SEGS Portal Nacional

Turismo

GOL consolida retomada no 3T22 com margem EBITDA de 17,3% e recorde de receita líquida e yield

  • Quinta, 27 Outubro 2022 09:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  GOL Linhas Aéreas
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Destaques:

• A maior receita operacional líquida da história da Companhia, atingindo R$4,0 bilhões no 3T22, 109% e 8% acima do 3T21 e do 3T19, respectivamente;

• A GOL segue retomando a demanda corporativa e transportou 6,9 milhões de passageiros no trimestre, 39% acima do 3T21, mas ainda 29% aquém do volume do 3T19;

• Novo recorde de yield, registrando 45 centavos (R$), cerca de 36% superior ao 4T19 e 4,5% superior ao registrado no trimestre anterior;

• O menor custo unitário ex-combustível em Dólar desde o início da pandemia, alcançando 3,6 centavos (US$) ou 4,5% inferior que o 3T19 mesmo com a oferta em 23% menor;

• Terceiro trimestre de margem EBIT em 6,5% e margem EBITDA de 17,3%, totalizando R$1,7 bilhão de EBITDA nos 9 primeiros meses do ano;

• A liquidez total (caixa e equivalentes de caixa, aplicações financeiras, depósitos e contas a receber) foi de R$3,7 bilhões; e

• A GOL recebeu três novas aeronaves Boeing 737 MAX-8 no trimestre e totalizou 37 MAX na frota (26% da frota atual), contribuindo para maior eficiência de custos e menos emissões de carbono.

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, disponibilizou o seu resultado consolidado do terceiro trimestre de 2022 (3T22). Nesse período, com sua Administração atuando assertivamente na gestão da capacidade e no aumento da produtividade, a Companhia registrou o maior yield da sua história, a mais alta receita operacional líquida em um trimestre e retornou seus custos unitários ex-combustível aos níveis pré-pandemia.

Celso Ferrer, Diretor-Presidente, comentou: “Meu foco principal é entregar valor aos nossos Clientes no atual cenário econômico. Acredito que podemos conseguir isso aproveitando ainda mais os pontos fortes inerentes da GOL em seu modelo de negócios flexível e eficiente em custos. Assim, nos últimos três meses fortalecemos iniciativas para aumento de produtividade, consistência em nossas operações e serviço aos nossos Clientes. Agradeço ao nosso Time de Águias, aos nossos Clientes e aos nossos Fornecedores e Parceiros pelo apoio na obtenção desse objetivo.”

Todas as informações nesse release são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas, disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade desse trimestre com o mesmo período do ano anterior (3T21). Indicadores ajustados (recorrentes) excluem os gastos não recorrentes relacionados ao resultado do trimestre, e estão detalhados nas respectivas tabelas.

Sumário dos Resultados do Terceiro Trimestre de 2022

· O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 41%, enquanto o total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) cresceu 41,3%;

· A Receita Líquida aumentou 109.4%, atingindo R$4,0 bilhões. As Receitas Auxiliares, principalmente de SMILES e GOLLOG, cresceram 69,3% para R$250 milhões;

· A taxa de ocupação média e doméstica (load factor) ficou estável em 81%. A taxa de ocupação internacional foi de 84,3%;

· A utilização das aeronaves foi de 11,1 horas por dia, um ganho de 9% de produtividade;

· O número de passageiros transportados pela Companhia foi de 6,9 milhões, um aumento de 39,2%;

· A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 48,2% para 39 centavos (R$);

· O yield médio por passageiro cresceu 50,9% para 45 centavos (R$), maior patamar da história da GOL;

· O Custo por Assento-Quilômetro recorrente aumentou em 6,5% para 36,45 centavos (R$). O CASK Combustível cresceu 87,9% para 17,36 centavos (R$), devido ao aumento de 91,3% nos preços do querosene de aviação (QAV). O CASK Ex-Combustível recorrente reduziu em 23,6% para 19,09 centavos (R$) que quando convertido em dólar registrou 3,60 centavos (US$) , um patamar menor que o mesmo trimestre de 2019;

· O EBIT recorrente foi R$261,7 milhões com margem de 6,5%, enquanto o EBITDA recorrente foi de R$695,2 milhões com margem de 17,3%;

· As atividades operacionais geraram aproximadamente R$0,5 bilhão no 3T22 decorrente do maior volume de faturamento e de iniciativas de capital de giro, parcialmente compensado pela alta do querosene da aviação;

· O Prejuízo Líquido recorrente foi de R$596,2 milhões (-R$1,94/ação e -US$0,75/ADS); e

· A relação dívida líquida (incluindo 7x os pagamentos de arrendamento anuais e excluindo o bônus perpétuo) sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 9,1x em 30/09/2022, uma redução de 2,0x em função do crescimento do EBITDA recorrente (+70%) nos últimos 12 meses, que mais do que compensou o aumento de 52% na dívida líquida ajustada.

