SEGS Portal Nacional

Saúde

Case de gestão da Pró-Saúde é destaque em curso da Health Minds Academy

  • Sexta, 28 Fevereiro 2020 08:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ministrado na sede da XP Investimentos, o evento abordou questões como gestão financeira, diversidade cultural, eficiência e qualidade no atendimento de saúde

Responsável por mais de 1,1 milhão de atendimentos em saúde mensalmente, a Pró-Saúde apresentou seu case de gestão para executivos do curso Health Minds, nesta quarta-feira (19). O diretor Executivo-Geral da instituição, Miguel Paulo Duarte Neto, explanou sobre o modelo de negócio da Pró-Saúde e sua expertise no gerenciamento de serviços de saúde em regiões remotas do Brasil. Reunidos na sede da XP Investimentos, na zona Sul da capital paulista, os participantes puderam conhecer as ferramentas de gestão adotadas em hospitais brasileiros de excelência.

Durante o curso, o executivo apresentou a história e princípios da Pró-Saúde, que possui mais de 50 anos de história e, atualmente, realiza a gestão de 23 hospitais em 12 Estados. Entre os pontos destacados, está a atuação na região da floresta Amazônica, como foco na diversidade cultural do país. Um exemplo citado foi a gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, interior do Pará, que nos últimos anos multiplicou sua capacidade de atendimento, ampliando o número de especialidades e leitos. O reconhecimento foi atestado por meio da maior certificação de qualidade do País – a ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação, projetando a unidade no ranking dos melhores hospitais públicos nacionais.

“Além do reconhecimento externo, o impacto social é notável. Para se ter uma ideia, cerca de 42% dos profissionais que realizam residência médica no programa do HRBA seguem trabalhando na unidade. Além disso, conseguimos dar visibilidade e relevância para o serviço. Com a gestão estratégica implantada, o hospital se tornou uma ilha de excelência, fechando parcerias com organizações de credibilidade e sediando eventos internacionais”, destacou Neto.

Da divisa com a Bolívia, veio outro exemplo exitoso. “No Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim (RO), o serviço é adaptado para atendimento aos indígenas, com redes nas enfermarias e oca para convivência social. Quando falamos em excelência no atendimento, é preciso considerar a cultura local e compreender os anseios da população”, ressaltou o executivo.

Na área de gestão financeira das instituições de saúde, a apresentação ressaltou a necessidade de análise contínua dos dados, conhecimento e acompanhamento dos indicadores e, principalmente, a importância da mensuração dos resultados. Segundo o diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde, os principais pontos da gestão financeira são a inovação, governança, planejamento, integridade, monitoramento e, por fim, o resultado. “Um dado perdido não serve para muita coisa. É preciso analisa-lo e compara-lo com outros, para então tomar as decisões necessárias para aprimorar o serviço”, completou o executivo.

Também foram abordadas questões como rentabilidade e equilíbrio financeiro das instituições, passando por investimentos e mudanças no setor. “No mercado da saúde, temos que medir a efetividade das ações e ficar sempre atentos à necessidade de mudanças. No trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde não há requinte, grandes estruturas físicas ou tecnológicas, mas há uma atuação eficiente, baseada em humanização e qualidade, que faz toda a diferença”, finalizou.

Outras questões como governança corporativa, ferramentas de gestão e integração de processos, também foram discutidas. Entre as instituições presentes no curso da Health Minds estavam representantes do Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Grupo São Cristóvão Saúde, Fundação Zerbini, Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Hospital Edmundo Vasconcelos, Leforte e VitaeCare.

A Health Minds Academy é uma plataforma que envolve educação, relacionamento e benchmarking com um revolucionário modelo de aprendizado. Com a missão de contribuir com a melhoria da saúde e promover a troca de experiências positivas, utiliza um método que engloba discussões e aulas em grupo, análises e pesquisas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version