SEGS Portal Nacional

Turismo

Visita técnica a GRU é parte do processo que discute cotas para pessoas com deficiência no setor aeroportuário

  • Sexta, 10 Junho 2022 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Nos próximos dias 6 e 7 de junho, segunda e terça-feira, haverá uma inspeção judicial no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como parte do processo que envolve as empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo e discute o cumprimento de cotas para pessoas com deficiência no setor aeroportuário. A diretoria da Abesata (Associação Brasileiras de Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) vai acompanhar a visita.

Em paralelo, e também como parte da tentativa de viabilizar a aplicação da legislação pertinente com as restrições impostas pela atividade no aeroporto, uma audiência pública foi convocada pelo Tribunal Superior do Trabalho – TST – para o dia 14 de junho a fim de discutir o assunto. A proposta é reunir informações úteis à questão em andamento.

A discussão em torno do cumprimento de cotas para pessoas com deficiência é antiga. Para as empresas de serviços em solo, a base de cálculo da cota deveria levar em conta apenas as vagas administrativas e certos postos da atividade operacional, pois há enorme dificuldade de adequação de acesso e de equipamentos na área do pátio de manobras de aeronaves, por exemplo, restringindo alguns postos de trabalho aos portadores de deficiência. Mas a Justiça do Trabalho nem sempre aceitou essa visão, por isso o caso foi parar no TST e agora há uma tentativa de conciliação.

“Estamos muito satisfeitos com essa discussão tão relevante para o setor. A criação de cotas é uma conquista muito importante, mas pressupõe qualidade de vida e segurança para o trabalhador sem interferir na segurança das operações aéreas, o que nem sempre é possível em uma atividade interna de um aeroporto”, disse Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata. E completa: “As administrações aeroportuárias, as empresas aéreas e a autoridade aeronáutica terão a oportunidade de se manifestar e ajudar no convencimento dos julgadores”. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Abr 17, 2026 Turismo

Dica de passeio para o feriado prolongado de Tiradentes…

Abr 15, 2026 Turismo

Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor celebra…

Abr 15, 2026 Turismo

Malásia ganha força como porta de entrada para o…

Abr 14, 2026 Turismo

Monte Verde desponta como destino imperdível para os…

Abr 13, 2026 Turismo

Costa Cruzeiros apresenta sua oferta para o inverno…

Abr 10, 2026 Turismo

Águas azuis e hospedagens exclusivas são destaques na…

Abr 09, 2026 Turismo

Uma viagem inesquecível pela Raia alentejana

Abr 08, 2026 Turismo

Booking.com celebra o Dia Mundial da Saúde com destinos…

Abr 07, 2026 Turismo

Resort Week: reservas com até 30% off no Hotel…

Abr 06, 2026 Turismo

Viajar mais e gastar menos: destinos fora de temporada…

Abr 02, 2026 Turismo

Páscoa Encantada em meio à natureza: Malai Manso Resort…

Abr 01, 2026 Turismo

Festa popular no Alentejo transforma ruas em jardins…

Mar 31, 2026 Turismo

São Sebastião é finalista em premiação internacional…

Mar 30, 2026 Turismo

Águas Correntes Park combina natureza e estrutura de…

Mar 27, 2026 Turismo

Duas costas, um mesmo ritual: experiências românticas…

Mar 26, 2026 Turismo

Um Cristo de vidro no alto da montanha: a Semana Santa…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version