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Março em Cores - INCA estima cerca de 41 mil novos casos de câncer colorretal para próximos anos

  • Terça, 10 Março 2020 12:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julia Andreucci
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
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● Doença representa o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil¹

● Campanha visa conscientizar durante todo o mês de março sobre diagnóstico precoce e correto

● Sinais incluem diarreia ou constipação frequentes e presença de sangue nas fezes

O câncer colorretal (CCR), conhecido também como câncer de intestino grosso ou de cólon e reto, é um dos cânceres mais preveníveis e curáveis, porém a sua taxa de mortalidade é muito alta¹. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê 40.990 novos casos para cada ano do triênio de 2020-2022, tornando-se o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres no Brasil¹.

O diagnóstico precoce e correto é o foco da campanha do Março em Cores, já que nem todos os cânceres colorretais são iguais. Quando o diagnóstico é em estágio metastático, a solicitação de testes específicos para biomarcadores (que identifica o tipo do câncer), como o RAS, é fundamental, pois é capaz de identificar um tipo de alteração biológica importante que permite personalizar o tratamento e aumentar as chances de sobrevida dos pacientes.

A mais recente estimativa mundial aponta que, nos homens, ocorreu 1 milhão de casos novos de câncer colorretal, sendo o terceiro tumor mais incidente entre todos os cânceres. Para as mulheres, foram 800 mil casos novos, sendo o segundo tumor mais frequente¹.

É importante ficar atento aos sinais do câncer colorretal: diarreia ou constipação frequentes; sensação de que o intestino não é completamente esvaziado, presença de sangue nas fezes, dor abdominal tipo cólica, sensação de inchaço abdominal, cansaço e fadiga e perda de peso sem um motivo específico².

Por conta da importância de ampliar o conhecimento e o alerta acerca do diagnóstico correto e precoce, o mês inteiro de março é dedicado a ações de conscientização. A campanha Março em Cores é idealizada pela Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, e recebe o apoio de diversas instituições de suporte ao paciente com câncer como Instituto Oncoguia (SP), ABRAPRECI - Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (SP), NASPEC - Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (BA), Associação Nossa Casa (CE), Instituto Vencer o Câncer (IVOC) (SP), HUMSOL – Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (PR) e AMUCC - Amor e União Contra o Câncer (SC).

A iniciativa convida todos a contribuir com esse movimento, doando sua positividade. Para isso, basta publicar fotos ou vídeos cheios de cor, sempre com as hashtags da campanha: #MarçoEmCores #CCRComMaisCor #BOLDAgainstCancer

No site do Instituto Vencer o Câncer, do Instituto Oncoguia e no portal ConvivaBem é possível conferir mais detalhes sobre o CCR. Ao longo do mês, serão realizadas uma série de atividades de conscientização pública e em hospitais. Participe!

Sobre o câncer colorretal

O câncer de cólon e reto é uma doença associada a fatores genéticos, ambientais e relacionados ao estilo de vida. Os fatores de risco incluem o consumo de bebidas alcoólicas, a baixa ingestão de frutas e vegetais, o alto consumo de carnes vermelhas e de alimentos processados, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo³.

Os sintomas mais comuns são: alteração do ritmo intestinal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes e dor ao evacuar. Os exames de rotina, como a colonoscopia, são fundamentais para a detecção precoce da doença4.

Após o diagnóstico e identificação do tratamento mais adequado, é importante o paciente cuidar da qualidade de vida. Manter uma alimentação balanceada, com o apoio de um nutricionista, e fazer uma atividade física recomendada por um profissional especializado são fundamentais para sucesso do tratamento.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 56.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras mais qualitativas e sustentáveis ​​de viver. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e descobertas de maneiras inovadoras para tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, Merck está presente. Em 2018, a Merck obteve um faturamento de € 14,8 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram fundamentais para os avanços da Merck desde a sua origem em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca Merck em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, MilliporeSigma e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e LinkedIn (Merck Brasil).

Referências

1. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2020: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2020:35-36.

2. Sinais e sintomas do Câncer Colorretal. Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-colorretal/533/179/. Acessado em 21 de fevereiro de 2020.

3. Instituto Oncoguia. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/fatores-de-risco-para-o-cancer colorretal/7271/878/. Acesso em: 20 de Fevereiro 2020.

4. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Rio de Janeiro, 1996-2012. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-intestino. Acesso em: 02 de Março de 2020.


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