SEGS Portal Nacional

Turismo

Consumidor brasileiro deseja viajar e comprar em lojas físicas nos próximos meses, revela pesquisa da PwC

  • Sexta, 25 Fevereiro 2022 09:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Stephanie
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

- Consumidores muito atentos a preços antes de tomar decisão de consumo

- Viagens, shopping e restaurante voltam a se tornar objetos desejos de consumo no curto prazo para os brasileiros
- Computador e smartphone foram os mais usados nas compras online em 2021
- Cartão sem contato usado por 79% das pessoas em lojas físicas no Brasil
- 56% dos consumidores brasileiros se consideram eco-friendly
- Global Consumer Insights Survey (GCIS) ouviu 9.370 pessoas no mundo e 521 no Brasil

O avanço da vacinação contra a covid-19 no mundo foi um estímulo à retomada de antigos hábitos de consumo como o retorno às lojas físicas e à intenção de participar de eventos e de viagens. Esta foi uma das conclusões da terceira edição do Global Consumer Insights Survey, realizada pela PwC entre outubro e dezembro de 2021. O estudo ouviu 9.370 consumidores de diferentes países, incluindo o Brasil, sobre a mudança de hábitos de consumo. A maioria dos participantes foi de millenials e da geração X, ou seja, entre 25 e 53 anos.

O estudo indica que 44% dos brasileiros demonstraram intenção de viajar nos próximos meses, número maior que a média mundial, em que 31% indicam a intenção de viajar. Deste percentual, 55% preferem escolher voos domésticos, enquanto que 50% ainda não se sentem confortáveis em fazer viagens internacionais, o que mostra ainda uma preocupação com a questão sanitária.

A intenção dos brasileiros em ir a eventos esportivos ou a shows alcançou 47% dos entrevistados (22% no mundo), revelando a ansiedade entre os brasileiros para a volta da diversão fora de casa.

Quanto ao consumo de produtos, no Brasil, 62% dos consumidores afirmaram se orientar pelo preço na hora de comprar, enquanto 56% se consideram eco-friendly (52% no mundo) e 48% dizem estar otimistas com a economia.

A intenção de consumo dos brasileiros para os próximos seis meses demonstra que os participantes - em sua maioria - estão dispostos a gastar mais. Supermercado, viagens, eletrônicos, roupas e comer em bares e restaurantes foram alguns dos itens em que há intenção de aumento do consumo, enquanto as despesas com comida por delivery, assistir entretenimento em casa (música, filmes e games) e fazer cursos online devem seguir com a mesma média dos meses anteriores.

Consumo digital e sustentável

O estudo também revela que o brasileiro - majoritariamente - paga todo este consumo, principalmente, com o cartão de crédito, transferências online e carteiras digitais. Nas compras em lojas físicas, 79% dos brasileiros afirmam que podem utilizar o pagamento com cartão com tecnologia sem contato, mostrando uso cada vez maior desta modalidade. Para o consumo online, o cartão será o modo de pagamento mais utilizado. 89% afirmaram que poderão usá-lo.

Nos próximos seis meses, os consumidores brasileiros também dizem estarem propensos a ir a shoppings centers (79%), frequentar a academia (60%) e restaurantes (81%). Outro ponto interessante do levantamento da PwC é que 77% dizem que estão prontos para voltar ao trabalho presencial.

Esta nova edição da GCIS mostra que 42% dos consumidores no mundo se consideram sustentáveis e avaliam a origem e o tipo de produto que estão consumindo. Relevante também é o percentual ( 75 %) de consumidores ouvidos que se identificam como “digitais”, ou seja, estão presentes de forma significativa nos canais digitais durante a sua jornada de consumo. No Brasil, esse número é de 45% para as compras online.

Nos últimos 12 meses, 36% dos brasileiros confirmaram que usaram o computador para comprar produtos semanalmente e 42% via smartphone. Já em relação às lojas físicas, 35 % disseram que utilizam esse canal durante a sua jornada de consumo.

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 156 países, atuando no Brasil há mais de 100 anos, dedicados à prestação de serviços integrados em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version