SEGS Portal Nacional

Vagas

Analistas devem fazer concurso para o cargo de auditor da Receita Federal, decide STF

  • Segunda, 22 Junho 2020 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodolfo Milone
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

(Crédito: Divulgação)

Anteriormente, as duas posições poderiam ser unidas

Por Rodolfo Milone

O Supremo Tribunal Federal (STF) preferiu distanciar as carreiras de auditor fiscal e analista tributário, para que seja entendido que os cargos são distintos e que não é possível ir de um para o outro sem realizar um concurso público.

Assim, a entidade autorizou a criação do cargo de auditor da Receita Federal, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), requerida pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). Na prática, ela é referente ao art. 5 da Lei 10.593/2020, que diz: “Fica criada a carreira de Auditoria da Receita Federal do Brasil, composta pelos cargos de nível superior de auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e de analista tributário da Receita Federal do Brasil”.

A separação foi necessária porque, no entendimento do STF, o artigo deixava margem para que interpretações errôneas fossem feitas, como a possibilidade de que analistas-tributários pudessem progredir e se tornar auditores-fiscais, por meio de progressão na carreira. Deste modo, o artigo dava a entender que o concurso da Receita Federal não era necessário para a mudança de cargo e, assim, fazia com que o certame fosse ignorado.

Para os ministros do STF, a progressão é, inclusive, inconstitucional. O órgão entende que “não há o que se falar em ascensão, transferência, enquadramento, mudança ou transformação em outro cargo, ainda que sob o manto denominador único de Carreira Tributária”.

Sendo assim, uma vez aprovado para desempenhar as atividades de analista, a única forma de progredir na carreira sem a participação em um certame é a promoção dentro do cargo específico.

Concurso na área

Ainda não há previsão para que a autorização do governo federal quanto a um novo certame seja dada. Entretanto, o órgão vai manter o mesmo pedido realizado em 2019 para o preenchimento de 1.453 vagas de analista-tributário e 700 para auditor-fiscal. Antes da autorização, o Ministério da Economia deve analisar se a entidade que pede novos servidores atendeu aos requisitos impostos ao longo do ano anterior.

As remunerações dos cargos giram em torno de até R$ 12 mil para os analistas-tributários em início de carreira e de até R$ 21 mil para os auditores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Fev 09, 2026 Vagas

Embracon reforça time corporativo com vagas na área…

Fev 06, 2026 Vagas

Oportunidade de estágio: Prefeitura Municipal da…

Fev 05, 2026 Vagas

Vivo abre cerca de 100 vagas para área técnica no…

Fev 04, 2026 Vagas

Programa de estágio da Shell abre 16 vagas em áreas…

Fev 03, 2026 Vagas

Wishin expande atuação e abre mais de 10 vagas para…

Fev 02, 2026 Vagas

Construtora abre vagas de emprego para obras em Anápolis

Jan 30, 2026 Vagas

DB1 Group abre mais de 150 vagas de emprego para…

Jan 29, 2026 Vagas

V8.Tech tem vagas abertas para especialistas de…

Jan 28, 2026 Vagas

Vagas em Santa Catarina. Confira oportunidades para…

Jan 27, 2026 Vagas

Mais de 70 vagas para começar 2026 em um novo emprego

Jan 26, 2026 Vagas

Grupo Trigo oferece mais de 45 vagas de emprego em…

Jan 23, 2026 Vagas

McDonald’s, iFood, Wiz Co, Sicredi e mais: Confira as…

Jan 22, 2026 Vagas

RS Serviços oferece mais de 100 vagas de emprego em São…

Jan 21, 2026 Vagas

Última chamada: plataforma abre vagas em cursos de…

Jan 20, 2026 Vagas

Boa Supermercados promove mutirão de entrevistas para…

Jan 19, 2026 Vagas

1ª Temporada de Estágios abre 2026 com 71,7 mil vagas

Mais VAGAS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version