SEGS Portal Nacional

Saúde

Para reduzir os índices de doenças crônicas, é preciso investir em educação alimentar desde a infância

  • Segunda, 02 Março 2020 12:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Tsubauchi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Crianças influenciam o comportamento dos pais e irmãos e são aliadas na propagação de informações, impactando de forma positiva a saúde e qualidade de vida de toda a família

Grande parte da população brasileira convive com doenças crônicas como a hipertensão arterial, o diabetes e o colesterol alto. Esses problemas têm aparecido cada vez mais cedo e causado a morte de pacientes cada vez mais jovens. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% dos óbitos na faixa etária de 30 a 69 anos estão relacionados às complicações dessas doenças. “Uma parcela importante desses problemas poderia ser evitada com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares”, indica a coordenadora do Priori, setor de gerenciamento dos programas de saúde da Paraná Clínicas, Dra. Caroline Patricio Caldeira.

Para promover essa mudança de comportamento desde a infância, a operadora de planos de saúde empresariais desenvolve o Programa Tá na Mesa. Voltado para crianças entre 06 e 12 anos de idade, o serviço tem como objetivo incentivar uma alimentação mais equilibrada e menos industrializada para os pequenos e seus familiares. “O público infantil é um grande propagador de informações e tem o poder de influenciar o comportamento de toda a família, por isso trabalhamos com as crianças hoje, para que elas não façam parte dessas estatísticas de doenças crônicas no futuro”, completa Dra. Caroline.

Composto por encontros mensais entre as crianças, seus pais e a equipe do projeto, que é formada por nutricionista e enfermeira, o Programa Tá na Mesa propõe atividades teóricas e práticas. Ao longo do segundo semestre de 2019, por exemplo, os participantes aprenderam a cultivar hortaliças e depois as colheram, higienizaram e montaram pratos saudáveis com o alimento. “Isso incentiva a criança a experimentar novos sabores e texturas e a entender de onde vem a comida que ingerimos”, completa a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, Dagmarcia David.

Novos propagadores

No sábado, a Paraná Clínicas realizou a formatura da segunda turma do Programa Tá na Mesa. Entre os 15 participantes, estava a pequena Juliana Henriques Machado. Desde que começou a frequentar os encontros, a menina mudou suas preferências alimentares e passou a fiscalizar o comportamento do pai e da mãe.

“Sempre foi difícil porque ela não gostava de provar coisas novas. Hoje ela quer sempre um prato colorido. Quando colocamos apenas uma cor de alimento, ela fala que o prato está pálido”, conta a mãe Alana Henriques Machado. “E agora quando meu marido vai tomar refrigerante, por exemplo, ela já corrige dizendo que não é bom”, completa.

“É esse o efeito que esperamos e o resultado que trabalhamos para construir com o Tá na Mesa. Com o passar do tempo, nos demos conta que essa mudança de comportamento das crianças não teria validade prática sem envolver todo o ciclo familiar”, avalia a gerente médica da rede própria da Paraná Clínicas, Dra. Karina Reinert Grassi.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version