SEGS Portal Nacional

Turismo

Agências de viagens e turismo: negócios dos sonhos

  • Quinta, 13 Fevereiro 2020 11:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Turismo
  • Imprimir

Setor se mantém em crescimento no país e segmentação garante competitividade

Em mais uma história inspiradora da Série Sonhos, conheça a experiência do jovem mineiro de Ipatinga, Rafael Tuler, de 32 anos, que uniu a paixão pela natureza e pela escalada com o desejo de empreender na região do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. A chegada de um novo ano desperta em muitas pessoas a vontade de realizar projetos ou mudar algum aspecto da vida, seja ela pessoal ou profissional. Esse sonho de ser dono do seu próprio negócio permanece entre os principais sonhos dos brasileiros, de acordo com os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae. Em 2018, essa vontade de empreender voltou a crescer e atualmente é compartilhada por 33% da população do país, com um aumento significativo de 15,1% em relação ao ano anterior.

Um dos segmentos mais procurados pelos potenciais empreendedores é o Turismo. Dados do IBGE mostraram que, mesmo com o lento crescimento da economia brasileira, o setor teve reação positiva em 2018 e atingiu aumento real de 2% no volume de atividades turísticas. Reconhecido mundialmente como destino turístico, o Brasil atrai turistas do mundo inteiro, mas é principalmente destino de viagens dos turistas nacionais.

Educador físico de formação e escalador há 13 anos, ele abriu uma academia de escalada no quintal de casa como Microempreendedor Individual (MEI) e passou a oferecer passeios aos interessados em esportes de aventura. A ideia de criar a operadora de turismo Terras de Gigantes Natureza e Esporte surgiu há cinco anos, após ter acesso a diagnóstico turístico do Vale do Aço produzido pelo Sebrae. Entrou em um grupo formado para desenvolver o turismo na região, parte do projeto Vale do Aço – Destino Turístico, encabeçado pelo Sebrae e o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, desde 2011.

Atualmente a empresa já se enquadra na categoria de Simples Nacional e as responsabilidades são divididas com outros dois sócios. Em ritmo de expansão, o negócio será reinaugurado, neste mês e passará a ser chamado de Terra de Gigantes Climb Rock Bar. Além da escola de escalada e serviços de turismo, fará a venda de equipamentos e oferecerá serviços de alimentação, com comidas típicas e bar. “Queremos transformar nosso espaço em ponto turístico e oferecer uma experiência completa para quem conhece a nossa região”, explica. Com o crescimento do negócio, a expectativa é contratar mais funcionários, entre eles, colaboradores freelancers para os finais de semanas.

Características específicas do empreendedor

O empreendedor interessado em investir em uma agência de viagens e oferecer serviços de turismo deve ter conhecimentos específicos da área, adquiridos com experiências ou por meio de capacitações e eventos relacionados ao segmento. Também é necessário ter conhecimento para montar roteiros turísticos, visão comercial e habilidades no tratamento de pessoas, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores.

Para alcançar sucesso no próprio negócio, Rafael enfrentou dificuldades na área administrativa, pois não teve contato algum com o assunto na faculdade. Ele acredita que já ter uma experiência com o segmento ajudou muito. “Meu pai sempre disse que se eu quisesse ter meu próprio negócio, precisava ter vivência na área e me capacitar”, lembra. Se você também tem esse sonho de empreender no segmento de Turismo, clique aqui e conheça mais sobre o mercado e veja dicas de como se planejar.

Para mostrar que é possível realizar esse sonho em 2020, o Sebrae disponibiliza o canal Ideias de Negócios com conteúdo para quem pretende empreender, mas não sabe por onde começar. São informações direcionadas sobre mais 350 segmentos com a visão geral do mercado, exigências legais, estrutura mínima para abrir o negócio, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+TURISMO ::

Fev 25, 2026 Turismo

5 dicas essenciais para quem vai viajar ao exterior…

Fev 24, 2026 Turismo

Orlando para adultos: um destino completo para quem…

Fev 23, 2026 Turismo

Penang: a ilha malaia que vem chamando atenção em 2026

Fev 20, 2026 Turismo

Turismo religioso no Paraná atrai fiéis para a Rota do…

Fev 19, 2026 Turismo

Como aproveitar a Copa do Mundo 2026 combinando paixão,…

Fev 19, 2026 Turismo

Semana Santa na Nascente Azul tem ecoturismo para toda…

Fev 18, 2026 Turismo

Especialista em cruzeiros Disney analisa os roteiros do…

Fev 13, 2026 Turismo

The Brando mantém 5 estrelas no Forbes Travel Guide

Fev 12, 2026 Turismo

Carnaval aquece turismo regional e impulsiona viagens…

Fev 11, 2026 Turismo

Turismo de nicho: como as agências especializadas…

Fev 10, 2026 Turismo

Tierra Atacama e Tierra Patagonia lançam oferta 4×3…

Fev 09, 2026 Turismo

Carnaval em Caraíva: Villa Fulô Casa Hotel convida a…

Fev 06, 2026 Turismo

5 destinos para fugir do agito e encontrar o silêncio…

Fev 05, 2026 Turismo

Bahamas alcançam sucesso turístico sem precedentes ao…

Fev 04, 2026 Turismo

Aqualand Resort prepara programação com música ao vivo…

Fev 03, 2026 Turismo

Porto Covo e Mértola consolidam o Alentejo como…

Mais TURISMO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version