SEGS Portal Nacional

Saúde

Parcerias entre Condepe, Cieti e Fleci visam o fortalecimento da categoria

  • Terça, 11 Fevereiro 2020 11:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cris Landi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Participação inédita do congresso da Fleci amplia o alcance do evento para a América Latina; o Cieti passa integrar a programação oficial do Condepe

Em abril de 2020, o Transamerica Expo Center receberá o 3º Condepe - Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, que nesta edição traz como tema “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”. Serão mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais focados em transmitir as mais modernas práticas e trazer os temas mais relevantes para o aprimoramento dos participantes do congresso, que em 2020 homenageará o Bicentenário de Florence Nightingale - reconhecida como a “primeira” enfermeira do mundo, que há 200 anos já declarava: “a enfermagem é uma arte” – e amplia sua atuação com alcance internacional.

Esta edição traz duas importantes novidades: a participação inédita do congresso da Fleci - Federação Latino-americana de Enfermagem em Cuidado Intensivo, membro da Federação Mundial de Enfermagem em Cuidados Intensivos, ampliando o alcance do evento para a América Latina; e a parceria com o Cieti - Congresso Internacional de Enfermagem e Terapia Intensiva, que passa integrar a programação oficial do Condepe.

A Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva – sediada na Cidade do México, com presença na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – tem como filosofia o empoderamento da categoria, através da colaboração com organizações de enfermagem em terapia intensiva e profissionais, sem distinção de qualquer tipo.

O avanço na arte e ciência da enfermagem, um dos principais pilares do Condepe desde sua primeira edição, em 2018, através da premiação de trabalhos científicos, aproxima ainda mais os dois eventos. A presidente do Comitê Científico do Condepe, Dra. Renata Pietro, também presidente do Coren SP - Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, ressalta a importância desta parceria: “Juntos podemos trabalhar mais e melhor pelo reconhecimento da enfermagem em terapia intensiva na América Latina, através da cooperação e colaboração entre profissionais da categoria, estabelecendo padrões comuns entre os países membros da Fleci para educação, prática e gerenciamento de enfermagem em terapia intensiva”.

“A adesão da Fleci ao Condepe vem em um bom momento. Com certeza esta parceria será importante na promoção e apoio para as iniciativas de pesquisa em terapia intensiva que permitam avanços no cuidado da pessoa gravemente enferma e de sua família, além de colaborar para a evolução dos programas de educação”, reitera Dr. Oscar Cabrera, presidente da Federação Latino-Americana de Enfermagem em Terapia Intensiva.

Fundada em 2010 por um grupo de enfermeiros intensivistas, a Abenti tem como objetivo a promoção e integração entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo, além de proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

“Como parte das atividades de divulgação do conhecimento realizamos eventos nacionais e internacionais e promovemos a certificação profissional do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva”, diz a Presidente da Abenti, a enfermeira maranhense Wildlani Sousa Montenegro. Após dez anos, o evento que começou como Fórum e depois Simpósio Internacional, evoluiu para Congresso. “O Cieti é o maior evento de Enfermagem em Terapia Intensiva de referência nacional para os enfermeiros”, diz com orgulho, e completa: “Nosso evento congrega lideranças de enfermeiros intensivistas, docentes, enfermeiros assistenciais, residentes, enfermeiros cursando pós-graduação, acadêmicos, ligas acadêmicas e técnicos de enfermagem de todo o território nacional. É um momento de interação cientifica, política e social”. E, a partir de 2020, Condepe e Cieti resolveram fortalecer as discussões em macroprojeto e entenderam que essa parceria traria fortalecimento para a categoria.

As inscrições de trabalhos científicos para 2020 estão abertas e devem ser feitas através do site oficial do Condepe – https://inscricao.condepe.com.br/trabalhocientifico/inicio.php. O prazo se encerrará em 31 de março de 2020 ou quando atingir o número máximo de 400 trabalhos e o profissional deverá obrigatoriamente estar inscrito na 3º edição do Congresso – as inscrições devem ser realizadas no site da instituição – http://condepe.com.br/inscreva-se/) – até 19 de abril de 2020.

3º CONDEPE – CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM
Tema: “As iniciativas da enfermagem para revolucionar a saúde”
22 e 23 abril de 2020, quarta e quinta-feira

TRANSAMERICA EXPO CENTER
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo
Telefone: (11) 5643-3035
E-mail:
Inscrições: http://condepe.com.br/inscreva-se/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Abr 22, 2026 Saúde

Dormir de barriga para cima reduz risco de morte…

Abr 22, 2026 Saúde

Números de infartos crescem entre jovens; estudo aponta…

Abr 22, 2026 Saúde

Jejum glicêmico: o que é e como ele pode ajudar…

Abr 17, 2026 Saúde

Entre o descuido e a infecção: por que pequenos cortes…

Abr 17, 2026 Saúde

Outono muda o cenário das doenças infantis e expõe…

Abr 17, 2026 Saúde

Rastreamento de próstata identifica câncer…

Abr 15, 2026 Saúde

Pílula para emagrecimento é lançada no exterior e marca…

Abr 15, 2026 Saúde

Cistos Epidérmicos: Os Caroços na Pele Que Parecem…

Abr 15, 2026 Saúde

Brasil mantém taxa elevada de cesarianas e reacende…

Abr 15, 2026 Saúde

Zurich lança seguro contra fraudes corporativas diante…

Abr 14, 2026 Saúde

O que a sua mordida revela sobre sua postura

Abr 14, 2026 Saúde

O que é vasculite cutânea e como ela pode atingir rins,…

Abr 14, 2026 Saúde

Aumento do uso de canetas emagrecedoras acende alerta…

Abr 13, 2026 Saúde

Casos de Parkinson devem dobrar até 2050: conheça os…

Abr 13, 2026 Saúde

Proteína em excesso pode prejudicar os rins: médica…

Abr 13, 2026 Saúde

Enfraquecimento e queda capilar durante o processo de…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version