SEGS Portal Nacional

Turismo

Descubra a Serra de São Mamede, no nordeste do Alentejo

  • Quinta, 20 Fevereiro 2020 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jessica Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

MARVAO - ALENTEJO - Divulgação

Vilarejos encantadores esperam pelos viajantes nesta região de Portugal

O Alentejo é a maior e mais autêntica região portuguesa, conhecida por sua vocação rural, focada principalmente nos olivais, vinícolas e sobreiros, a árvore que produz a cortiça. Os campos dourados, onde sobra tranquilidade, e os vinhos, que estão entre os melhores do mundo, fazem sucesso entre os turistas, que visitam as vilas e cidades históricas, desfrutando de uma hotelaria de altíssima qualidade.

No nordeste da região, próximo à fronteira com a Espanha, os viajantes se deparam com a Serra de São Mamede, encontrando um Alentejo inesperado, alto e verdejante em vez de plano e seco, onde fica um parque natural. Em um passeio de carro, é possível conhecer três destinos imperdíveis por lá: Portalegre, Castelo de Vide e Marvão.

Situada a duas horas e meia de Lisboa e uma hora e quinze de Évora, o principal destino alentejano, Portalegre é a primeira parada, bem na entrada do Parque Natural da Serra de São Mamede. Uma das atrações mais visitadas da cidade é o Museu das Tapeçarias da Manufatura de Portalegre. As peças únicas são feitas com técnicas de tear manual, reproduzindo pinturas e desenhos com perfeição, o que as torna populares entre artistas contemporâneos.

Vale a pena deixar o carro e passear a pé pelas ruas portalegrenses, parando no imponente castelo medieval, na Sé, que conta com um belos painéis de azulejos, na Casa Museu José Régio, onde viveu este poeta português, e na Igreja do Convento de São Francisco.

Antes de se dirigir a Marvão, uma boa ideia é parar no Pico de São Mamede, o ponto mais alto do parque natural, que fica a 15 quilômetros de Portalegre. O local, situado a 1.025 metros de altitude, é um mirante que garante uma vista deslumbrante do entorno.

Depois, mais 12 quilômetros levam a Portagem, um ótimo lugar para provar uma refeição tipicamente alentejana. Dois restaurantes recomendados são o Sever e o Mil-Homens. Entre as iguarias locais estão a açorda, o ensopado de borrego, o cabrito assado e os pratos com carne de caça, como perdiz e lebre. Para sobremesa, as pedidas tradicionais são a sericaia com ameixa de Elvas e a boleima.

Pouco depois chega-se a Marvão, uma vila medieval protegida por muralhas que é um verdadeiro tesouro. De seu Castelo, é possível admirar a paisagem da região, que se estende até o horizonte. Esta parte do cenário é um dos palcos do Festival Internacional de Música de Marvão, um evento de música clássica que esbanja autenticidade, que este ano acontece entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

Se um dia Marvão foi considerado um dos locais mais inconquistáveis de todo o reino português, hoje tem muita paz e sossego. O passeio a pé também é a melhor pedida para explorar o vilarejo, que conta com ruas estreitas de pedra, janelas floridas e outros recantos charmosos. Entre os lugares para visitar estão o Convento de Nossa Senhora da Estrela e as Igrejas de Santiago, do Espírito Santo e de Santa Maria.

A viagem segue até Castelo de Vide, a pouco mais de 11 quilômetros de distância. De longe, já é possível apreciar o imponente castelo rodeado por casinhas brancas. O cenário medieval é encantador, com um verdadeiro labirinto de ruas.

A vila tem uma impressionante herança judaica, com uma antiga sinagoga onde hoje funciona um museu e vários sinais do culto de gerações hebraicas nas portas de granito. Além de subir ao castelo, vale a pena conhecer a Igreja Matriz de Santa Maria, onde ocorrem cerimônias de Páscoa que misturam as crenças cristã e judaica.

Para quem quiser explorar ainda mais a Serra, há diversas trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de quatro títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Dez 15, 2025 Turismo

Conheça 6 lugares inusitados para passar a virada do ano

Dez 12, 2025 Turismo

Ilhas do Litoral Norte de São Paulo despontam como…

Dez 11, 2025 Turismo

Réveillon com clima de praia pertinho de São Paulo…

Dez 10, 2025 Turismo

Anguilla: o destino no Caribe para aproveitar o ano…

Dez 09, 2025 Turismo

Juma Ópera Hotel lança promoção Green Friday com…

Dez 08, 2025 Turismo

Clara Resorts apresenta programação especial para as…

Dez 05, 2025 Turismo

Heritance Aarah: o refúgio mais romântico das Maldivas

Dez 04, 2025 Turismo

9 destinos brasileiros para praticar esportes náuticos…

Dez 03, 2025 Turismo

América sob medida: descubra experiências de luxo pelos…

Dez 02, 2025 Turismo

Verão 2026: Abreu oferece promoções imperdíveis para…

Dez 01, 2025 Turismo

Férias de janeiro no Nordeste: Origem Patacho destaca…

Nov 28, 2025 Turismo

Costa Serena: dois novos itinerários em 2026, entre o…

Nov 27, 2025 Turismo

Hotel 5 estrelas oferece programação luxuosa para Natal…

Nov 26, 2025 Turismo

Orlando celebra a temporada de fim de ano com 70 dias…

Nov 25, 2025 Turismo

Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe e Pousada Aldeola…

Nov 24, 2025 Turismo

Conheça praia no Maranhão que está entre as mais…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version