SEGS Portal Nacional

Saúde

Hipersensibilidade dentária: saiba por que o problema ocorre e como preveni-lo

  • Quinta, 12 Março 2020 18:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atingindo cerca de um terço da população brasileira, sensibilidade nos dentes é um problema que incomoda muita gente. Especialista explica como evitar a condição e quais os tratamentos disponíveis para revertê-la.

Você já sentiu dor nos dentes ao tomar um sorvete ou então um café após o almoço? Se a resposta for sim, você pode sofrer de hipersensibilidade dental, problema que, ao contrário do que muitos pensam, é extremamente comum, principalmente entre os brasileiros, já que, segundo pesquisa divulgada pela agência Kantar, 32% da população do Brasil convive com a condição. “A sensibilidade nos dentes ocorre devido a fatores como a erosão do esmalte dental e a retração gengival, pois estes acabam deixando o dente desprotegido e sua estrutura interna, chamada de dentina, exposta. E como esta dentina está ligada à polpa dental por uma série de canais chamados de túbulos dentinários, qualquer estímulo externo, como a mudança de temperatura (frio/calor), desidratação (jatos de ar), alterações osmóticas (açúcar/sal) e até vibrações ou força aplicada durante a escovação, podem causar aquela dor aguda característica da hipersensibilidade dental”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.

Segundo o especialista, esta dor é o principal sintoma do problema. Então se você sentir dor nos dentes ao inspirar ar frio, escovar os dentes ou ao consumir alimentos e bebidas geladas, quentes e doces, saiba que é hora de consultar um dentista. “Já as causas do problema são muitas e vão desde a utilização de escovas dentais inadequadas até o consumo de alimentos ácidos e açucarados, como refrigerantes, frutas cítricas como o limão, uso exagerado de vinagre, e até mesmo a ingestão de vinho, energéticos e bebidas isotônicas, já que estes hábitos podem levar a desmineralização e perda do esmalte. Além disso, a falta de escovação e o hábito de apertar e ranger os dentes, conhecido como bruxismo, também podem contribuir para o aparecimento da sensibilidade nos dentes”, afirma.

Mas é possível evitar o problema através de alguns cuidados básicos, como evitar o consumo de alimentos muito ácidos e/ou açucarados. É importante também que você escove os dentes de duas a três vezes ao dia e, na hora de escovar, utilize apenas escovas com cerdas ultramacias, pois cerdas duras podem desgastar o esmalte de seus dentes e provocar a retração gengival. Uma grande quantidade de cerdas também e desejável, pois quanto maior a quantidade de cerdas maior é a eficácia da escovação, porém, a quantidade deve estar sempre aliada a qualidade das cerdas. “Um bom exemplo neste caso é a escova CS 5460 ultrasoft, da CURAPROX, que conta com 5460 cerdas de Curen®, um tipo de fibra mais fina e ultramacia capaz de desorganizar totalmente a placa bacteriana sem causar injúrias ou traumatismos nos dentes e gengivas”, recomenda o Dr. Hugo.

Além disso, é importante que você preste atenção na composição de seu creme dental antes de comprá-lo, pois cremes dentais muito abrasivos, no longo prazo, também podem contribuir para o desgaste do esmalte dos dentes, para a retração da gengiva e, consequentemente, para a hipersensibilidade dental. “Por isso, na hora de escolher seu creme dental o ideal é optar por produtos com menos componentes químicos abrasivos e irritativos aos dentes, como o creme dental Enzycal 1450 ppm de Flúor, que, além de ser menos abrasivo, possui ação antimicrobiana devido as enzimas lácteas presentes em sua formulação, que ativam a ação protetora da saliva”, destaca o cirurgião-dentista.

Porém, se você já sofre com o problema, o mais importante é que você consulte um cirurgião-dentista imediatamente. Segundo o Dr. Hugo Lewgoy, o maior erro dos pacientes que sofrem com hipersensibilidade dental é esperar até sentir dores muito fortes para marcar uma consulta, pois, se não tratada logo, há a possibilidade de a sensibilidade evoluir e se transformar em uma inflamação mais grave, cuja a única forma de resolver é o tratamento de endodôntico. “Quem procura um especialista antes de o problema agravar-se conta com diferentes formas para tratar a sensibilidade dentária, que vão ser escolhidas dependendo da intensidade da condição e da saúde oral do paciente. Os tratamentos incluem desde utilização de sistemas adesivos, restaurações, cirurgias gengivais para recobrir novamente a raiz do dente e também aplicações de agentes dessensibilizadores, para reverter a sensibilidade”, finaliza.

CURAPROX: Os produtos CURAPROX refletem décadas de pesquisas, um conhecimento profundo sobre higiene oral e o trabalho em cooperação com as principais lideranças profissionais da Odontologia mundial. Estes produtos traduzem-se em benefícios abrangentes com alta qualidade e sofisticação para garantir a prevenção das doenças orais de forma totalmente eficiente e sem machucar as gengivas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version