SEGS Portal Nacional

Saúde

Novo Coronavírus: qual é a postura correta para quem trabalha no computador em tempos de home office

  • Sexta, 27 Março 2020 10:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patricia Marrese
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Educadora física e bailarina explica quais são as medidas necessárias para evitar problemas de postura e tensões musculares

Com o avanço da pandemia do Covid-19, medidas preventivas estão sendo tomadas diariamente para minimizar a contaminação de novas pessoas pelo vírus, de modo que o sistema de saúde brasileiro consiga atender as ocorrências dos casos mais graves, evitando assim a superlotação em hospitais e postos de saúde.

Dentre as medidas para conter a disseminação do vírus, as empresas estão adotando o trabalho remoto em sua rotina. O home office é uma prática mundial onde os funcionários passam a exercer suas atividades em seu próprio ambiente domiciliar, sem a necessidade de deslocamento até o local de trabalho.

A nova prática adotada demanda organização, disciplina e produtividade para que as tarefas sejam realizadas e entregues dentro dos prazos estipulados – sem muitas distrações durante o dia. Porém, é de extrema importância se atentar à postura de trabalho para quem fica mais de três horas, por dia, em frente ao computador e/ou notebook.

A educadora física e bailarina Anninha Martins, especialista em psicomotricidade motora e fisiologia do exercício, explica que problemas posturais podem ocasionar dores e contraturas musculares nos indivíduos ou até mesmo doenças futuras, dentre elas: hiperlordose, escoliose, hipercifose e retificação da cervical e/ou da coluna.

Para evitar dores e problemas futuros, Anninha Martins compartilha algumas dicas para o trabalho em casa e não aconselha que nenhuma atividade seja realizada na cama ou no sofá, mas sim, sentado em uma cadeira e com uma mesa de apoio.

Dicas da especialista:

- A postura ideal é colocar as pernas paralelas à cadeira – flexionar os joelhos em um ângulo de 90 graus e apoiar bem ambos os pés no chão;
- Os braços devem ficar ao lado do corpo, com ombros e pescoços relaxados (os antebraços devem fazer um ângulo de 90 graus);
- A tela do computador e/ou notebook deve ficar na altura dos olhos, possibilitando uma boa visão sem a necessidade de projetar o pescoço para frente. A distância da tela deve ser de aproximadamente um braço do seu corpo, já sentado);
- Evite inclinar o pescoço e/ou aproximá-lo ao peito, pois essas posições podem gerar tensões nos ombros e nas costas;
- Ajuste o encosto da cadeira na região lombar com o objetivo de manter o tronco ereto;
- Adapte um mouse e teclado, para o caso de notebooks.

Posicionamento do mouse

- Deve ser posicionado perto do corpo e em um lugar de fácil acesso;
- O ideal é fazer o mínimo de esforço para movê-lo e para clicar;
- Apoie o antebraço na mesa para manuseá-lo;
- Evite realizar qualquer movimento do mouse apenas com o punho. Não é aconselhável apoiar o cotovelo na mesa, pois casos de tendinites podem acorrer por este motivo.

Posicionamento do teclado

- Deve estar alinhado ao antebraço, em um ângulo de 100 ou 110 graus;
- Os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo e nunca projetados para frente e/ou ficarem erguidos (posição de “voo”).

A educadora física ainda aconselha que o profissional levante de três em três horas e realize uma pequena caminhada, até o toilette ou beber água, por exemplo, para evitar dores lombares e/ou torácicas.

Para os que trabalham de maneira integral em frente ao computador, é importante alongar a região lombar e os membros superiores com o auxílio da cadeira, diminuindo a frequência de posturas incorretas, devido ao déficit de exercícios.

Para mais informações, acesse: www.balletblend.com.br

Sobre Anninha Martins

Anninha Martins é formada em Dança pela Escola Artístico Cultural de Pirassununga, é bailarina certificada pela Royal Academy of Dance e possui formação em Pilates pela Physio Pilates. Também é graduada em Educação Física na Universidade Estadual Paulista (UNESP), com especialização em psicomotricidade motora na UNICAMP e pós-graduada em fisiologia do exercício pela Escola de Medicina da Universidade de São Paulo.

Já atuou como bailarina no Balé da Cidade de São Paulo e na companhia de dança de Ismael Guiser. É professora de dança há mais de 20 anos e atualmente atua como personal trainer e professora do Estúdio Anacã.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 06, 2026 Saúde

Higiene nasal: o hábito simples que pode reduzir…

Mar 06, 2026 Saúde

Receita médica ilegível: os riscos da comunicação pouco…

Mar 06, 2026 Saúde

A "caneta da vez" deve ser a consciência

Mar 05, 2026 Saúde

Mundo ainda tem 122 milhões de meninas fora da escola

Mar 05, 2026 Saúde

Hospital referência em oncologia reduz custos e amplia…

Mar 05, 2026 Saúde

Manchas brancas na pele podem estar ligadas ao excesso…

Mar 05, 2026 Saúde

Implante de silicone não é vitalício por definição

Mar 04, 2026 Saúde

Retatrutida, o "Godzilla do emagrecimento", acende…

Mar 04, 2026 Saúde

Incontinência urinária tem tratamento e merece atenção

Mar 04, 2026 Saúde

Endometriose: saiba como hábitos alimentares podem…

Mar 03, 2026 Saúde

Emagrecimento acelerado por canetas emagrecedoras já…

Mar 03, 2026 Saúde

Além dos fogachos: por que a ciência agora defende a…

Mar 03, 2026 Saúde

Março reforça conscientização sobre o glaucoma, uma…

Mar 02, 2026 Saúde

Quando o trabalho adoece: dores e lesões por esforço…

Mar 02, 2026 Saúde

Brasil figura entre os três maiores mercados de…

Mar 02, 2026 Saúde

"É Só a Idade?” Ou o Estilo de Vida Está Antecipando os…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version