24, 2026 Saúde

Robótica na medicina e o verdadeiro papel das máquinas…

Abr 23, 2026 Saúde

Alerta vascular para o Dia das Mães: por que as varizes…

Abr 23, 2026 Saúde

Câncer de pele mais comum no Brasil avança por falsa…

Abr 23, 2026 Saúde

Seu filho vive espirrando? Entenda porque maio é um mês…

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version