SEGS Portal Nacional

Turismo

Aprenda como gastar menos na viagem internacional pós-pandemia

  • Quinta, 15 Julho 2021 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Cipollari
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Desde o tipo de cédula até modalidades de pagamentos, existem opções que contribuem para a economia

Você pretende viajar depois que acabar a pandemia? Está com aquela dúvida: comprar o dólar agora ou depois? O especialista em câmbio Anderson Souza Brito recomenda cautela na hora de adquirir a moeda, porém, é necessário não deixar para última hora.

“Embora temos expectativa de melhora da cotação da moeda estrangeira, a aquisição precisa ser de forma gradual e planejada para minimizar os impactos das interferências e que se possa obter um preço médio de seu valor”, afirma.

Essa estratégia do preço de médio é conhecida como Dollar Cost Averaging (DCA), que consiste em escolher uma moeda desejada para comprar e aplicar periodicamente uma quantia fixa na compra dela.

De acordo com o fundador da Revhram, a volatilidade do dinheiro é causada por fatores como expectativa da vacinação da população, turbulência política e intervenções dos Bancos Centrais, que alteram as taxas de juros em busca de conter as consequências da crise sanitária, por exemplo.

De olho na nota

Se você for viajar aos Estados Unidos, existe uma maneira de economizar com cédulas. São três tipos de cédulas de dólares existentes no mercado e são conhecidas como cara pequena (mais antigas), cara grande (antigas esverdeadas) e a nova que possui novos dispositivos de segurança, como uma fita azul. Todas as notas são válidas, segundo o Banco Central dos Estados Unidos. Porém, de acordo com Anderson, elas possuem valores diferentes no mercado por causa da segurança.

“Caso o destino for outro lugar e você deseja comprar dólar para a sua viagem, é sempre importante adquirir as notas novas azuis, pois cada país possui sua política de aceitação e assim você não possui risco de rejeição da moeda”, destaca ele.

Dinheiro ou cartão?

Uma maneira de gastar menos é verificar os sites que compilam as cotações de casas de câmbio e ainda destacam no seu preço do Imposto de Operações Financeiras (IOF) - 1,10%.

O viajante tem diversas modalidades para cobrir seus gastos durante a viagem, como o dinheiro físico, o cartão pré-pago e o cartão de crédito. “Dentre as três opções, comprar a moeda estrangeira é a mais vantajosa, por conta da incidência menor de imposto, gerando uma economia considerável”, destaca ele. Quando compra o dinheiro nas casas de câmbio, o consumidor paga o IOF em 1,10% e os custos do dólar turismo.

Vale ressaltar que ao sair do Brasil, com mais de R$ 10 mill, é preciso preencher a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV) e apresentá-la à fiscalização aduaneira. E muito cuidado ao guardar e manusear o dinheiro.

No caso do cartão pré-pago, existem os custos do cartão, a incidência do IOF de 6,38% e a taxa do câmbio do momento do carregamento do crédito. Do mesmo modo, acontece com o cartão de crédito internacional, com IOF de 6,38%, mas a taxa de câmbio será no momento de sua utilização.

No Brasil, já é possível abrir uma conta corrente internacional em dólar para ajudar na conversão e evitar o transporte da moeda física.

A vantagem da conta corrente internacional é que a cotação do dólar é o comercial e não o turismo, o que já é uma economia muito considerável.

“A conta corrente para quem for utilizar o dólar como parâmetro, hoje é a melhor saída para economizar, ter segurança, controle e simplicidade, já que além de usar a cotação comercial, não fica limitada ao valor de R$ 10 mil e a obrigatoriedade de declarar à RF”, conclui Anderson.

O viajante também pode mesclar as modalidades de pagamento durante o passeio e curtir pagando menos.

Sobre o especialista

Anderson Souza Brito é especialista em câmbio, finanças e banking. Formado em Administração de Empresas e MBA em Finanças e Banking. Além do curso de International Business Management pela Massachusetts Institute of Business (MIB). Atualmente, ele é CEO da Revhram.

Sobre a Revhram

A Revhram atua na assessoria e intermediação de operações cambiais. Traz soluções em câmbio, crédito (imobiliário e empresarial), e trade finance (exportação e importação). Otimizando os custos e simplificando a carga administrativa da empresa, com segurança, economia e praticidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Abr 17, 2026 Turismo

Dica de passeio para o feriado prolongado de Tiradentes…

Abr 15, 2026 Turismo

Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor celebra…

Abr 15, 2026 Turismo

Malásia ganha força como porta de entrada para o…

Abr 14, 2026 Turismo

Monte Verde desponta como destino imperdível para os…

Abr 13, 2026 Turismo

Costa Cruzeiros apresenta sua oferta para o inverno…

Abr 10, 2026 Turismo

Águas azuis e hospedagens exclusivas são destaques na…

Abr 09, 2026 Turismo

Uma viagem inesquecível pela Raia alentejana

Abr 08, 2026 Turismo

Booking.com celebra o Dia Mundial da Saúde com destinos…

Abr 07, 2026 Turismo

Resort Week: reservas com até 30% off no Hotel…

Abr 06, 2026 Turismo

Viajar mais e gastar menos: destinos fora de temporada…

Abr 02, 2026 Turismo

Páscoa Encantada em meio à natureza: Malai Manso Resort…

Abr 01, 2026 Turismo

Festa popular no Alentejo transforma ruas em jardins…

Mar 31, 2026 Turismo

São Sebastião é finalista em premiação internacional…

Mar 30, 2026 Turismo

Águas Correntes Park combina natureza e estrutura de…

Mar 27, 2026 Turismo

Duas costas, um mesmo ritual: experiências românticas…

Mar 26, 2026 Turismo

Um Cristo de vidro no alto da montanha: a Semana Santa…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version