SEGS Portal Nacional

Saúde

Centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem – Instituto de Radiologia (InRad) – passa a integrar expedições do Barco Hospital Papa Francisco, no Pará

  • Quinta, 13 Fevereiro 2020 11:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiela Caldeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

- Exames de alta complexidade são realizados no barco e os resultados disponibilizados na hora;

- Mais de mil comunidades ribeirinhas serão atendidas durante as expedições;
- A expectativa é de que 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a missão.

Cirurgias, mamografia, ultrassonografia, raios-x, entre outros exames médicos de alta complexidade realizados em um Barco Hospital. Este é o projeto inovador da parceria entre Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e a Associação e Fraternidade de São Francisco de Assis, que irá atender mil comunidades ribeirinhas, na região de Calha Norte, no Noroeste do Pará.

Durante oito dias oito médicos, entre clínicos gerais, cirurgiões, radiologistas, dentistas e mais de 15 pessoas da tripulação navegam no Barco Hospital Papa Francisco para atender comunidades ribeirinhas. O corpo clínico voluntário se reúne aos tripulantes na cidade de Óbidos (PA) para levar, muitas vezes, o primeiro atendimento médico à população de quase 700 mil pessoas. O projeto bem-sucedido está em sua nona expedição, que acontece entre os dias 11 e 18 de fevereiro, na cidade Prainha, 20 horas de barco a partir do ponto de encontro. Em média, são realizados três mil procedimentos por missão.

“Mais do que realizar exames de alta complexidade em uma unidade móvel, a população atendida poderá contar com os resultados na hora, graças à tecnologia do Barco Hospital, que também tem o sistema WareLine que traz, em tempo real, um prontuário digital desde a triagem até o final do atendimento”, explica Claudia da Costa Leite, médica e professora do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que irá acompanhar algumas das expedições.

Dra. Claudia explica que só as mamografias vão para a base em Óbidos e são enviadas via sistema de teleradiologia para serem laudados pelos profissionais do InRad, em São Paulo. “Os pacientes recebem o resultado do exame em visita de um outro barco e, se for caso de cirurgia, são imediatamente encaminhadas para o hospital mais próximo. O Barco da Expedição pode demorar até 1 ano para voltar a visitar a mesma comunidade”.

Para a especialista, a expedição marca uma nova relação com a medicina. “Vamos trabalhar com pessoas que muitas vezes nunca tiveram acesso a atendimentos médicos. A equipe de profissionais e acadêmicos do HC também poderá contribuir com a experiência ao lidar com vários tipos de doenças, inclusive as menos comuns”.

Sobre o InRad

O Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um centro de excelência em pesquisa, diagnóstico e terapias por imagem produção farmacêutica de itens utilizados diariamente para pesquisas clínicas e, ainda, de produtos usados na rotina clínica e fármacos produzidos no setor de medicina nuclear onde fica o cíclotron, acelerador de partículas que produz a fórmula radioativa de glicose FDG (Fluorodesoxiglicose) usados em exames PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons). Durante o processo, se o paciente tiver uma célula cancerígena ela fica reluzente.

Além disso, o InRad conquistou a classificação de melhor centro de medicina nuclear do mundo pela Agência Internacional de Energia Atômica. Por ano, passam pelo InRad 215 mil pacientes. Nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre ultrassonografia, radiologia geral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e mamografia. No instituto são 82 equipamentos de radiologia de última geração para realizar mais de 300 mil exames por mês, 25 mil só de raios-X.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 05, 2025 Saúde

Projeto envolve agentes de saúde e reduz em 50%…

Dez 05, 2025 Saúde

Gripe, laringite ou amigdalite? Saiba como diferenciar…

Dez 05, 2025 Saúde

Alta taxa de irregularidades em suplementos alerta…

Dez 04, 2025 Saúde

Dezembro Laranja reforça a importância da prevenção ao…

Dez 04, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 04, 2025 Saúde

Excessos de fim de ano elevam risco de crises de gota

Dez 03, 2025 Saúde

O perigo por trás dos protocolo de secar: como práticas…

Dez 03, 2025 Saúde

Ano novo, proteção renovada: faça seu check-up vacinal…

Dez 03, 2025 Saúde

Podopediatria: por que acompanhar a saúde dos pés das…

Dez 02, 2025 Saúde

Cresce o número de pessoas com diabetes e Brasil é o 6º…

Dez 02, 2025 Saúde

Fatores hormonais, estilo de vida e histórico familiar…

Dez 02, 2025 Saúde

Verão eleva risco de erosão dentária, alerta…

Dez 01, 2025 Saúde

Herpes Zóster: doença ligada à catapora pode causar dor…

Dez 01, 2025 Saúde

Dezembro Laranja: cuidados redobrados com a pele para o…

Nov 28, 2025 Saúde

Próteses valvares: a durabilidade depende da idade, não…

Nov 28, 2025 Saúde

Especialista alerta para cuidados com os olhos no…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version