SEGS Portal Nacional

Saúde

Coronavírus e câncer: o tratamento deve parar?

  • Terça, 24 Março 2020 11:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Teresa Cristina da Cunha Telles
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pacientes oncológicos devem aumentar os cuidados, para não correr o risco de desenvolver a COVID-19 que pode ser mais agressiva.

Especialistas em câncer dos Estados Unidos, publicaram esta semana, um artigo com as principais orientações que pacientes com a doença devem seguir durante a pandemia da COVID-19, para continuar o tratamento com mais segurança.

No caso de pacientes com câncer, os cuidados redobram, visto que a imunidade sofre uma queda drástica, principalmente na recuperação pós-cirúrgica e no decorrer do tratamento clínico. A Organização Mundial de Saúde divulgou que, enquanto a taxa de mortalidade na população é de 2,3%, a manifestação do coronavírus nesses pacientes é mais agressiva e pode aumentar para 5,6% o número de mortes. O maior risco é entre aqueles com leucemia, linfomas (neoplasias hematológicas), que passaram por transplante de medula óssea ou em tratamento de quimioterapia.

“A recomendação aos pacientes com câncer é não interromper o tratamento, além de seguir as mesmas orientações de higiene com as mãos, evitar contato físico com outras pessoas e manter isolamento, para evitar a contaminação por coronavírus ou qualquer outro vírus. Cirurgias eletivas estão suspensas, mas cada caso precisa ser avaliado o estágio do câncer e as condições do paciente, muitos tumores devem ser retirados o mais rápido possível para iniciar o tratamento clínico”, esclarece Ricardo Cotta, cirurgião oncologista do Hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro e ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj).

No hospital - Os pacientes com câncer não devem parar o tratamento, mas mesmo no ambiente hospitalar devem obedecer as principais formas de diminuir a chance de contágio pelo coronavírus:

Evitar contato direto físico, mesmo com a equipe de saúde e pessoas que circulam no ambiente hospitalar;
*Ficar somente o tempo necessário no hospital;
O paciente oncológico deve ir acompanhado de apenas uma pessoa, que não deve apresentar nenhum sintoma de gripe;
Visitas hospitalares a pacientes devem ser suspensas e, ou, restritas;
Ficar em casa se estiver com algum sintoma e avisar a equipe de saúde.

Sintomas - O Ministério da Saúde avisa que os sinais da doença por coronavírus são muito parecidos com os de um resfriado comum: cansaço, febre, tosse seca. A maior preocupação é principalmente com infecções respiratórias como pneumonia. A pessoa contaminada também pode apresentar dor de garganta, diarreia e coriza.

Com qualquer destes sintomas, é necessário buscar orientação médica.

Acesse o artigo : https://www.sciencedaily.com/releases/2020/03/200318143632.htm


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version