SEGS Portal Nacional

Vagas

Sobram vagas, faltam profissionais. Será?

  • Segunda, 10 Agosto 2020 11:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Verônica Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Existem mesmo poucos profissionais capacitados para atender a demanda do novo mundo empresarial digital?

Muitas empresas adotaram o home office para driblar este momento de pandemia e crise financeira, visto que os negócios não podem parar. Há muito tempo já se discute como a internet e as inovações tecnológicas mexeram com o mundo corporativo, que precisou se adequar e buscar pelos profissionais certos. Mas será que não existem tantas pessoas adequadas para preencher as vagas? Os CEO’s mostram preocupação.

Penha Pereira, economista, apresenta “Se o mundo corporativo se restringir às constatações de que não existem pessoas adequadas para exercerem os novos papéis ou as novas profissões, chegaremos a um momento de inviabilização dos Businesses, pois o surgimento de inovações e demandas será cada vez maior e mais veloz”.

A velocidade que as novas tecnologias chegam ao mercado hoje, pode deixar os empreendedores com dificuldades na hora de manejar o negócio, contratar colaboradores e alavancar sua empresa.

Segundo a economista, o problema é que na verdade não faltam pessoas adequadas para preencher as vagas, “O que falta é ousadia das Instituições em colocar seus colaboradores para aprenderem o que é necessário, de forma gradual, para as devidas adaptações. É neste ponto que será possível perceber quem de fato está preparado para enfrentar a nova Revolução Industrial. Quem não aceitar aprender, sentimos muito, mas precisará repensar seu caminho. Nada é impossível de realização, mesmo com tanta e tão rápida informação chegando”.

Vale lembrar que quando as pessoas não possuíam celulares, ainda não eram vendidas as ‘capinhas’ protetoras, coloridas, com pedraria, sem pedraria, de silicone ou plástico, e em certo momento este tipo de produto viralizou. Então pensemos nas necessidades que advirão de novas profissões, novas tecnologias, novas relações, ou seja, muitas oportunidades.

Sendo assim, as empresas não podem se acomodar, todo objetivo é um ponto de partida para mais uma etapa de crescimento e aprimoramento em qualquer nível, então na verdade dificilmente alguém estará em uma posição de preparo total. Cada vez que uma inovação chega e os profissionais se preparam para entendê-la a fim de tirar o melhor proveito do que ela traz, com certeza em pouco tempo eles já se deparam com a necessidade de conhecer uma nova versão.

“O conhecimento hoje evolui muito rapidamente, fica complicado parar muito para analisar, entretanto, momentos de feedback e auto avaliação devem existir, porém deverão ser objetivos e bem específicos. Pela velocidade com que as informações se disseminam, para qualquer pessoa mesmo aquela com uma mente muito aberta e bem formada, é quase impossível incorporar todo o novo conhecimento. Essa habilidade será obtida ao longo da prática, do convívio com casos e experiências”, apresenta Penha.

É natural em que se tratando de uma grande Corporação , com um amplo espectro de ação, é muito desafiador, complexo, custoso e até um pouco demorado para a empresa ter que se ajustar às novas exigências da maneira como o mercado exige. Por este motivo, as Instituições buscam com avidez pessoas que tenham conhecimento e vivência em novas técnicas e que além de tudo tenham o espírito empreendedor para aplicar este conhecimento.

Mas é importante pensar que, mesmo o mais alto executivo não chegou ao topo já sabendo tudo, e sim com as vivências do dia a dia, errando e aprendendo dentro da corporação. Ou seja, é impossível a uma pessoa chegar 100% preparada!

Penha finaliza, “Será necessário desaprender para o novo aprendizado; a empresa sempre necessitará oxigenar-se, mas se não encontrar no mercado profissionais já preparados, por que não fazer um mix, abrindo novos caminhos para aqueles que ainda não possuem a experiência e trazendo também novas cabeças que com certeza terão o conhecimento necessário?”.

Penha Pereira
Economista, Master Coach e gestora de carreira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Dez 04, 2025 Vagas

UNG está com vagas de estágio e emprego para campi…

Dez 03, 2025 Vagas

Azimut Yachts abre 60 vagas em Itajaí, principal polo…

Dez 02, 2025 Vagas

Oportunidade: Mondelez Brasil anuncia vagas para seu…

Dez 01, 2025 Vagas

Em busca de trabalho? Portal de Vagas da Sólides…

Nov 28, 2025 Vagas

BrasilCenter anuncia mais de 750 vagas em todo o Brasil…

Nov 27, 2025 Vagas

Tecnologia abre portas: mais de 30 vagas no Brasil e…

Nov 26, 2025 Vagas

SESI-SP abre 110 vagas de estágio para o projeto Super…

Nov 25, 2025 Vagas

Após aporte, Bull anuncia expansão e abre  vagas em…

Nov 24, 2025 Vagas

Empresas abrem mais de 160 vagas de estágio para 2026…

Nov 19, 2025 Vagas

iFood lança programa de estágio apostando na formação…

Nov 18, 2025 Vagas

Companhia de Estágios tem mais de 600 vagas abertas em…

Nov 13, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 11, 2025 Vagas

McDonald’s abre 420 vagas afirmativas para pessoas com…

Nov 07, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 06, 2025 Vagas

Goodyear abre inscrições para o Programa de Estágio…

Nov 05, 2025 Vagas

Numen anuncia mais de 50 vagas em plano de expansão

Mais VAGAS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version