SEGS Portal Nacional

Turismo

SIMA abre inscrições para formar grupos setoriais do Litoral Norte e da Baixada Santista

  • Quinta, 30 Setembro 2021 09:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Cadastramento on-line para sociedade civil organizada, uma das etapas do processo de composição dos grupos, vai até 20 de outubro

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) dá início ao processo de formação dos Grupos Setoriais do Litoral Norte e da Baixada Santista para os biênios 2021-2023. Os grupos são fóruns de discussão e desenvolvimento dos trabalhos do Gerenciamento Costeiro (GERCO), compostos por representantes do Estado, prefeituras e sociedade civil.

Para isso está aberto o cadastramento on-line da sociedade civil organizada, uma das etapas do processo de composição dos grupos. São nove vagas titulares (e nove suplentes) para a Baixada Santista e outras oito titulares (e oito suplentes) para o Litoral Norte. As inscrições vão até 20 de outubro de 2021.

As entidades interessadas devem ter, pelo menos, um ano de existência formal, comprovar a atuação na área de abrangência escolhida e enviar documentação exigida nos respectivos editais, já disponíveis para download:
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/gerco/cadastro-sociedade-civil/. Após o cadastramento, o processo de escolha das entidades passará ainda pelas seguintes fases:

Anúncio das entidades/esferas de atuação, credenciados para a eleição e;
Eleição dos membros do Grupo Setorial por esfera de atuação, prevista para novembro de 2021.

Os planos de trabalho a serem desenvolvidos junto aos Grupos Setoriais preveem ações relacionadas ao Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro (ZEEC) e sua relação com os Planos Diretores municipais, assim como a elaboração de sistema de informação, monitoramento e controle para acompanhar a dinâmica de desenvolvimento dos territórios.

Também estão previstos desenvolvimentos de Planos de Ação e Gestão ligados às diretrizes de conservação, saneamento e ocupação estabelecidas pelo ZEEC, e o Mapeamento de Serviços Ecossistêmicos para valoração dos ativos ambientais do litoral.

Nos setores Vale do Ribeira e Complexo Estuarino-Lagunar Iguape e Cananeia, o Governo de SP implanta o programa Vale do Futuro, que busca fomentar o desenvolvimento sustentável na região com forte componente social.

Além disso, no Complexo Estuarino os esforços da SIMA estão voltados para a finalização e aprovação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida (APAIC), como um instrumento de gestão costeira estratégico para a região.

Reformulação do portal do GERCO

A SIMA lança o novo portal do Gerenciamento Costeiro (GERCO), que reúne informações para subsidiar a gestão do litoral paulista. O site também apresenta, de forma dinâmica e simplificada, a base legal e os instrumentos de gestão da política costeira. O GERCO visa a melhoria da qualidade ambiental e de vida da população, além do desenvolvimento sustentável da região.

Na Secretaria, a política de gerenciamento costeiro é conduzida pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e conta como apoio das coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), de Recursos Hídricos (CRHi), além da Fundação Florestal (FF).

Considerando os diversos desafios e complexidades da região costeira, que se destaca pela interação entre mar e terra, pela diversidade de ecossistemas e de atividades econômicas, o site ainda foi construído com o objetivo de articular os diversos fóruns e trabalhos desenvolvidos no litoral do estado, como a gestão de Unidades de Conservação, os Programas Vale do Futuro e Litoral Sustentável, e o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM).

Ainda no portal também estão reunidos depoimentos sobre a história do Gerenciamento Costeiro e a importância de seus instrumentos. Ainda é possível conferir fotografias e desenhos do litoral.

Acesse o link para o portal do GERCO em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/gerco/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version