SEGS Portal Nacional

Turismo

Equipotel confirma retomada da hotelaria e turismo

  • Segunda, 09 Novembro 2020 11:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Borge
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Semana da Hospitalidade da Equipotel reuniu o trade turístico para debater as melhores práticas para a retomada e os impactos da pandemia no setor

Entre os dias 27 e 30 de outubro aconteceu a primeira Semana da Hospitalidade Equipotel em versão online na plataforma Equipotel Conexões. As palestras, fóruns e workshops tiveram presença de importantes nomes da hotelaria, hospitais e turismo durante os quatro dias que ocorreu, com mais de 15 horas de conteúdo, 6 horas de transmissão em estúdio e mais de 4 mil inscritos. No total contabilizou-se 25 palestrantes, entre os quais, os ministros Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo; Tarcísio Gomes, da Infraestrutura e Ricardo Salles, do Meio Ambiente.

A Arena do Saber iniciou a Semana da Hospitalidade Equipotel com moderação de Gabriela Otto, da GO Consultoria. No painel “Bem-estar e o design para impulsionar os negócios”, especialistas debateram o turismo de bem-estar e a relevância do design para atrair novos clientes. “Turismo de bem-estar é um mercado que ainda tem muito a ser explorado no Brasil. Com a pandemia veio essa conscientização da qualidade de vida, trazendo aspectos de bem-estar durante a viagem” comentou Talita Silvério, fundadora da Amman Consultoria de SPAS, uma das convidadas.

O painel “Retomada do Turismo” contou com a presença de Marco Navega, presidente da Federação de C&VB do Rio de Janeiro. O executivo confirmou que as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval na capital fluminense foram canceladas. Segundo Gabriela Otto, “Estamos falando de 4 bilhões de reais e ocupação média de 75% na cidade do Rio de Janeiro. O cancelamento desses eventos tem um impacto dramático no turismo não só do estado, mas do Brasil”.

Confira a gravação da palestra em https://youtu.be/DfteGymCNjU

Em dois dias de CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis, a edição especial digital, contabilizou 3.245 views nas plataformas de transmissão. O Congresso é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Nacional. O primeiro dia teve abertura do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; Gilson Machado, presidente da Embratur e Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente. Marcelo: “O setor hoteleiro tem papel fundamental na retomada. Esse momento é muito importante para construir o melhor caminho para que a retomada seja de forma eficiente. Trabalhamos de forma integrada e harmônica defendendo os interesses e o aumento do fluxo turístico, tanto nacional quanto internacional. Em primeiro momento, nossa pauta se tornou quase exclusivamente econômica, visando dar assistência e socorro a todo o setor”, comentou o Ministro do Turismo.

A primeira palestra do CONOTEL contou com a presença do Raul Martins, presidente da Hotelaria de Portugal, onde apresentou dados sobre a hotelaria do país e contou que a expectativa é de recuperação apenas em 2022. Orlando de Souza, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; Sérgio de Souza, presidente da Resorts Brasil e Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional se reuniram para o debate “2021 – Ações e Expectativas para o mercado hoteleiro em tempos do Novo Normal”.

O segundo dia de CONOTEL contou com o tema “Trabalhando o Novo Normal – Hotelaria, Turismo, Agenciamento, Aviação e Eventos”, onde os convidados trouxeram dados sobre a retomada do turismo em todos os setores. “Nós estamos fechando outubro com 52% da malha aérea no ar, vamos fechar novembro com 60% e dezembro 70%. Nossa expectativa é que no ano que vem teremos o conjunto da malha no ar. 92% dos aeroportos já estão reconectados, não com o mesmo número de voos, mas com oferta”, comentou Eduardo Sanovciz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas. Participaram do debate Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels; Patrick Mendes, CCO da Accor Global; Claiton Armelin, diretor executivo de Produto Terrestre Nacional da CVC Corp; Alexis Pagliarini, presidente executivo da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS.

Confira o primeiro dia de CONOTEL https://youtu.be/Dx-EQX2BAvw e o segundo https://youtu.be/ixInVvR0mrs

O Fórum HealthCare Hospitality, teve sua primeira edição celebrada na Semana da Hospitalidade Equipotel em parceria com o Grupo Mídia. Com dois painéis, os palestrantes debateram o papel dos colaboradores na excelência dos serviços e no encantamento dos clientes. “Em tempos de COVID-19, a importância da Hospitalidade Segura e o papel dos colaboradores para a excelência dos serviços”, contou com debate de Marconi Morais de Freitas, do Sabará Hospital Infantil e Abgair Lima Honoré, do Hospital Christóvão da Gama. Mediado por Luis Fernando, superintendente da FBH – Federação Brasileira de Hospitais.

