SEGS Portal Nacional

Agro

Doença Respiratória Bovina pode comprometer o desempenho do rebanho e os seus resultados

  • Segunda, 01 Setembro 2025 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Assis
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Divulgação

Enfermidade é um dos maiores desafios para a bovinocultura mundial e precisa ser combatida rapidamente

A Doença Respiratória Bovina (DRB) é reconhecida mundialmente como uma das enfermidades de maior impacto na bovinocultura de corte e leite. Seu efeito se reflete tanto no desempenho zootécnico quanto nas perdas econômicas associadas. Com origem multifatorial, a doença resulta da interação entre fatores de manejo, condições ambientais, imunidade do bovino e uma ampla gama de agentes bacterianos.

Estudos indicam que a DRB é uma das principais causas de mortalidade em bovinos jovens. Nos confinamentos dos bovinos de corte, a DRB é a doença de maior letalidade. Porém, seu impacto vai além das mortes: há redução significativa no ganho de peso diário, piora na conversão alimentar e até penalidades na carcaça no momento do abate.

Os fatores predisponentes estão geralmente relacionados ao estresse a que os animais são submetidos, como transporte por longas distâncias com racionamento de água e alimento, formação de novos lotes e mistura de animais de origens diferentes, que os expõem a patógenos desconhecidos para seu sistema imunológico. Mudanças na dieta também representam risco, podendo causar acidose metabólica, que aumenta a predisposição à DRB em bovinos recém-confinados.

“Com origem multifatorial, a DRB ocorre devido ao desequilíbrio das defesas naturais das vias respiratórias superiores, o que favorece a proliferação local de agentes infecciosos — especialmente bactérias que habitam naturalmente essas vias — e sua migração para os pulmões. A multiplicação bacteriana provoca resposta inflamatória intensa, agravando o quadro e podendo levar o animal à morte rapidamente”, explica Marcos Malacco, gerente de serviços veterinários da Ceva Saúde Animal.

Os sinais indicativos da DRB incluem corrimento nasal, tosse, espirros, lacrimejamento, depressão (cabeça e orelhas baixas, olhar perdido, sem reposta adequada a estímulos), cansaço ao se movimentar ou relutância em caminhar pelo, desidratação (“olhos fundos”). Animais com suspeita da doença devem receber tratamento imediato, com o objetivo de controlar a inflamação rapidamente e eliminar a infecção bacteriana. Estes tratamentos devem proporcionar o efeito anti-inflamatório e antibiótico no mínimo por 3 dias.

O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz são essenciais. Os protocolos de tratamento devem sempre combinar antibióticos com anti-inflamatórios potentes e de menor efeito colateral. O controle inadequado da inflamação leva a maior risco de morte e queda no desempenho após a eliminação da infecção.

Pensando nisso, a Ceva desenvolveu o Zeleris®, uma solução inovadora que une florfenicol e meloxicam. O florfenicol, é eficaz contra os principais patógenos bacterianos da DRB, enquanto o meloxicam, anti-inflamatório não esteroidal que inibe preferencialmente a COX-2, proporciona maior conforto e rápida recuperação clínica. Com uma aplicação única, subcutânea, o Zeleris® combate a infecção e o processo inflamatório por até três dias. O produto ainda apresenta alta seringabilidade, o que quer dizer que é mais facilmente retirado do frasco e aplicado nos animais, agilizando o processo e trazendo mais conforto. Também é disponível nos exclusivos frascos Clas®, desenvolvidos e patenteados pela Ceva, que promovem menos impacto ambiental na sua produção, além de serem mais ergonômicos para o manuseio e oferecer maior resistência a impactos quando comparados aos frascos de vidro ususais.

A administração em dose única traz ainda duas vantagens adicionais: maior praticidade para o produtor, com economia de tempo e mão de obra, e menor estresse para o animal, que precisa ser contido apenas uma vez.

É assim que a Ceva atua: indo além da saúde animal, oferecendo inovação, eficiência e segurança, garantindo qualidade reconhecida, bem-estar para os bovinos e melhores resultados para o produtor.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal (Ceva) é a 5ª maior empresa global de saúde animal, liderada por veterinários experientes, cuja missão é fornecer soluções de saúde inovadoras para todos os animais e garantir o mais alto nível de cuidado e bem-estar. Nosso portfólio inclui medicina preventiva, como vacinas, produtos farmacêuticos e de bem-estar para animais de produção e de companhia, além de equipamentos e serviços para fornecer a melhor experiência aos nossos clientes. Com 7.000 funcionários em 47 países e estando presente em mais de 110 países, a Ceva se esforça diariamente para dar vida à sua visão como uma empresa OneHealth: "Juntos, além da saúde animal".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version