SEGS Portal Nacional

Turismo

Em quatro meses de guerra na Ucrânia, ativos de turismo no Brasil perdem R$ 6 bi de valor de mercado

  • Quinta, 11 Agosto 2022 10:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Engenharia de Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Queda na bolsa de valores de um trio de gigantes - CVC, Gol e Azul - é, em média, três vezes maior que a retração do Ibovespa B3

Passados quatro meses do início da guerra na Ucrânia, uma das atividades econômicas mais impactadas pelo conflito – o segmento de viagens e turismo – continua amargando perdas no Brasil. Um levantamento mostra que três gigantes do setor no país, de capital aberto – a CVC e as companhias aéreas Gol e Azul –, acumulam perdas de R$ 6 bilhões em valor de mercado, entre fevereiro e junho.

O levantamento foi feito pela Onfly, plataforma de gestão on-line de viagens corporativas. Conforme ressalta o CEO da startup, Marcelo Linhares, as perdas do trio de empresas superam em três vezes a queda do Ibovespa B3, indicador de negociações de ações na bolsa de valores brasileira (a B3).

Enquanto em quatro meses da guerra o Ibovespa B3 caiu 10%, a queda de valor de mercado da CVC chegou a 27%, da Gol, 23%, e da Azul, 45%. Ou seja, a média das três (31%) é o triplo do percentual de retração do Ibovespa B3.

“Sim, é verdade que o mercado todo de ações vem sofrendo este ano. Mas por isso comparamos com o índice Ibovespa, que dá a média do mercado. E essa comparação revela que as perdas para os ativos de turismo foram bem acima dessa média, e o início desta queda iniciou-se exatamente com o começo da guerra na Ucrânia”, sublinha Linhares

Além de um período significativo de acumulação de perdas – quatro meses correspondem a um quadrimestre, ou seja, o equivalente a um terço de um ano –, outro fator preocupante é a falta de perspectiva para uma reposição em curto prazo. “Imaginávamos que pudesse haver, neste momento, uma recuperação rumo a patamares de antes do início do conflito [24 de fevereiro]. Mas isso não está acontecendo”, observa o CEO da Onfly.

O curioso é que a Azul e a GOL já apresentam volume de vendas no primeiro trimestre deste ano superior aos níveis pré-pandemia, e a CVC já está com aproximadamente 70% do volume, mas mesmo assim as ações continuam sem refletir esta retomada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Nov 24, 2025 Turismo

Conheça praia no Maranhão que está entre as mais…

Nov 21, 2025 Turismo

Nascente Azul: os segredos do atrativo mais visitado de…

Nov 19, 2025 Turismo

10 Destinos para visitar perto de São Paulo neste…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version