SEGS Portal Nacional

Saúde

Segundo estudo, 1 em cada 3 mulheres alterou seus planos de gravidez por causa do coronavírus

  • Sexta, 03 Abril 2020 11:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Virgilli
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Gestantes não fazem parte dos grupos de risco. Mesmo assim, muitas mulheres decidiram adiar um pouco seus planos.

Desde que chegou ao Brasil, no início de fevereiro, e segundo dados do Ministério da Saúde, o coronavírus já infectou mais de 5.700 pessoas e matou mais de 200. Sendo que esses números, infelizmente, não param de subir. No mundo, a Organização Mundial da Saúde já registrou mais de 43 mil mortes.

Comparado à versão anterior do estudo, feita há quatro semanas, a parcela da população preocupada com a Covid-19 aumentou de 72% para 86% dos entrevistados, segundo estudo atual da Famivita. Inclusive, os jovens, que não fazem parte do grupo de risco, estão preocupados com o vírus.

O estudo ainda aponta que a pandemia também está interferindo no planejamento familiar dos brasileiros. Pelo menos 1 em cada 3 mulheres com intenção de engravidar, já alteraram seus planos de gravidez; principalmente as mais jovens. Dentre todos os estados do Brasil existem diferenças. No Paraná e na Bahia, foram 44% e 43% das participantes que adiaram seus planos de gravidez, respectivamente. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados com os maiores números de infectados e mortes, no mínimo 32% das mulheres mudaram seus planos.

Além disso, 5 em cada 8 participantes acham que as medidas adotadas pelo governo não são suficientes para conter a pandemia. Em São Paulo, 62% da população está insatisfeita com as medidas. Já no Rio de Janeiro, somente 34% das pessoas estão satisfeitas com o governo. O Paraná é o estado mais descontente com as medidas adotadas, sendo que somente 22% acham que o governo está fazendo tudo que pode.

Economicamente, o impacto também já está sendo sentido pela população. Segundo um estudo feito pelos pesquisadores Débora Freire, Edson Domingues e Aline Magalhães, da UFMG; entre os brasileiros, a camada de menor renda deve ser a mais afetada. Portanto, nosso estudo identificou que, 4 em cada 7 entrevistados já estão sentindo os impactos financeiros negativos; e percebe-se um aumento do percentual em famílias que têm filhos. O Acre está no topo da lista dos estados com consequências econômicas negativas trazidas com o vírus; com 64% da população. Em São Paulo e Rio de Janeiro, 56% dos participantes também já estão sofrendo com os impactos financeiros negativos.

Segundo o estudo, o estado mais preocupado com a pandemia é o Tocantins, com 93% dos participantes. Seguido da Bahia e da Paraíba com 91% e 90% respectivamente. Rio de Janeiro e São Paulo também estão no topo da lista, sendo que pelo menos 87% dos entrevistados estão preocupados com o coronavírus. Em todos os estados, o número de pessoas preocupadas é alto, e não chega a ser menor que 79%.

A preocupação é natural, por isso, é importante notar que, conforme dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China (CCDC), mais de 80% dos casos analisados são brandos. Os grupos de riscos envolvem, pessoas com doenças pré-existentes e as mais velhas. Por isso, ficar em casa é tão importante! Para que o coronavírus não se espalhe para as pessoas que estão nos grupos de risco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 09, 2026 Saúde

Ansiedade coletiva: Por que Março costuma ser o mês em…

Mar 09, 2026 Saúde

80% das causas de cegueira infantil são preveníveis ou…

Mar 09, 2026 Saúde

Dia mundial do rim: doença silenciosa resulta em…

Mar 09, 2026 Saúde

Obesidade infantil cresce no mundo e pode superar a…

Mar 06, 2026 Saúde

Higiene nasal: o hábito simples que pode reduzir…

Mar 06, 2026 Saúde

Receita médica ilegível: os riscos da comunicação pouco…

Mar 06, 2026 Saúde

A "caneta da vez" deve ser a consciência

Mar 05, 2026 Saúde

Mundo ainda tem 122 milhões de meninas fora da escola

Mar 05, 2026 Saúde

Hospital referência em oncologia reduz custos e amplia…

Mar 05, 2026 Saúde

Manchas brancas na pele podem estar ligadas ao excesso…

Mar 05, 2026 Saúde

Implante de silicone não é vitalício por definição

Mar 04, 2026 Saúde

Retatrutida, o "Godzilla do emagrecimento", acende…

Mar 04, 2026 Saúde

Incontinência urinária tem tratamento e merece atenção

Mar 04, 2026 Saúde

Endometriose: saiba como hábitos alimentares podem…

Mar 03, 2026 Saúde

Emagrecimento acelerado por canetas emagrecedoras já…

Mar 03, 2026 Saúde

Além dos fogachos: por que a ciência agora defende a…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version