SEGS Portal Nacional

Turismo

O primeiro destino turístico halal do mundo será no Brasil

  • Quinta, 21 Outubro 2021 09:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucia Nunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Em Dubai, foi assinado Protocolo para que Foz do Iguaçu (PR) ofereça excelência em produtos e serviços aos turistas árabes-mulçumanos

O Brasil, tradicionalmente, é um destino escolhido por muitos turistas estrangeiros pelas suas belezas naturais, clima agradável, eventos típicos e que, agora, prepara-se para oferecer mais um atrativo. Por meio de um protocolo assinado em Dubai, entre o município de Foz de Iguaçu, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, por intermédio da Cdial Halal e Grupo Brasilinvest, e apoio do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, o município será o primeiro destino turístico halal do mundo fora do eixo árabe-mulçumano.

A ideia é que o município seja um polo atrativo para os países árabes e a primeira cidade com serviços preparados para esse público. Foz do Iguaçu tem sua população formada por 81 etnias e possui a segunda maior comunidade de origem árabe do Brasil. No mundo, esta população chega a dois bilhões de pessoas.

Para o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi, o protocolo prevê treinamento de equipes para abordagem e atendimento adequados a este público, com capacitação que envolve a alimentação halal, questões culturais, dentre outros. “Um destino turístico halal possui ambientes preparados de forma integral. Temos a convicção de que Foz do Iguaçu, que já é um destino tão apreciado por brasileiros e estrangeiros, também atraia cada vez mais os turistas de origem árabe e mulçumana, o que beneficiará a economia de toda a região”, explica Ali.

"Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil e essa capacitação dos trabalhadores dos estabelecimentos de turismo vai tornar nosso município um polo atrativo para os países árabes", garante o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

Comunidade Árabe em Foz do Iguaçu - A comunidade árabe-muçulmana de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai) começou a ser formada em 1950 e ganhou força na década de 1980, com a construção da Itaipu Binacional. Em 1983, foi aberta a Mesquita Omar Ibn Khatab, a maior da América Latina. Um dos fatores que estimulou a migração muçulmana para a Tríplice Fronteira (incluindo a Argentina), é o fato das empresas que realizam abate de aves e bovinos seguirem os preceitos halal. Aproximadamente 25 mil cidadãos árabe-muçulmanos, incluindo descendentes, residem atualmente na região.

Encontro em Dubai – A assinatura do protocolo foi realizada durante encontro no qual a Cdial Halal e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira se reuniram com autoridades políticas e empresários do Estado do Paraná, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, com a proposta de fortalecer e discutir a ampliação do comércio bilateral.

Além de estreitar as relações, durante o encontro a Cdial Halal expôs às autoridades e empresários paranaenses as possibilidades de ampliação de exportação de produtos halal aos mercados muçulmanos, tanto no setor alimentício, no qual o Paraná já é um importante fornecedor para estes mercados, como também em outras categorias.

Exportações Paraná – O Paraná tem uma importante representatividade na produção e exportações do agronegócio, sobretudo no segmento de proteína animal. Segundo dados do Comextat, de janeiro a setembro de 2021, o Paraná gerou receita de exportação de US$ 14.394 bilhões, o que representa uma alta de 6,82% em relação ao mesmo período de 2020. O Estado lidera as exportações de frango no Brasil, sendo responsável por 40%.

De acordo com dados do governo paranaense, o estado tem uma das maiores expertises do Brasil no sistema, com apoio da Cdial. Atualmente, segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), são 31 plantas habilitadas para abate de frango com o método produtivo que respeita as crenças do consumidor muçulmano.

Sobre a certificação halal - A certificação Halal atesta a qualidade da produção, da confiabilidade, da rastreabilidade e do cumprimento dos requisitos de segurança em todo o seu processo. Abrange desde a matéria-prima, todo o processo de produção, higienização, rastreabilidade, armazenagem e transporte. Pode ser aplicada a qualquer categoria de empresa, por exemplo, pecuária, agricultura, serviços de alimentação (hotéis e restaurantes), transporte, têxtil, indústria química e bioquímica, embalagens, cosméticos, produtos de origem animal perecível ou de longa vida, transporte e armazenagem, dentre outros. Embora a concentração de muçulmanos seja maior no Oriente Médio, existem quase 1.8 bilhão de muçulmanos em todo o mundo que consomem produtos que são certificados halal.

Cdial Halal - É a única certificadora da América Latina acreditada pelos principais órgãos oficiais dos Emirados Árabes (EIAC) e do Golfo (GAC), o que confere seriedade e competência nos segmentos que atua. Também é a primeira da América Latina a conquistar a categoria “N” para cosméticos e fármacos. Esta certificação é aceita em todo o mundo, inclusive nos países de maior população muçulmana como Malásia, Indonésia, Singapura e Golfo Pérsico (ou Golfo Árabe).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Abr 17, 2026 Turismo

Dica de passeio para o feriado prolongado de Tiradentes…

Abr 15, 2026 Turismo

Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor celebra…

Abr 15, 2026 Turismo

Malásia ganha força como porta de entrada para o…

Abr 14, 2026 Turismo

Monte Verde desponta como destino imperdível para os…

Abr 13, 2026 Turismo

Costa Cruzeiros apresenta sua oferta para o inverno…

Abr 10, 2026 Turismo

Águas azuis e hospedagens exclusivas são destaques na…

Abr 09, 2026 Turismo

Uma viagem inesquecível pela Raia alentejana

Abr 08, 2026 Turismo

Booking.com celebra o Dia Mundial da Saúde com destinos…

Abr 07, 2026 Turismo

Resort Week: reservas com até 30% off no Hotel…

Abr 06, 2026 Turismo

Viajar mais e gastar menos: destinos fora de temporada…

Abr 02, 2026 Turismo

Páscoa Encantada em meio à natureza: Malai Manso Resort…

Abr 01, 2026 Turismo

Festa popular no Alentejo transforma ruas em jardins…

Mar 31, 2026 Turismo

São Sebastião é finalista em premiação internacional…

Mar 30, 2026 Turismo

Águas Correntes Park combina natureza e estrutura de…

Mar 27, 2026 Turismo

Duas costas, um mesmo ritual: experiências românticas…

Mar 26, 2026 Turismo

Um Cristo de vidro no alto da montanha: a Semana Santa…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version