“A hospitalidade influencia na jornada dos pacientes. O setor de hotelaria e hospitalidade desempenha papel fundamental na recuperação e na experiência do usuário em atendimento. São enormes as necessidades de sistematização e organização de áreas como limpeza e higienização, segurança, garantia da integridade física das pessoas, dos bens e equipamentos, serviços e logística”, comenta Marconi. Onde apontou algumas mudanças feitas no Sabará, como afastamento de alguns colaboradores, higiene hospitalar e outros serviços.

No segundo painel “A Hospitalidade Hospitalar e a Experiência do Paciente. Como engajar a equipe para conquistar encantamento do cliente", Marcelo Boeger, especialista em hospitalidade hospitalar, comenta que a hotelaria é fundamental em um hospital e para engajar a equipe é necessário processos bem definidos “Para a hotelaria tem a expectativa do cliente, tentando gerar o maior estado de bem estado possível. Que não é algo comum a todos, é muito específico para cada especialidade. Temos que ter programas de humanização na relação entre colaborador e paciente, entre todos os pontos de contato. É preciso ter processos definidos, descrições de funções claras, atribuições compatíveis”. Participaram deste painel George Hebert, da Rede São Camilo; Antonio João Meira Ceccon, do Hospital Sagrada Família e Vania Pereira, do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Confira o Fórum completo https://youtu.be/ZJJzS6tCgX8

O Workshop de Governança Hoteleira reuniu Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governantas, João Fonseca, do InterContinental Lisboa e Andrea Vasconcelos, do Maceió Mar Hotel. No painel os participantes debateram sobre a gestão dos hotéis durante a pandemia e o papel da governança. “As empresas que já estavam nesse caminho de profissionalização estão atravessando mais facilmente a pandemia. Quando construímos os protocolos para a Governança quisemos que a hotelaria se apropriasse deles”, comentou Maria José Dantas.

Confira o Workshop completo em https://youtu.be/PPkY-b57SMk

A última palestra da Semana da Hospitalidade Equipotel foi o Hostel Hour organizado por Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel. Com participação de Federico Lavagna, Funder & CEO Viajero Hostels e Diego Bonel, criador do site Brasil Hostel News, no painel “Hostels: os próximos 3 anos no Brasil e América do Sul”. Marina comenta que “80% dos hostels no país sobreviveram e cerca de 20% saíram, mas com intenções de voltar. Tem um ponto positivo na pandemia que é a oportunidade única de cativar de vez o mercado doméstico. Eu acho que essa é a nossa missão”.

Confira a Hostel Hour completa https://youtu.be/j-ILbpAAS84

“A semana da hospitalidade veio para reforçar o quanto o setor enxerga a Equipotel uma ferramenta de oportunidades, tanto no físico quanto agora no formato digital. Em 4 dias nosso objetivo era levar relevância ao setor e cumprimos. Agora estamos nos preparando para a retomada em 2021”, finaliza Daniel Pereira, gerente de produto da Equipotel.

A Equipotel São Paulo presencial irá acontecer de 14 a 17 de setembro de 2021 no São Paulo Expo.

Sobre a Equipotel

Unindo tradição e inovação, a Equipotel atua há 58 anos com o objetivo de fomentar o setor de hospitalidade, através da promoção de soluções, boas práticas e tendências mundiais que inspirem a arte de receber bem.

É consagrada em toda a América Latina como ambiente ideal por anualmente receber os principais players do setor de hospitalidade focados em novas parcerias comerciais e recursos que potencializem o dia a dia de trabalho.

A feira recebe, anualmente, profissionais de diferentes setores com poder de decisão final e aqueles que influenciam diretamente na compra. O público que visita a Equipotel é composto em imensa maioria por empresários e executivos de hotéis, pousadas, motéis, hostels, acampamentos, hospitais, spas, bares e restaurantes, condomínios, shoppings, academias. Além de representantes comerciais, jornalistas, influenciadores digitais, arquitetos e decoradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 23, 2025 Turismo

Fim de ano na serra: Campos do Jordão deve registrar…

Dez 22, 2025 Turismo

Conheça os destinos mais populares para o Réveillon no…

Dez 19, 2025 Turismo

Vale a pena viajar para a República Dominicana durante…

Dez 18, 2025 Turismo

Pousada Villa dos Leais anuncia tarifas especiais para…

Dez 17, 2025 Turismo

Com Réveillon na Paulista e luzes de Natal, São Paulo é…

Dez 16, 2025 Turismo

10 destinos para curtir o verão perto de São Paulo

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version