SEGS Portal Nacional

Saúde

Tentante até quando? Realizar o sonho da maternidade pode demorar. Busque ajuda!

  • Sexta, 27 Março 2020 18:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Pedrosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A tentativa de engravidar pode demorar semanas, meses ou anos. Especialista explica o que fazer para buscar ajuda.

Quando foi que você se descobriu uma tentante e há quanto tempo vive nessa condição? Para algumas mulheres, do momento de decisão de se tornar mãe até a notícia da gravidez pode levar semanas, meses ou anos. Segundo a especialista em Reprodução Assistida, Cláudia Navarro, o tempo não para, principalmente para a mulher, e as chances de gravidez, mesmo com acompanhamento de um especialista, diminuem com o passar dos anos.

“Sabemos que a não gravidez, após um ano de relações sexuais sem métodos contraceptivos, pode indicar infertilidade. A tentante precisa ter a consciência de que, detectado o problema, ela não deve demorar a buscar ajuda”, destaca a médica.

Então, quando buscar ajuda?

“Atendo com frequência mulheres que, muitas vezes, já estão buscando uma gravidez há anos, mas nunca tinham se consultado com um profissional de reprodução assistida. O que preocupa é a demora para iniciar os exames e o tratamento adequado”, comenta Cláudia. A especialista revela ainda que é comum pacientes buscarem métodos alternativos ou especialistas de áreas distintas da Reprodução Assistida.

Para a SBRA, além de adotar hábitos saudáveis de vida e rotinas de acompanhamento médico mais frequentes, o momento ideal para realizar essa busca por um profissional é antes de completar 35 anos. “As mulheres nascem com um número de óvulos definido, estimam-se cerca de um milhão, e não produzem mais. Eles vão diminuindo ao longo dos anos. Após os 35 anos, essa queda acontece de forma exponencial”, explica Navarro.

Ainda segundo a especialista, diabetes, pressão alta e outras condições que complicam a gestação também são mais comuns em quem já passou dos 35 anos. Elas podem se exacerbar na gravidez, como, por exemplo,apré-eclâmpsia.

Gravidez tardia

Apesar dos riscos e de as chances irem diminuindo com o passar dos anos, é possível engravidar, mesmo quando atingir 40 anos ou mais. Masisso deve ser feito com cautela. “Óvulos mais velhos podem ter mais problemas cromossômicos, por isso aumentam as chances de defeitoscongênitos” pontua a médica. A gravidez pode ser possível com acompanhamento de especialista, utilizando tratamentos que estimulem a produção de óvulos, por exemplo, e técnicas de Fertilização in Vitro para casos mais específicos.

A médica ainda lembra que uma forma de preservação da fertilidade para mulheres saudáveis, que desejam engravidar mais tarde por opção, é o congelamento de gametas. “Dessa forma, a mulher pode congelar óvulos jovens e saudáveis e realizar uma Fertilização In Vitro quando desejar engravidar”, comenta.

“O mais importante é procurar o profissional certo: um especialista em Reprodução Assistida é quem vai dispor de conhecimento específico para indicar o melhor tratamento para cada caso”, alerta Cláudia Navarro.

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é especialista em reprodução assistida e diretora clínica da Life Search. Graduada em Medicina pela UFMG em 1988, Cláudia titulou-se mestre e doutora em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atualmente, atua na área de reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 06, 2026 Saúde

Circulação da variante K da gripe reforça importância…

Fev 06, 2026 Saúde

Quando o implante chama atenção: entenda o linfoma raro…

Fev 06, 2026 Saúde

Teste de sangue menstrual no rastreamento do câncer de…

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version