SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde Bucal no combate ao coronavírus? Sim! Entenda o porque

  • Terça, 31 Março 2020 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Saúde Bucal - Divulgação

Com a disseminação da covid-19 em todo o mundo, algumas rotinas de saúde são intensificadas para evitar e diminuir a exposição do nosso organismo ao vírus. A saúde bucal é uma delas!

Segundo o dentista Willian Ortega, manter em dia a higiene oral também é fundamental. “Como o coronavírus atinge células nas vias aéreas e pulmões, passando pelo fluÍdo do nariz e garganta é importante manter a boca e a garganta livres de qualquer agente infeccioso. A falta de higiene bucal acaba sendo uma porta de entrada tanto para a covid-19 como também para outras infecções”, esclarece.

O especialista enumerou um passo a passo importante para manter dentes, língua e gengiva saudáveis. Confira!

Comece utilizando o fio dental antes da escovação. Muitas vezes deixado de lado na hora da higienização bucal, o fio deve fazer parte da rotina. Ele é responsável por alcançar pontos que as cerdas da escova não conseguem passar. O ideal é usar o fio dental uma vez ao dia, antes da escovação noturna.

A escovação deve acontecer pela manhã, após as refeições e antes de dormir.

Escove a língua! Afinal ela é abrigo certo para bactérias e restos alimentares que podem facilitar o aparecimento de infecções e causar mau hálito. Para quem preferir, pode utilizar limpadores e raspadores de língua.

O uso de enxaguante bucal é um método complementar da higienização. Como geralmente os vírus são vulneráveis à oxidação é indicado optar por enxaguantes que contenham agentes oxidantes em sua composição. Na hora de comprar escolha o que contém peroxido de hidrogênio.

“É importante lembrar que os olhos, nariz e boca são as principais portas de entrada para o covid-19, além de outros milhões de germes. Por isso lavar as mãos e o rosto com sabão, de preferência líquido, é muito importante, além de manter a saúde bucal em dia”, alerta Ortega.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version