SEGS Portal Nacional

Vagas

Programa gratuito de formação técnica para atuar no mercado de comércio exterior abre 200 vagas para o primeiro semestre

  • Sexta, 29 Mai 2020 10:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathália Sanches
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Nova edição do Jovens OEA recruta até 15 de junho jovens de baixa renda entre 18 e 23 anos que tenham interesse em se especializar para trabalhar com importação e exportação

Em meio à pandemia e seus efeitos negativos, uma boa notícia para jovens de baixa renda entre 18 e 23 anos que tenham interesse em ingressar ou em expandir seus conhecimentos sobre o mercado de comércio exterior: o projeto social Jovens OEA está com inscrições abertas para 200 vagas até 15 de junho.

O programa oferece gratuitamente treinamento técnico e prático com o intuito de capacitar os participantes de todo o Brasil enquanto operadores aduaneiros para se tornarem profissionais habilitados a contribuir com as rotinas de empresas atuantes em comércio exterior, sejam importadores, exportadores, trading companies, despachantes aduaneiros, agentes de carga, depositários ou transportadores.

As aulas são online com início em junho e término em novembro de 2020. Dentre os temas abordados estão pessoas e comércio internacional; legislação e empresas; documentos e sistemas e mercadorias e parceria aduana-empresa. A iniciativa é uma realização do Instituto de Comércio Internacional do Brasil (ICI.BR), com o patrocínio financeiro e contribuição como professores de profissionais da Lira Advogados e da TTMS Technologies, que também convidam seus clientes e conhecerem os alunos que melhor performarem para preencher possíveis posições de trabalho em aberto.

O Jovens OEA já foi realizado no passado de forma local e agora retorna repaginado e muito mais amplo ao trabalhar com aulas remotas. Jonathan Martins da Silva, hoje analista sênior de desembaraço, participou da primeira turma em meados de 2009 e conta que o conhecimento foi decisivo para o encaminhamento da sua carreira. “Comecei a ter contato com a área em 2007, quando entrei como Patrulheiro (Jovem Aprendiz) em uma empresa para atuar com atividades administrativas no departamento de assuntos governamentais importação/exportação. Dois anos depois meu contrato estava chegando ao fim, era um período de crise econômica no País e tive a oportunidade de conhecer e de realizar o programa para obter conhecimento mais técnico, o que me abriu a porta para assinar um novo contrato de trabalho para a mesma companhia, dessa vez como auxiliar de importação. Sou muito grato às oportunidades e realizado na profissão.”

Dentre os profissionais responsáveis pelo conteúdo do projeto estão João Rezende, advogado que tua com equipes de Direito Tributário e Contencioso Tributário e Aduaneiro; Francisco D´Angelo, que há 50 anos atende a Indústria no Brasil e que como colaborador, executivo e consultor se consolidou como grande referência em temas Aduaneiros; Pedro Pavão, que além de advogado é também economista; Gustavo Siqueira, analista de sistemas e especialista em Regimes Aduaneiros Especiais; Yuna Yamazaki, graduada em administração com habilitação em Comércio Exterior, advogada, trade compliance officer e despachante aduaneira com mais de 20 anos de experiência; Raquel Matiolli, com mais de 90 projetos de auditoria e consultoria dos controles internos e mapeamento de processos voltados às áreas de importação, exportação, logística interna e segurança da cadeia logística; entre outros.

“O projeto social Jovens OEA foi criado em 2008 visando a desenvolver jovens menos privilegiados para atuarem em rotinas na área aduaneira. Ao longo de todos esses anos a necessidade das empresas em contarem com profissionais especializados na área de comércio exterior cresceu muito, assim como a imperiosidade em desenvolver empregabilidade para profissionais entrando no mercado de trabalho. Então, estendemos a capacitação feita pelo ICI.BR para uma parcela da população que se interessa pelo assunto e quer ter melhores chances no mercado de trabalho”, explica Alexandre Lira, diretor-executivo da instituição, patrono e criador do programa e advogado sócio-diretor da Lira Advogados.

Para participar do processo seletivo basta preencher o formulário disponível em https://icibr.org/jovensoea/inscreva-se. E as informações completas estão em https://icibr.org/jovensoea/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Fev 06, 2026 Vagas

Oportunidade de estágio: Prefeitura Municipal da…

Fev 05, 2026 Vagas

Vivo abre cerca de 100 vagas para área técnica no…

Fev 04, 2026 Vagas

Programa de estágio da Shell abre 16 vagas em áreas…

Fev 03, 2026 Vagas

Wishin expande atuação e abre mais de 10 vagas para…

Fev 02, 2026 Vagas

Construtora abre vagas de emprego para obras em Anápolis

Jan 30, 2026 Vagas

DB1 Group abre mais de 150 vagas de emprego para…

Jan 29, 2026 Vagas

V8.Tech tem vagas abertas para especialistas de…

Jan 28, 2026 Vagas

Vagas em Santa Catarina. Confira oportunidades para…

Jan 27, 2026 Vagas

Mais de 70 vagas para começar 2026 em um novo emprego

Jan 26, 2026 Vagas

Grupo Trigo oferece mais de 45 vagas de emprego em…

Jan 23, 2026 Vagas

McDonald’s, iFood, Wiz Co, Sicredi e mais: Confira as…

Jan 22, 2026 Vagas

RS Serviços oferece mais de 100 vagas de emprego em São…

Jan 21, 2026 Vagas

Última chamada: plataforma abre vagas em cursos de…

Jan 20, 2026 Vagas

Boa Supermercados promove mutirão de entrevistas para…

Jan 19, 2026 Vagas

1ª Temporada de Estágios abre 2026 com 71,7 mil vagas

Jan 16, 2026 Vagas

Vagas de estágio somam mais de 3 mil oportunidades no…

Mais VAGAS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version