Comentários da Administração

O terceiro trimestre foi caracterizado pela retomada de níveis mais altos de taxas de ocupação, após a desaceleração observada ao final do 2T22. Os resultados da GOL nesse período demonstram o crescimento sustentável da receita por gerenciamento eficiente dos yields, e a redução dos custos unitários, decorrentes do plano de renovação de frota da Companhia, eficiência nos programas de redução de custo fixo, e plano de retomada da sua capacidade. Isso compensou parcialmente os efeitos causadas pelo dólar americano forte e pela inflação.

Durante o trimestre, a Companhia deu sequência ao seu foco de aumento na rentabilidade dos seus voos, por meio de investimentos em capital humano e tecnologia. A GOL também aumentou sua flexibilidade financeira com uma nova linha de crédito competitiva em custos, que reduz o caixa necessário para renovação de frota e o crescimento nos próximos anos.

Verificamos a recuperação da demanda durante o terceiro trimestre e a GOL retomou mais voos e ampliou sua malha. A Companhia entrou no quarto trimestre – sazonalmente de maior demanda – com uma combinação favorável de fortes curvas de reservas de passagens futuras, ambiente econômico menos volátil, recuperação do segmento corporativo, e retomada da frota operacional em patamares pré-pandemia. Todos esses fatores são importantes para ganhos progressivos de produtividade e diluição de custos.

Receita Líquida Trimestral Recorde

Por meio de sua gestão disciplinada de capacidade, a GOL aumentou a oferta em cerca de 14% durante o trimestre, comparativamente ao 2T22, obteve um crescimento de 4,5% no yield além de um incremento no seu load factor para patamares acima de 81%.

Esta combinação propiciou receita líquida recorde de R$4,0 bilhões, mais que o dobro da receita registrada no 3T21 e 8% maior comparada ao 3T19. O programa de fidelidade SMILES apresentou crescimento em faturamento de 102% comparativamente ao 3T21, sendo que a base de Clientes obteve um crescimento de 24% versus o mesmo período de 2019, demonstrando o alto valor agregado do programa e fortalecimento da fidelização por parte dos passageiros.

Eduardo Bernardes, Chief Revenue Officer, comentou: “Neste trimestre focamos em consolidar nossa base de receitas e adaptar nossa malha aérea doméstica para voos mais rentáveis e com taxas de ocupação saudáveis durante a alta temporada. Ao mesmo tempo, o crescimento controlado de nossa oferta permitirá a expansão das receitas auxiliares que ainda apresentam oportunidade de se igualarem os mesmos patamares de crescimento dos yields.”

Ciclo de Redução nos Custos Unitários e Aumento de Produtividade

Este trimestre foi impactado pelo efeito combinado do aumento nas cotações de petróleo e desvalorização do Real ao final do 2T22 que resultou no maior preço por litro de combustível da história da indústria, com aumento de 9% no comparativamente ao trimestre anterior. Em relação ao 3T21, o QAV apresentou acréscimo de 91,3% e o custo unitário de combustível (CASK combustível) cresceu 87,9%.

O custo unitário excluindo combustível (CASK ex-combustível) da GOL apresentou redução de 23,6% versus 3T21 e quando traduzido em dólar registrou uma redução de 23,9% na mesma base de comparação e redução de 4,5% quando comparado com o 3T19 mesmo com uma oferta 23,3% inferior àquele período. A GOL foi o único player que preservou a sua oferta ao longo dos primeiros nove meses do ano e agora planeja a retomada equilibrada com patamares saudáveis de demanda ao final de 2022. Com isso, espera ampliar ainda mais a sua principal vantagem competitiva aliando o menor custo unitário entre seus pares de forma a gerar uma recuperação mais acelerada de suas margens operacionais, bem como estimular o mercado doméstico de lazer com uma malha aérea mais ampla.

