SEGS Portal Nacional

Turismo

Boletim Mensal Braztoa: vendas seguem avançando e a decisão de viagem está pautada em informação e flexibilidade

  • Segunda, 23 Agosto 2021 10:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Sierra
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

A abertura dos destinos e ter acesso às informações atualizadas são quesitos fundamentais para a maior parte das pessoas quando o assunto é viajar. Entre números de faturamento, embarques e outros dados, essas e outras respostas sobre o que, de fato, faz diferença na hora de decidir se é o melhor momento para comprar a tão sonhada viagem fazem parte do Boletim Mensal Braztoa de Julho, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas.

Em julho, 17% das operadoras chegaram ou ultrapassaram o patamar de vendas pré-pandemia (2019), e 58% ainda não atingiram metade do faturamento histórico. Entretanto, já é possível observar uma evolução neste quesito: em julho, houve um aumento de 10 pontos percentuais entre as empresas faturando de 51 a 75% da média histórica, e uma redução de 8% nas que faturaram até 25%, ambas em comparação com junho deste ano.

Ao se comparar o desempenho dos últimos dois meses com a média histórica, constatou-se que julho foi melhor do que junho, sobretudo por conta da redução de 20% nas empresas que não tiveram embarques (caiu de 26% para 6%). Além disso, 82% dos embarques foram relativos à novas vendas realizadas (4% a mais que no mês anterior).

88% dessas vendas foram para o mercado nacional e 12%, para o internacional. Atualmente, cerca de 42 países estão com restrições leves para receber brasileiros e, somado ao avanço da vacinação e à agilidade no resultado de testes para Covid-19, formam um conjunto de fatores que podem ter contribuído para o retorno das viagens internacionais, que ficou evidente não apenas pelo faturamento, mas também pelos embarques realizados, representando 10% do total. Apesar de estar abaixo da média histórica, esse indicador é um dos mais altos dos últimos 15 meses.

A busca por regiões internacionais está muito relacionada aos destinos com restrições leves para brasileiros. Deste modo, identificou-se um aumento na busca pela Ásia, Oceania, África, América do Sul e Europa, e uma redução para América Central e Caribe e América do Norte. Entretanto, mesmo com a redução, a América Central e Caribe seguem na frente. Os destinos mais vendidos foram Cancun, Maldivas, Punta Cana e Dubai, e aqueles que se destacaram nas buscas mais recentes foram França, Itália e Suíça.

No Brasil, as Regiões Nordeste e Sul seguem entre as mais procuradas. Destaque para Gramado, Salvador, Fortaleza, Bahia, Porto de Galinhas e Recife.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas, a maior parte aconteceu no mesmo mês da compra (Julho) ou se realizará até o fim de 2021.

No internacional, os embarques até dezembro deste ano são predominantes. Aqui, o fato de os turistas estarem aproveitando as ofertas para o segundo semestre de 2021, pode ter grande contribuição para o volume significativo para esse período.

As viagens nos períodos de férias, antes priorizadas pela maior parte das pessoas, começam a dar espaço para embarques programados para outros momentos. “Identificamos um aumento de 12% nas vendas fora do período de férias e feriados, em comparação à média histórica (salto de 34% para 46%). A sazonalidade é um dos maiores desafios do turismo e esta redução é, sem dúvidas, extremamente benéfica. É necessário potencializar estas ações que geraram esta modificação do mercado” explica a Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.

Perfil de consumo Férias de julho

Com famílias de adultos e famílias com crianças liderando o perfil do viajante, os Resorts, Sol e Praia, Luxo e Turismo Rural figuraram entre os mais buscados do mês e apontam para a preferência do público por lugares com protocolos de segurança estabelecidos.

Experiências completas aparecem como serviços mais buscados, seguidas pelo terrestre e pela locação de automóvel, em que as locadoras apontam um crescimento de 128% na locação de SUVs. A duração da viagem predominante é de 5 a 9 dias.

Fatores decisivos para a compra da viagem

Saber o que é importante para decidir se é, ou não, a hora de viajar é fundamental para que empresas, destinos e empreendedores do setor sigam um trabalho assertivo para a captação e fidelização do seu público. Segundo o Boletim Mensal Braztoa, a abertura do destino é decisiva para 86% dos turistas e obter informações atualizadas é essencial para 79%. Estar vacinado é relevante para 75% dos viajantes e a flexibilização em relação aos pagamentos e remarcações estão no topo das prioridades de 74% e 75% dos turistas, respectivamente.

Esses dados mostram que os serviços personalizados das operadoras têm se revelado fundamentais ao viajante, agregando valor à cadeia de distribuição, principalmente em relação à qualidade e agilidade nas informações e flexibilização na relação de compra.

Já a flexibilização das medidas restritivas aliadas à vacinação, aos protocolos de segurança, à ampliação e resultados rápidos de testagem, são fortes indicadores na hora da escolha do destino.

“A evolução do Boletim Mensal Braztoa acompanha as mudanças do mercado. A cada mês, trabalhamos para obter dados inéditos e fundamentais para a tomada de decisão das operadoras e de toda a cadeia do Turismo, sempre trazendo uma linha do tempo comparativa e bem contextualizada dos fatos. Nosso objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das nossas associadas tem elevado o nível das nossas pautas, modelos de gestão e atuação, além de reforçar o papel fundamental das operadoras e dos consultores de viagem nesse momento de reconstrução do setor”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Sobre o Boletim Mensal Braztoa

Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, ganhou parceiros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa. Como parte da Academia de Excelência Braztoa, o estudo passa a ser realizado por meio de uma parceria entre a entidade e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir dos dados das operadoras.

A cada mês, as pesquisas terão dados para compor a série histórica e dados temáticos, que serão exibidas ao mercado em formato que vai além do release, promovendo encontros online para sua apresentação e um infográfico com os principais destaques, que ficará disponível no website da Braztoa. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas interno e convidados.

Sobre a BRAZTOA

A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

A associação também tem realizado, desde o início da pandemia em 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br.

Sobre a UP Soluções

A UP Soluções em Turismo é uma consultoria especializada que atua no Brasil e Portugal com planejamento da atividade turística, diagnósticos, pesquisas, soluções tecnológicas, treinamentos e qualificação. Focados em sustentabilidade e transformação digital, possui um portfólio completo de soluções próprias nas áreas de Big Data, experiências turísticas e qualificação continuada.

Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.

Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version