SEGS Portal Nacional

Vagas

Temos vagas em tecnologia! Por que o país continua não formando profissionais suficientes para esse setor?

  • Sexta, 03 Janeiro 2020 17:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Vagas
  • Imprimir

*por Luciana Carvalho, diretora de Gente do Grupo Movile

O mercado de tecnologia vive hoje um triste paradoxo. Ao mesmo tempo em que há quase 13 milhões de desempregados no país de forma geral, grandes empresas não estão conseguindo preencher as vagas disponíveis dessa área. Apenas em TI, estima-se que tivemos de 150 mil a 200 mil vagas não preenchidas em 2018, de acordo com a consultoria IDC Brasil.

E a tendência é que o segmento não pare de crescer. Profissões como analista de dados, cientista de dados, desenvolvedor de softwares e aplicativos e especialista em e-commerce vivenciam um aumento de demanda que deve se manter, pelo menos, até 2022. Cientistas de dados, por exemplo, tiveram um aumento de demanda de quase 50% de 2017 para 2018, de acordo com uma pesquisa do PageGroup. Já a busca por desenvolvedores full stack cresceu 169% no último ano, de acordo com dados da plataforma de recrutamento digital Revelo.

O boom das startups, que dobraram no Brasil nos últimos seis anos, de acordo com um levantamento da ABStartups, é um dos responsáveis por isso, mas não apenas ele. O fato é que as empresas de tecnologia, justamente por sua natureza, vêm crescendo de forma exponencial, de maneira que o mercado e as instituições de ensino não esperavam. Isso acabou gerando uma crise entre a oferta e a demanda de profissionais qualificados.

O problema é ainda maior quando se fala em tecnologias de ponta, super recentes e com pouca gente utilizando. Como o setor renova constantemente suas ferramentas, esse gap entre vagas e profissionais é um problema dinâmico. Enquanto uma linguagem de programação está no auge, por exemplo, muitas pessoas passam a tentar se qualificar nela. No entanto, uma nova linguagem já surge logo depois e a corrida recomeça.

Curiosamente, porém, os brados de “temos vagas” das empresas Brasil afora parecem não estar chegando aos ouvidos dos estudantes, especialmente dos jovens do Ensino Médio. A busca por carreiras de tecnologia em universidades tem se mantido assustadoramente estável - e baixa - nos últimos dez anos. A lista dos cursos superiores com maior número de matrículas no país pouco mudou na última década. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, os cursos mais buscados são Direito, Pedagogia, Administração e Contabilidade.

Uma das razões que ajudam a explicar este comportamento é o imenso gargalo que vivenciamos no ensino de matemática. Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no Ensino Médio, segundo o movimento Todos Pela Educação. A falta de familiaridade com os números faz com que os jovens não se sintam confiantes na busca por carreiras de exatas, que exigem bastante esta habilidade.

Como consequência, o que temos em maior número no mercado são pessoas de outras profissões que, notando essa demanda, têm se dedicado à transição de carreira para a área de tecnologia. Esse movimento ajuda a atenuar um pouco as dores das companhias, mas exige delas também a disposição de ajudar a preparar esses profissionais para os desafios que vão enfrentar. As pessoas que trocam de carreira recomeçam sua jornada com um nível menor de qualificação, sem o importante background de conhecimentos que uma formação completa poderia proporcionar. Na maioria das vezes, a transição é bem-sucedida e gera ótimos profissionais. Ela só leva um tempo para acontecer e o mercado, de forma geral, está ficando sem esse tempo.

Paralelamente, as empresas de tecnologia têm encontrado formas para lidar com esse gap. A principal solução tem sido focar na contratação de pessoas de nível júnior e investir na sua formação dentro de casa, acelerando a carreira desses profissionais para que eles sejam capazes, em um curto espaço de tempo, de assumir cargos seniores. Na Movile, por exemplo, temos iniciativas como cursos de capacitação em tecnologia abertos ao público externo, parcerias com universidades e, para os profissionais já contratados, realizamos atualizações constantes, incentivamos a participação em eventos e temos programas de aceleração de carreira.

Cabe às organizações e aos profissionais já no mercado lutarem para preencher essa demanda e ajudar no avanço tecnológico do país. Enquanto isso, sonhamos com o dia em que, depois de astronauta ou cantor, crianças respondam aos pais que querem ser programadoras quando crescerem. Nós certamente precisaremos delas!

*Luciana Carvalho é formada em psicologia, com formação no Programa Executivo de Negócios da Universidade de Stanford. Tem vasta experiência em recrutamento e gestão de talentos. É Diretora de Gente no Grupo Movile, ecossistema de empresas de tecnologia líder na América Latina, onde está há mais de quatro anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+VAGAS ::

Dez 04, 2025 Vagas

UNG está com vagas de estágio e emprego para campi…

Dez 03, 2025 Vagas

Azimut Yachts abre 60 vagas em Itajaí, principal polo…

Dez 02, 2025 Vagas

Oportunidade: Mondelez Brasil anuncia vagas para seu…

Dez 01, 2025 Vagas

Em busca de trabalho? Portal de Vagas da Sólides…

Nov 28, 2025 Vagas

BrasilCenter anuncia mais de 750 vagas em todo o Brasil…

Nov 27, 2025 Vagas

Tecnologia abre portas: mais de 30 vagas no Brasil e…

Nov 26, 2025 Vagas

SESI-SP abre 110 vagas de estágio para o projeto Super…

Nov 25, 2025 Vagas

Após aporte, Bull anuncia expansão e abre  vagas em…

Nov 24, 2025 Vagas

Empresas abrem mais de 160 vagas de estágio para 2026…

Nov 19, 2025 Vagas

iFood lança programa de estágio apostando na formação…

Nov 18, 2025 Vagas

Companhia de Estágios tem mais de 600 vagas abertas em…

Nov 13, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 11, 2025 Vagas

McDonald’s abre 420 vagas afirmativas para pessoas com…

Nov 07, 2025 Vagas

Brasilata abre vagas em cinco Estados

Nov 06, 2025 Vagas

Goodyear abre inscrições para o Programa de Estágio…

Nov 05, 2025 Vagas

Numen anuncia mais de 50 vagas em plano de expansão

Mais VAGAS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version