SEGS Portal Nacional

Saúde

Novo exame de sangue detecta mais de 50 tipos de câncer

  • Quinta, 23 Abril 2020 12:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Roloff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O teste também identifica o local em que a doença se originou no corpo

Pesquisadores do Instituto do Câncer Dana-Farber, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram o primeiro exame de sangue capaz de detectar com precisão mais de 50 tipos de câncer e identificar em qual tecido a doença se originou, muitas vezes antes de haver sinais ou sintomas clínicos da doença.

A médica oncologista Dra. Suelen Martins, do IBCC Oncologia, acredita ser uma excelente notícia para a detecção do câncer, "principalmente em se tratando de tumores que não possuem exame de rotina para o diagnóstico precoce", diz ela.

Em 12 tipos de câncer que são geralmente os mais mortais, entre eles (canal anal) anal, bexiga, intestino, esôfago, estômago, cabeça e pescoço, fígado, pulmão, ovários, pâncreas e linfomas a verdadeira taxa positiva do teste foi de 67%. Vale lembrar que em último levantamento, esses tipos de câncer foram os responsáveis ​​por mais de 110 mil mortes por ano no Brasil.

"O exame apresentou uma taxa de 0,7% de resultados falso positivos para detecção de câncer, ou seja, menos de 1% de erro e embora ainda não se possa utilizar o exame na prática clínica, visto ter sido um estudo inicial, (ao se confirmar) em se confirmando esses ótimos resultados poderemos proporcionar detecção precoce e maior chance de cura aos pacientes", destaca a oncologista.

O exame atua a partir de porções de DNA livres, que ficam livremente passeando pelo sangue após uma célula, saudável ou não, morrer e liberar o material genético na corrente sanguínea. Quando essas frações de DNA são encontradas, o teste analisa os chamados perfis de metilação, processo em que um grupo molecular chamado metil se liga a um dos carbonos da fita de DNA, ajudando a ativar ou desativar genes específicos.

Células saudáveis têm um perfil de metilação bem diferente de células de tumores, ou seja, os lugares em que os grupos metil se ligam na sequência genética são distintos e característicos. Usando isso, é possível encontrar pedaços de DNA liberados especificamente por células de câncer no sangue dos pacientes, indicando a doença.

Foram avaliadas amostras de sangue de 6.689 participantes com câncer anteriormente não tratado (2482 pacientes) e sem câncer (4207 pacientes) nos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 09, 2025 Saúde

Mais precisão e recuperação rápida: cirurgia robótica…

Dez 09, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações…

Dez 09, 2025 Saúde

Brasil adota as canetas para perda de peso e…

Dez 08, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: 16 fatos essenciais que todo…

Dez 08, 2025 Saúde

Tratamento remoto para obesidade amplia acesso à saúde…

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version