SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital São Camilo adere à campanha de maio e ilumina fachadas de roxo

  • Terça, 12 Mai 2020 12:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Fiorio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Objetivo da ação é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da Doença Inflamatória Intestinal (DII)

Dores abdominais, diarreia ou constipação, sintomas comuns que podem ocorrer esporadicamente com todos, servem também de alerta para uma doença incomum, mas que afeta cerca de 5 milhões de pessoas no mundo – Doença Inflamatória Intestinal (DII).

O termo DII, que engloba basicamente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, caracteriza-se por um processo inflamatório crônico do Aparelho Digestório que provoca dores e pode impactar profundamente a qualidade de vida do paciente.

Em apoio à campanha mundial de conscientização sobre a DII, durante todo o mês de maio, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo iluminará as fachadas das Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga com a cor roxa.

O mês foi escolhido pela EFCCA (em português, Federação Europeia de Associações de Crohn e Colite Ulcerativa), que definiu a data de 19 de maio como o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais, sendo apoiada e propagada por diversos países do mundo.

O Hospital São Camilo também divulgará conteúdos em suas redes sociais com informações sobre a DII, além de utilizar seus canais de comunicação interna para propagar informações e orientações sobre os sintomas e tratamentos da doença.

O principal objetivo da ação é levar informação ao público, aumentando as chances de um diagnóstico precoce. “Devido à falta de conhecimento sobre a doença, muitas pessoas não procuram um médico, o que pode agravar o quadro”, destaca o Dr. Henrique Perobelli, coloproctologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Segundo ele, entre as consequências clínicas do atraso no diagnóstico estão a queda na qualidade de vida do paciente e o aumento no risco de surgimento de câncer e anemia.

Causas e sintomas da DII

De acordo com a PANCCO (Organização Pan-amerincana de Doença de Crohn e Colite Ulcerativa), a Doença Inflamatória Intestinal é multifatorial e pode afetar pessoas de todas as idades, sendo mais comum o diagnóstico em homens e mulheres adolescentes ou jovens adultos.

Dr. Henrique Perobelli explica que o desenvolvimento das inflamações pode decorrer de fatores externos, genéticos ou alterações imunológicas. “Além disso, a doença pode surgir quando há desequilíbrio na microbiota intestinal”, complementa.

Entre os principais sintomas, o paciente pode desenvolver dores abdominais em intensidades variadas, diarreia com muco e sangue ou constipação intestinal, e apresentar fraqueza ou cansaço, febre e mal estar.

“Quando agravada, a doença pode provocar perfurações, obstruções e até tumores no intestino”, afirma o médico.

Além de causar perda de peso rápido, devido à diarreia frequente, o médico ainda ressalta que a DII pode afetar outras partes do corpo, com inflamações nas articulações, pele, boca, olhos, vesícula e fígado.

Como viver com a doença?

Após o diagnóstico médico, o tratamento pode variar em cada caso. “Atuamos com medicação para reduzir a inflamação e melhorar a resposta imunológica do paciente. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia, sobretudo quando o paciente apresenta complicações”.

Vale frisar que, embora a doença não tenha cura, o paciente pode ter uma vida com muito mais qualidade se fizer o tratamento adequado.

Para isso, o médico recomenda a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, boa rotina do sono, controle do estresse e alimentação equilibrada.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por três hospitais modernos em São Paulo, que ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, além de realizar transplantes de medula óssea.

Hoje, a Rede presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece aproximadamente 800 leitos e um quadro clínico de mais de 7,4 mil médicos qualificados.

As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, e a Acreditação Internacional Canadense.

A Rede faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma organização religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis há mais de 400 anos. No Brasil desde 1922, a Rede conta com expertise, tradição em saúde e gestão hospitalar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Dez 08, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: 16 fatos essenciais que todo…

Dez 08, 2025 Saúde

Tratamento remoto para obesidade amplia acesso à saúde…

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version