SEGS Portal Nacional

Turismo

Especialistas discutem tendências para o turismo gastronômico

  • Segunda, 21 Março 2022 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nadir Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

As principais tendências para o desenvolvimento do turismo gastronômico serão discutidas durante o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, que ocorre em Paraty (RJ), de 27 a 29 de março. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), o evento tem como objetivo gerar um espaço de debate técnico-científico, além de apresentar ações e estratégicas para impulsionar o segmento no País e torná-lo referência mundial.

O seminário será realizado de forma híbrida e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais reunidos em Paraty. A cidade integra, desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria gastronomia e é reconhecida pelos saberes, fazeres e riquezas naturais e culturais. A abertura ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, em 27 de março, com transmissão ao vivo pelos canais do Ministério do Turismo nas redes sociais e pelo YouTube do IFB .

O MTur busca impulsionar o turismo no Brasil, valorizando a vocação do País como destino de excelência em gastronomia. Por isso, o seminário é voltado tanto para quem atua no setor de turismo, é especialista ou gestor, chef de cozinha, como para aqueles que simplesmente têm interesse no tema. O evento também vai contribuir para o planejamento das ações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, coordenado pelo MTur em parceria com o IFB, além de fortalecer a rede de especialistas nesse tema.

A comissão organizadora pretende sensibilizar gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais e estudantes quanto ao potencial do turismo gastronômico para ampliar o fluxo de turistas. Além disso, com o Programa Nacional espera-se produzir impactos ao longo de toda a cadeia produtiva da gastronomia e do turismo, promovendo inclusão sustentável e valorização da cultura, da sociobiodiversidade, do patrimônio agroalimentar e das identidades territoriais.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no planeta. O relatório de impacto econômico de 2020 do World Travel & Tourism Council apontou que o turismo é responsável por um em cada dez empregos no mundo e por cerca de 10,3% do PIB global, desempenhando papel relevante nos países em desenvolvimento, como gerador de riqueza e inclusão social. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indicam que o segmento movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano no País.

Programação

A Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL) integra o comitê técnico-científico do seminário. O chefe-geral da Unidade, João Flávio Veloso, participa do painel Como se antecipar às tendências e trilhar a próxima década do turismo gastronômico no Brasil, que contará com presença da diretora de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, Sandra Carvao, da coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro e mediação do professor da Universidade de Brasília (UnB) Elimar Pinheiro.

Nova gastronomia brasileira e turismo: conectando patrimônio, biodiversidade e pessoas é o tema da mesa-redonda que será mediada pelo supervisor de Inovação Tecnológica da Embrapa Alimentos e Territórios, Aluísio Goulart. Participam desse debate o jornalista especializado em gastronomia e escritor Rafael Tonon, a embaixadora de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação e presidente do Brasil para o The World’s 50 Best Restaurants e Latin America’s 50 Best Restaurants, Rosa Moraes, e o chef-proprietário do restaurante A Casa do Saulo, Saulo Jennings.

A programação inclui mesas-redondas, painéis e casos de sucesso. Os temas são Programa Nacional de Turismo Gastronômico: proposta de governança e próximos passos; Experiências do Brasil Rural; As novas experiências do comer e viajar; Como a educação e a pesquisa mudaram a perspectiva sobre a gastronomia e suas interfaces com o turismo; A Gastronomia como identidade para o turismo gastronômico no Brasil: experiências das Cidades Criativas da Gastronomia; Festivais Gastronômicos: criando experiências sustentáveis e inclusivas; Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas de São Paulo; Yes, nós temos trufas!; e Sabores da Mata Atlântica: PANC(s) e cogumelos da floresta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version