Dois índices de produtividade demonstram o foco da Companhia em melhorar sua vantagem competitiva em custo. Os custos de arrendamento por ASK refletem uma vantagem superior a 40% versus os principais competidores. O modelo de negócio da GOL permite à Companhia ter historicamente a melhor relação de ASK gerado por dólar pago em arrendamento da região. O consumo de combustível por ASK produzido, também resultou em uma vantagem superior a 13% no 2T22, e será expandido à medida que o plano de renovação de frota para o Boeing 737-MAX alcance as 44 aeronaves previstas para o final de 2022.

SMILES Continua a Crescer e Atinge Recorde de Faturamento e Milhas Resgatadas

O maior programa de milhagem da indústria aérea brasileira alcançou novos recordes. No 3T22, o faturamento da SMILES superou o patamar de R$1,2 bilhão, 26% superior ao trimestre anterior. Mais de 47 bilhões de milhas foram resgatadas no trimestre, um aumento de 10% comparativamente ao 2T22.

Durante o 3T22 a base de Clientes no Clube SMILES registrou aumentos de 8% versus 3T21 e 24% quando comparado ao mesmo período de 2019, demonstrando um potencial ainda maior à medida que a GOL recupere o volume de sua operação. Outras sinergias importantes da re-incorporação, como a fiscal/tributária e de revenue management, também continuaram a ser capturadas pela Companhia.

“Estamos otimistas com os consecutivos recordes atingidos pela SMILES. As sinergias operacionais e financeiras geradas pela reincorporação do programa de fidelidade serão potencializadas com as parcerias firmadas junto às instituições financeiras,” comentou Carla Fonseca, Diretora de Experiência do Cliente e Presidente da SMILES.

Ampliação da Malha e Expansão das Parcerias

Durante o terceiro trimestre, em linha com o aumento da demanda, a GOL manteve o ritmo de crescimento sustentável com aumento no número de mercados atendidos e rotas operadas, principalmente no mercado doméstico, assim como expansão de frequências nas rotas já em operação e acordos com novos parceiros. ASKs subsequentemente aumentaram em 14% comparativamente ao trimestre anterior.

No mercado doméstico, a Companhia liderou a retomada de capacidade nos aeroportos mais importantes da região Sudeste, Congonhas em São Paulo e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com aumento de 9% e 17% de oferta medida em ASK, respectivamente. Tais movimentos permitem que a GOL seja ainda mais competitiva nos dois maiores mercados locais do país, com presença relevante em rotas de alto volume de Clientes voando tanto a lazer quanto a negócios.

No internacional, a GOL fortaleceu as rotas de Brasília para Orlando (MCO) e Miami (MIA) nos Estados Unidos, e lançou duas novas rotas – Manaus-Miami e Fortaleza-Miami – que serão operadas a partir de dezembro. Na América do Sul, foi ampliada a oferta de voos entre São Paulo e Buenos Aires, e retomados voos diretos à capital argentina a partir de Fortaleza.

Para o transporte aéreo de cargas, foi inaugurada a primeira malha regular totalmente dedicada à parceria com o Mercado Livre (Meli), utilizando com uma frota de duas aeronaves cargueiras Boeing 737-800F para ligar os Aeroportos de Guarulhos e Fortaleza. Até o final do ano a malha aérea será expandida para outras seis cidades: Teresina, São Luís, João Pessoa, Recife, Brasília e Porto Alegre. O investimento da Companhia no segmento de cargas e a parceria com a Meli trazem incremento de receita unitária (RASK) e menores custos com devolução de aeronaves.

“Este trimestre foi marcado por importantes movimentos de retomada de nossa malha, aumento das parcerias com outras linhas aéreas e crescimento das nossas receitas. Pudemos observar o consistente aumento de produtividade gerado pelo Boeing 737-MAX, nos auxiliando na redução de custos. Temos convicção de que essa transformação da frota combinada com a nossa gestão de capacidade são diferenciais competitivos em todos os mercados que entrarmos, por nos proporcionar o mais baixo custo e assim permitir maior estímulo a demanda,” disse Celso Ferrer.

