SEGS Portal Nacional

Saúde

Lipoaspiração pode beneficiar mulheres com lipedema

  • Quinta, 20 Fevereiro 2020 11:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Márcia Wirth
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O lipedema ocorre quase exclusivamente em mulheres. Mas também foi observado em homens com desequilíbrio hormonal ou doença hepática

A lipoaspiração melhora a qualidade de vida das mulheres com lipedema, de acordo com um estudo publicado no Plastic and Reconstructive Surgery.

O lipedema (ou lipoedema) é uma condição crônica que causa um acúmulo anormal de gordura em áreas específicas do corpo. Essa gordura é acompanhada de retenção de líquidos e outras alterações que podem culminar no lipo-linfedema.

Indivíduos com lipedema são frequentemente diagnosticados erroneamente com sobrepeso ou a sua condição é confundida com uma condição de inchaço diferente, conhecida como linfedema. Mas o lipedema é uma condição distinta própria e não trivial. O lipedema é uma doença crônica e progressiva, com implicações únicas na saúde. Requer gerenciamento contínuo dos sintomas para aliviar o desconforto e impedir a progressão para estágios mais avançados, incluindo o lipo-linfedema.

“Uma paciente ‘típica’ de lipedema parece ter a parte inferior do corpo desproporcionalmente acima do peso em comparação com a parte superior. Mas as pacientes com lipedema nem sempre são ‘típicas’, e o acúmulo anormal de gordura é apenas o mais óbvio dos sintomas. Como é uma condição progressiva, os sintomas também pioram e mudam com o tempo”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada.

Entenda o estudo

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, conduziram uma pesquisa on-line com 209 pacientes do sexo feminino (idade média, 38,5 anos) com lipedema submetidas à lipoaspiração tumescente para entender as experiências das mulheres com o início e a progressão da doença.

Os autores do estudo descobriram que a maioria dos participantes notou uma primeira manifestação da doença aos 16 anos de idade. O diagnóstico levou uma média de 15 anos. “A maioria das pacientes relatou que a lipoaspiração levou a uma redução significativa na dor, inchaço, sensibilidade e hematomas fáceis”, diz Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A prevalência de hipotireoidismo (35,9%) e depressão (23%) nessas pacientes foi superior à prevalência média na população alemã. As entrevistadas apresentavam uma baixa prevalência de diabetes tipo 1 (1,4%) e tipo 2 (1%). Quase um quarto das pacientes com lipedema teve um diagnóstico de enxaqueca (22,5%) e dois terços dessas entrevistadas (68,1%) disseram que a frequência e / ou intensidade dos ataques de enxaqueca diminuíram acentuadamente após a lipoaspiração.

“De acordo com os achados do estudo, a lipoaspiração produz efeitos positivos duradouros em pacientes com lipedema, levando a um aumento acentuado em sua qualidade de vida. A cirurgia não é solução definitiva e nem solução única para o problema. Assim como o tratamento clínico não é perfeito e nem definitivo. Os melhores resultados são obtidos ao fazer uma abordagem ampla. Portanto, serviços que disponham de fisioterapeuta, nutricionista, cirurgião vascular, cirurgião plástico e endocrinologista são os mais indicados”, destaca Ruben Penteado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version