SEGS Portal Nacional

Turismo

Um novo mundo de viagens sem atrito está mais perto do que você pensa

  • Sexta, 05 Agosto 2022 09:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angelita Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Por Lisa Sullivan, vice-presidente sênior de Viagens e Transportes da IDEMIA I&S América do Norte

O que é o conceito 'fluxo sem atrito' ou em inglês Seamless Flow em sua experiência de viagem? Em uma definição mais ampla, o atrito são essas interrupções que ocorrem em vários pontos durante uma viagem em que você fornece documentos de identidade e de trânsito para se movimentar por áreas seguras, embarcar em seu voo e chegar ao seu destino final. Todos os viajantes geralmente concordam que há a necessidade desses pontos de atrito tradicionais, especialmente em razão do forte aumento da segurança da aviação nos últimos 20 anos. No entanto, o surgimento de uma nova geração de soluções e tecnologias de verificação de identidade gerou a possibilidade de reduzir esses pontos de atrito sem sacrificar a segurança.

O processo de triagem da Administração para a Segurança dos Transportes nos Estados Unidos da América (TSA) evoluiu de uma abordagem de segurança "de tamanho único" pós “11 de setembro” para uma estratégia baseada em risco e orientada à inteligência. As práticas de segurança baseadas em risco da TSA agilizam a triagem de viajantes conhecidos e confiáveis em postos de controle de segurança, enquanto concentram seus recursos em passageiros de alto risco e desconhecidos. Atualmente, mais de um milhão de passageiros experimentam alguma forma de triagem acelerada (Fast Track) diariamente nos EUA.

Outra maneira de reduzir esses pontos de atrito é entender como você vê seus próprios dados de identidade pessoal e como eles viajam com você, com segurança. Vivemos em um mundo de riscos, no qual estamos conscientes de que todos os dias ocorrem fraudes de identidade e hacking de dispositivos pessoais. O medo que essas ameaças causam e as precauções que tomamos para nos proteger são às vezes vistos como limites necessários para o quão livremente viajamos. Novas tecnologias e inovações estão começando a desbloquear esses entraves, permitindo que as pessoas se movam melhor e com risco reduzido. Em outras palavras, quando você se sente confiante, sabendo que sua identidade pessoal está segura, mais o mundo se desbloqueia para você.

Há uma empresa que fornece programas confiáveis de verificação de identidade nos EUA e em todo o mundo, a IDEMIA, que segue na vanguarda dessas inovações há décadas.

Essa expertise, baseada em mais de 1.500 patentes de tecnologia, permitiu à IDEMIA fornecer soluções de verificação de identidade no setor de viagens que reduzem o tempo de trânsito por tais pontos de atrito. Desde 2013, a IDEMIA facilitou a inclusão de mais de 13 milhões de viajantes no programa TSA PreCheck nos EUA. As inscrições são realizadas em mais de 450 centros de matrícula em todo o país, em mais de 200 aeroportos. De acordo com a TSA, em abril de 2022, 94% dos que usaram o programa TSA PreCheck passaram cinco minutos ou menos em pontos de verificação de segurança, o que reduz significativamente o atrito.

Tecnologias emergentes estão ajudando ainda mais a reduzir os pontos de atrito nas viagens. Muitos estados dos EUA vêm implantando a identificação digital (IDs), como as carteiras de motorista móveis (mDLs) que acompanham as carteiras de identidade física tradicionais. No início deste ano, a Apple anunciou que nos estados que adotam as mDLs, estas agora podem ser adicionadas ao aplicativo Apple Wallet dos usuários e serão aceitos para fins de teste e avaliação em aeroportos selecionados dos EUA, incluindo o Phoenix Sky Harbor International Airport, no Arizona. Outra tecnologia mais nova, as unidades CAT (Credential Authentication Technology, tecnologia de autenticação de credenciais) de primeira e segunda geração da IDEMIA vem promovendo e simplificando a identificação em alguns pontos de verificação da TSA.

Outras iniciativas inovadoras incluem a implantação, por parte da IDEMIA, da tecnologia de verificação de identidade para viajantes internacionais que partem no Aeroporto Internacional de Oakland, na Califórnia. Esta tecnologia biométrica que valida os viajantes que saem dos EUA é bastante flexível e pode ser implantada como uma unidade autônoma, ou unidade de desktop ou como um kit OEM pronto para ser integrado a um sistema. No Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey, um programa biométrico piloto de auto-embarque foi lançado em parceria com a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. Já no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), a IDEMIA está desenvolvendo um sistema de reconhecimento facial para ajudar a autoridade alfandegária e de proteção de fronteira dos EUA a aumentar a segurança e o controle de fronteiras dos passageiros aéreos. A tecnologia foi implantada nos novos West Gates da LAX com o parceiro da IDEMIA, EASIER, onde oferece a solução de segurança automatizada para passageiros, companhias aéreas e aeroportos.

Outros países também vêm utilizando esse tipo de tecnologia, como o Brasil, cujo Ministério de Infraestrutura, junto com a Serpro, realizou em 2021 o projeto piloto “Embarque + Seguro”, que utilizou o dispositivo de reconhecimento facial desenvolvido pela IDEMIA, criando o primeiro sistema de embarque aéreo 100% digital de ponto-a-ponto no país na ponte aérea Rio-São Paulo. Em breve deverá ser implantado em alguns dos principais aeroportos do país.

Não há solução mágica para que os viajantes tenham uma experiência sem atrito (Seamless); no entanto, esses programas inovadores, e que se tornam cada vez mais populares nos EUA, vêm reduzindo o atrito para os passageiros à medida que identidade digital evolui.

Lisa Sullivan, vice-presidente sênior de Viagens e Transportes da IDEMIA I&S América do Norte

Lisa Sullivan é vice-presidente sênior de viagens e transportes (T&T) da IDEMIA I&S North America, provedora de soluções de identidade e segurança para clientes governamentais e comerciais. Sullivan atua no Comitê Executivo da IDEMIA e lidera contas de grande destaque na Transportation and Security Administration (TSA) e na Customs and Border Protection (CPB), bem como na implementação de sistemas junto aos principais players do ecossistema de viagens, como Los Angeles World Airports (LAWA), Newark Airport (EWR), Royal Caribbean Cruise Line (RCCL) e Virgin Voyages.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Nov 24, 2025 Turismo

Conheça praia no Maranhão que está entre as mais…

Nov 21, 2025 Turismo

Nascente Azul: os segredos do atrativo mais visitado de…

Nov 19, 2025 Turismo

10 Destinos para visitar perto de São Paulo neste…

Nov 18, 2025 Turismo

Cidades para se perder nos mercados: de Istambul ao…

Nov 17, 2025 Turismo

Sete motivos para viajar pela América Latina

Nov 14, 2025 Turismo

Eco Resort em Mairiporã é destino turístico para…

Nov 13, 2025 Turismo

Mês do Pantanal: descubra as maravilhas naturais que o…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version