Novas Iniciativas e Atualização do Plano de Transformação de Frota

No 3T22, a GOL recebeu três novas aeronaves Boeing 737-MAX 8, mantendo o ritmo do seu plano de renovação de frota. Desta maneira, a GOL encerrou o trimestre com 145 aeronaves, sendo 37 (26% do total) 737-MAX 8. Durante o terceiro trimestre, a Companhia devolveu duas aeronaves Boeing 737-NG.

Em setembro, a Companhia finalizou um financiamento de nove motores spare produzidos pela CFM International, para equipar as aeronaves Boeing 737-NG e Boeing 737-MAX da frota. A transação com a Apollo PK AirFinance, com taxas competitivas de juros, cobrirá a totalidade dos custos de aquisição dos motores, descontados dos adiantamentos (pre-delivery payments) já realizados pela GOL. Alguns motores já foram recebidos e, além de auxiliarem na flexibilidade da frota operacional da Companhia, também fortalecem o balanço patrimonial da GOL com a geração de ativos.

Em outubro, GOL e Boeing assinaram um acordo envolvendo o recebimento de seis aeronaves Boeing 737-MAX 8 até 1T23, com re-entregas de 737 NG, e 12 Boeing 737-MAX 10 adicionais entre 2027 e 2030, reforçando o plano de aceleração da transformação de frota com equipamentos mais eficientes.

Investimentos no Aprimoramento da Experiência do Cliente

O 3T22 registrou avanços importantes para o aperfeiçoamento na experiência dos Clientes, alinhados ao pilar de proximidade e fortalecimento no segmento corporativo de alto valor agregado. O NPS da Companhia, seu principal indicador de satisfação do Cliente, apresentou aumento de 5 p.p. em relação ao 3T21.

Desde 1/7/2022, em parceria com a SMILES, os Clientes GOL podem utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp gratuitamente nos voos da Companhia, serviço que foi premiado recentemente pela APEX – Airline Passenger Experience Association. Durante o mês de agosto, a GOL também começou a disponibilizar embarque com reconhecimento facial aos seus Clientes pelo app da Companhia, inicialmente a partir dos aeroportos de Congonhas (CGH) e Santos Dumont (SDU).

Desenvolvimentos na Pauta de ESG

Em agosto, a Companhia inaugurou uma nova estrutura interna, totalmente dedicada aos desenvolvimentos e relatórios ESG, que se reporta ao C-Level da GOL. Sua missão é trazer maior clareza e ação às iniciativas ESG da Companhia, elaborando não apenas um plano claro e abrangente para o alcance das metas, mas também monitorando as iniciativas já em andamento. Os Executivos e Administradores da GOL passaram a ter também uma meta corporativa relacionada aos indicadores ESG, que fará parte do componente variável de sua remuneração anual.

Em 1º de setembro de 2022, a GOL comemorou um ano de seu primeiro voo onde a emissão total de carbono foi compensada pela Companhia em parceria com a MOSS. Nos primeiros 12 meses, essa iniciativa inédita compensou mais de 7.290 toneladas de CO2. Durante o trimestre, a GOL também iniciou o projeto Paperless Cockpit, que visa digitalizar os documentos da operação, evitando o consumo de aproximadamente 6 milhões de folhas de papel por ano e a evolução do processo de certificação IenvA fase 2 da GOL, que está em fase final de análise.

A GOL é uma das empresas mais transparentes em iniciativas ESG. Para mais informações, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2022:

https://ri.voegol.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=53862

Indicadores operacionais e financeiros

Mais Informações sobre o Resultado e Teleconferência com Imprensa

Informações mais detalhadas sobre o resultado do 3T22 estão disponíveis no website de relações com investidores da Companhia (www.voegol.com.br/ri).

Teleconferência em Português

27/10/2022 às 12h30 (horário de Brasília)

Tel.: +55 (11) 4090-1621 (Código: GOL)

Webcast: https://webcastlite.mziq.com/cover.html?webcastId=a089fe4b-1067-40e6-9e09-d85197bfbdae

Os participantes devem se conectar aproximadamente 10 minutos antes do início da teleconferência.

SOBRE A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air FranceKLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13.751 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 145 aeronaves Boeing 737. As ações da Companhia são negociadas na B3 (GOLL4) e na NYSE (GOL).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Nov 24, 2025 Turismo

Conheça praia no Maranhão que está entre as mais…

Nov 21, 2025 Turismo

Nascente Azul: os segredos do atrativo mais visitado de…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version