SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde Integrativa e imunidade

  • Sexta, 20 Março 2020 10:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Katiuscia Zanatta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Microfisiopterapia, boa alimentação e qualidade de vida podem ser ferramentas eficazes contra o novo Coronavirus. Segundo Sérgio Bastos Jr, fisioterapeuta que trabalha com Saúde Integrativa, longe de ser algo desesperador, a epidemia deve ser, na verdade, um alerta para que tenhamos autorresponsabilidade e possamos cuidar mais da nossa própria saúde, e de uma maneira integrativa.

Fonte: Biointegral Saúde

“Um organismo equilibrado, um sistema nervoso em dia e uma rotina saudável podem operar maravilhas na atual conjuntura do planeta”. A frase é do fisioterapeuta especialista em Saúde Integrativa Sérgio Bastos Jr, da Biointegral Saúde. “Sabemos que o novo Coronavirus está sendo uma ameaça mundial. Mas até onde essa ameaça é mesmo real? Claro que as pessoas que porventura se infectarem e tiverem algum tipo de complicação precisarão ser muito bem tratadas, claro que não é preciso sair por aí sem práticas mínimas de higiene, fingindo que não há um novo vírus no ar. Mas, por outro lado, incitar o medo de uma pandemia com milhões de mortes é, da mesma forma contraproducente”, lembra Sérgio.

O que podemos fazer para lidar com algo desconhecido que ataca nossa saúde? Para Sérgio, exercitar maneiras de manter nossa imunidade em dia: “nesse caso, a Saúde Integrativa, certamente, é a melhor opção. Com ela, temos um panorama integral da nossa vida: do sono à alimentação, do estresse à prática de exercícios, e podemos utilizar ferramentas, como a Microfisioterapia e o PSYCH-K para impedir que nossos traumas e crenças limitantes acionem o cérebro de uma maneira depreciativa, incitando ao medo do desconhecido e liberando toxinas que vão diminuir nossa capacidade de lidar com vírus. Qualquer que seja ele”.

O especialistas lembra que, quando cuidamos de tudo e de todos, mas esquecemos de cuidar de nós, o que acontece é que, de vez em quando, nosso sistema imunológico cai exatamente para que um resfriado ou uma gripe nos forcem a fazer o que deveríamos exercitar todos os dias: parar um pouco e cuidar de nós: “se não fossem essas pausas, só pararíamos quando tudo parecesse estar no lugar, ou seja, em um mundo louco que nos exige nada menos do que a perfeição, isso aconteceria nunca, não é mesmo?”, questiona Sérgio.

Pois, segundo ele, o que acontece é que o conjunto de fatores que advém do estilo de vida pós moderno, entre eles a má alimentação, o sono agitado, o trabalho excessivo, a tirania do perfeccionismo, o consumo exagerado, a falta de empatia social, entre muitos outros, nos permitem adoecer. “Esquecemos que somos, antes de tudo, humanos, que precisamos estar bem para cuidar dos outros, e que precisamos de ajuda para isso, muitas vezes”, revela o fisioterapeuta.

E é aí que adoecemos, exatamente para que possamos parar, prestar atenção no que está errado, e reorganizar nossas vidas e rotinas. “Então, o que podemos dizer em tempos de Coronavirus é: mantenham o autocuidado e a imunidade alta e manterão o vírus longe. Claro, não esqueçam das práticas básicas de higiene, mas sem pânico! Na China, onde ele começou, os casos já começam a diminuir, é a curva normal de qualquer propagação viral”, lembra Sérgio. Mas ele enfatiza: “o alarde criado, que deveria apenas informar, acaba sendo usado como desculpa para que o medo, esse monstrinho que vive dentro da gente e que destrói nossos recursos emocionais e, consequentemente, nossa saúde física, se alimente e passe a ter o comando da situação”.

O profissional dá algumas dicas para enfrentar esse período de epidemia:

- Alimentar-se bem
- Dormir pelo menos 8 horas por noite
- Dormir mais cedo e aproveitar as manhãs, quando o ar normalmente está mais leve
- Não fazer mais do que sua capacidade física e mental possibilita
- Praticar exercícios regularmente
- Manter alguma prática espiritual
- Manter a boa convivência com as pessoas que o rodeiam
- Manter limites saudáveis nas suas relações
- Detectar se há traumas ou emoções reprimidas que precisem ser tratados
- Entender se há crenças familiares ou sociais limitando sua vida

Sobre a Biointegral Saúde

A Biointegral Saúde é uma clínica especializada no tratamento de memórias traumáticas e crenças limitantes, com foco na saúde integrativa e em tratamentos personalizados, que visem eliminar as causas primárias de dores e doenças crônicas. Utilizando técnicas como a Microfisioterapia, o PSYCH-K® e as Barras de Access, entre outros, os fisioterapeutas Frésia Sa e Sergio Bastos Jr buscam a integridade dos potenciais de seus pacientes. Entre aqueles que procuram por mais qualidade de vida e por um dia a dia mais pleno e saudável estão esportistas, influenciadores digitais, celebridades e outras pessoas que são atingidas diariamente por estresse, auto cobrança e síndromes e que retornam ao controle da própria vida e atingem estágios mais amplos da sua saúde física e emocional com o trabalho da Biointegral Saúde.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version