SEGS Portal Nacional

Turismo

Chegada do frio abre oportunidade para turismo de inverno no país

  • Segunda, 20 Junho 2022 13:05
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Confira dicas do Sebrae para aproveitar a temporada e aquecer as vendas do seu pequeno negócio

As temperaturas já começaram a cair em várias regiões do Brasil e o inverno chegou mais cedo do que esperado. Entre os segmentos que podem se beneficiar da estação, o turismo se destaca na temporada, beneficiando várias atividades econômicas da cadeia produtiva. O período, que também é marcado pelas férias escolares de julho, é um momento propício para famílias e casais que desejam viajar. Os destinos mais procurados são as cidades mais frias do Sul e Sudeste do país, que exploram atrativos locais para atrair turistas de outras cidades, mas também moradores das próprias localidades.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Ana Clévia Guerreiro explica que as pessoas querem viajar para compartilhar experiências únicas. “Quem empreende tem que ter clareza que esse é um momento de inovar, seja oferecendo produtos e serviços novos ou inovando em produtos e serviços que já existem, sempre pensando no que pode ser feito de forma diferente”, recomenda.

A especialista destaca a pesquisa Sustainable Travel Report, realizada pela empresa Booking.com no ano passado, que apresenta os principais desejos dos turistas. O relatório revela que 73% das pessoas querem ter experiências autênticas que representem a cultura local em suas viagens. “A pandemia trouxe para as pessoas essa consciência de comunidade, de que elas fazem parte de um todo e isso também se reflete na preocupação com os aspectos sustentáveis, principalmente no seu eixo ambiental e social”, comenta.

Para ajudar os donos de pequenos negócios, o Sebrae elaborou dicas para os empreendedores do turismo que desejam aproveitar a temporada de frio. Confira abaixo:

1. Tenha uma estratégia para atrair o seu cliente

Saiba encantar o seu cliente desde o momento da venda e não abra mão de explorar as possibilidades dos meios digitais para ajudar nessa missão. Para isso, tenha em mente que você deve posicionar o seu empreendimento, fazendo uma ligação com o período de inverno, clima mais ameno e mais aconchegante. Como o momento também coincide com as férias, muitas famílias e casais decidem viajar. Então, aproveite para criar um clima que atraia esse tipo de público. Também é preciso ficar atento ao momento da entrega que pode ir além do prometido e gerar uma experiência inesquecível, bem como no pós-venda, com uma interação mais amigável, estimulando aproximações futuras.

2. Agregue valor aos produtos e serviços com diferenciais do território com criatividade

Pense como o território onde o seu negócio está inserido pode agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse é o momento de utilizar a criatividade para proporcionar uma experiência única seja no seu destino, seja no empreendimento para o seu público. Identifique quais sãos os diferenciais do território onde você atua. No Sul e Sudeste, por exemplo, nós temos vinhos, queijos, cafés reconhecidos que são a cara do Brasil. Aposte nessa conexão com a identidade e cultura locais.

3. Se comunique bem com o seu cliente

Aquele empreendedor que melhor se comunicar com seu cliente vai sair na frente. Então é fundamental ter informações disponíveis em seus canais de atendimento seja presencial ou virtual, bem como ter um produto turístico bem estruturado e roteiros. O conteúdo apresentado tem que ser esclarecedor, com informações relevantes que ofereçam segurança para que o cliente não tenha dúvidas de que vai viver experiências inesquecíveis e autênticas.

4. Fazer parcerias que gerem impactos positivo para toda a localidade

Lembre-se de que você não precisa oferecer essa experiência única sozinho. Pode somar com outros empreendedores da sua região para agregar valor ao seu produto ou serviço. Esse movimento é muito bem-visto pelos turistas, pois as pessoas querem sentir que a viagem teve um impacto positivo para aquela localidade ou destino visitado. Empreendedores que estão antenados e fazem parcerias com outros negócios da sua comunidade, sejam parcerias com produtores da agricultura familiar, sejam com grupos de identidade cultural do local, que também incluem aspectos da gastronomia, podem atrair maior atenção dos viajantes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version