SEGS Portal Nacional

Vagas

Atenção à população sênior abre oportunidades nos mais diversos setores de mercado

  • Terça, 28 Abril 2020 09:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Clara
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

Pandemia do novo coronavírus trouxe a visão para muitas empresas que precisam se preparar para atender um público responsável por até 20% do consumo do país

A proporção de pessoas com 60 anos ou mais deve duplicar entre 2007 e 2050. No Brasil, a população nessa faixa etária supera os 29 milhões, os quais são responsáveis por até 20% do consumo registrado no país anualmente. A perspectiva de analistas e pesquisadores é de que esses números continuem crescendo ainda mais rápido nos próximos anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que, em 40 anos, o número de homens e mulheres na terceira idade triplique no Brasil, chegando a 66,5 milhões de pessoas.

Ainda assim, poucas marcas estavam atentas à digitalização de serviços voltados a esse público. Segundo levantamento feito pela Economist Intelligence Unit, apenas 30% das empresas planejavam ações focadas no cliente 60+, cenário que deve ser bastante alterado agora, após a pandemia do novo coronavírus, que ascende a necessidade das companhias se prepararem cada vez mais para atender novos hábitos do consumidor em geral, incluindo a população sênior, que faz cada vez mais uso da tecnologia.

Um mapeamento da ilegra, empresa global de design, inovação e software, sobre o relacionamento do público sênior com a tecnologia - principalmente no setor de finanças - reuniu mais de 30 fintechs nacionais e internacionais. Segundo o estudo, apesar de tímidas, o Brasil têm iniciativas com foco em soluções para evitar golpes e fraudes, gestão financeira compartilhada com filhos adultos, gestão financeira e patrimonial e também planos de saúde customizados. Vale lembrar que a Inteligência Artificial é uma aliada neste desenvolvimento.

“É possível facilitar o uso de aplicativos e soluções digitais de bancos e empresas do ramo financeiro, tornando o sênior hábil para fazer suas transações e pagamentos sem ter que se deslocar até uma agência. Esse público também é o mais vulnerável a fraudes, portanto, pensar soluções que os proteja com mais eficiência é algo que precisa ser observado”, pontua Caroline Capitani, VP da ilegra e responsável pelo mapeamento.

Além da área financeira, as possibilidades estendem-se a setores como serviços de entrega, cujos aplicativos podem aumentar a autonomia do sênior frente a atividades corriqueiras; auxílio saúde, com dispositivos e aplicativos de monitoramento, alertas e lembretes que já têm sido usados para a manutenção e controle da saúde do sênior - mas com espaço ainda para planos de saúde mais adaptados e customizados à realidade dessa faixa etária.

As possibilidades estendem-se ainda à ampliação do "e-health" e do "home care" nesse nome contexto; comunicação e inclusão social, como os aplicativos de troca de mensagens que já vêm sendo mais utilizados por esse público, e reduzem a sensação de isolamento, aproximando-os de seus familiares e amigos; e entretenimento, com foco em atividades recreacionais que distraem e possibilitam um passatempo extra a eles, como também estimulam as capacidades motora e cognitiva, prevendo interações sociais.

“Como profissionais à frente de soluções na experiência do usuário, criação e solução de produtos de tecnologia, sejam eles físicos ou digitais, nós temos a possibilidade e o dever de nos atentarmos a isso. Assim como no design inclusivo e no design universal, temos que nos conscientizar e pensar nos mais diversos públicos no nosso processo projetual, sendo a terceira idade, mais do que nunca, parte deste contexto. Fontes e áreas de clique maiores, calibre no contraste de cores, atenção no uso demasiado de elementos em tela e informações claras de uso são alguns poucos exemplos que podem facilitar a utilização de produtos digitais para os idosos”, conclui Nicolle Perico, UX Designer na ilegra.

Sobre a ilegra

A ilegra é uma empresa global de design, inovação e software. Com 17 anos de existência, a empresa busca trazer agilidade para estratégias digitais, auxiliando as companhias para a realidade de um mercado inquieto. Com parcerias estratégicas com Google, AWS e GitHub, a empresa possui em seu portfólio de clientes companhias líderes de mercado que tem a inovação em seu DNA, como Whirlpool, FCA, Bradesco, Cielo, Sapore, Agibank, Orizon, Embraco, AGCO, Thomson Reuters e Thyssen Krupp Elevadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Dez 04, 2025 Vagas

UNG está com vagas de estágio e emprego para campi…

Dez 03, 2025 Vagas

Azimut Yachts abre 60 vagas em Itajaí, principal polo…

Dez 02, 2025 Vagas

Oportunidade: Mondelez Brasil anuncia vagas para seu…

Dez 01, 2025 Vagas

Em busca de trabalho? Portal de Vagas da Sólides…

Nov 28, 2025 Vagas

BrasilCenter anuncia mais de 750 vagas em todo o Brasil…

Nov 27, 2025 Vagas

Tecnologia abre portas: mais de 30 vagas no Brasil e…

Nov 26, 2025 Vagas

SESI-SP abre 110 vagas de estágio para o projeto Super…

Nov 25, 2025 Vagas

Após aporte, Bull anuncia expansão e abre  vagas em…

Nov 24, 2025 Vagas

Empresas abrem mais de 160 vagas de estágio para 2026…

Nov 19, 2025 Vagas

iFood lança programa de estágio apostando na formação…

Nov 18, 2025 Vagas

Companhia de Estágios tem mais de 600 vagas abertas em…

Nov 13, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 11, 2025 Vagas

McDonald’s abre 420 vagas afirmativas para pessoas com…

Nov 07, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 06, 2025 Vagas

Goodyear abre inscrições para o Programa de Estágio…

Nov 05, 2025 Vagas

Numen anuncia mais de 50 vagas em plano de expansão

Mais VAGAS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version